ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10840 |
Resumo: | A formação de profissionais críticos e reflexivos se torna necessidade diante do acelerado mundo competitivo. Nessesentido, a busca por novos caminhos para os professores queatuam na primeira fase do Ensino Fundamental e alunos críticos, conscientes, dar-se-á a partir das transformações que precisam ser realizadas no cenário atual de nossas escolas. Em função destas questões, este trabalho tem por objetivo destacar a importância da construção de conceitos geográficos pela criança, especificamente o conceito “lugar”, que contribui para a compreensão do mundo em que vivem e atuam. Intimamente relacionada à edificação do conceito de lugar, será abordada a relevância da cartografia nos anos iniciais, possibilitando às crianças uma variedade de representações para o estudo dos lugares e do mundo. |
id |
UFG-9_1ae772add2911dcd5c173f8bfd1451f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10840 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1A formação de profissionais críticos e reflexivos se torna necessidade diante do acelerado mundo competitivo. Nessesentido, a busca por novos caminhos para os professores queatuam na primeira fase do Ensino Fundamental e alunos críticos, conscientes, dar-se-á a partir das transformações que precisam ser realizadas no cenário atual de nossas escolas. Em função destas questões, este trabalho tem por objetivo destacar a importância da construção de conceitos geográficos pela criança, especificamente o conceito “lugar”, que contribui para a compreensão do mundo em que vivem e atuam. Intimamente relacionada à edificação do conceito de lugar, será abordada a relevância da cartografia nos anos iniciais, possibilitando às crianças uma variedade de representações para o estudo dos lugares e do mundo.Universidade Federal de Catalão2010-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1084010.5216/rpp.v6i1.10840Poíesis Pedagógica; v. 6 n. 1 (2008): Poíesis Pedagógica; 95-1122178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10840/7199Santos, Juliana de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-10T16:39:11Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10840Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-08-10T16:39:11Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1 |
title |
ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1 |
spellingShingle |
ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1 Santos, Juliana de Jesus |
title_short |
ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1 |
title_full |
ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1 |
title_fullStr |
ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1 |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1 |
title_sort |
ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: LEITURA DE MUNDO ATRAVÉS DE CONCEITOS E MAPAS1 |
author |
Santos, Juliana de Jesus |
author_facet |
Santos, Juliana de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juliana de Jesus |
description |
A formação de profissionais críticos e reflexivos se torna necessidade diante do acelerado mundo competitivo. Nessesentido, a busca por novos caminhos para os professores queatuam na primeira fase do Ensino Fundamental e alunos críticos, conscientes, dar-se-á a partir das transformações que precisam ser realizadas no cenário atual de nossas escolas. Em função destas questões, este trabalho tem por objetivo destacar a importância da construção de conceitos geográficos pela criança, especificamente o conceito “lugar”, que contribui para a compreensão do mundo em que vivem e atuam. Intimamente relacionada à edificação do conceito de lugar, será abordada a relevância da cartografia nos anos iniciais, possibilitando às crianças uma variedade de representações para o estudo dos lugares e do mundo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10840 10.5216/rpp.v6i1.10840 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10840 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v6i1.10840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10840/7199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 6 n. 1 (2008): Poíesis Pedagógica; 95-112 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com |
_version_ |
1799875033429966848 |