Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37514 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de formação humana a partir dos pressupostos da teoria crítica frankfurtiana, destacando os estudos de Adorno e Horkheimer sobre a relação entre indivíduo e sociedade no sentido de empreender um esforço reflexivo para pensar o sentido e o significado da Educação Infantil nos tempos atuais. Para tanto, sistematizamos este texto em tres momentos, o primeiro busca resgatar a compreensão da relação entre indivíduo, sociedade e educação. No segundo momento nos aproximamos da perspectiva da Educação como meio para a conquista da autonomia e emancipação humana e por fim discorresmos sobre a Educação Infantil na sociedade contemporânea a partir desses conceitos.Palavras chaves: Sociedade. Indivíduo. Formação humana, Educação Infantil. |
id |
UFG-9_257e88742fc31cd63096501332f1e270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/37514 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humanaO presente artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de formação humana a partir dos pressupostos da teoria crítica frankfurtiana, destacando os estudos de Adorno e Horkheimer sobre a relação entre indivíduo e sociedade no sentido de empreender um esforço reflexivo para pensar o sentido e o significado da Educação Infantil nos tempos atuais. Para tanto, sistematizamos este texto em tres momentos, o primeiro busca resgatar a compreensão da relação entre indivíduo, sociedade e educação. No segundo momento nos aproximamos da perspectiva da Educação como meio para a conquista da autonomia e emancipação humana e por fim discorresmos sobre a Educação Infantil na sociedade contemporânea a partir desses conceitos.Palavras chaves: Sociedade. Indivíduo. Formação humana, Educação Infantil.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3751410.5216/rpp.v16i1.37514Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 43-582178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37514/26746Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Marcia Ferreira TorresSouza, Rosiris Pereira de2018-12-07T17:20:22ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana |
title |
Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana |
spellingShingle |
Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana Pereira, Marcia Ferreira Torres |
title_short |
Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana |
title_full |
Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana |
title_fullStr |
Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana |
title_full_unstemmed |
Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana |
title_sort |
Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana |
author |
Pereira, Marcia Ferreira Torres |
author_facet |
Pereira, Marcia Ferreira Torres Souza, Rosiris Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Rosiris Pereira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcia Ferreira Torres Souza, Rosiris Pereira de |
description |
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de formação humana a partir dos pressupostos da teoria crítica frankfurtiana, destacando os estudos de Adorno e Horkheimer sobre a relação entre indivíduo e sociedade no sentido de empreender um esforço reflexivo para pensar o sentido e o significado da Educação Infantil nos tempos atuais. Para tanto, sistematizamos este texto em tres momentos, o primeiro busca resgatar a compreensão da relação entre indivíduo, sociedade e educação. No segundo momento nos aproximamos da perspectiva da Educação como meio para a conquista da autonomia e emancipação humana e por fim discorresmos sobre a Educação Infantil na sociedade contemporânea a partir desses conceitos.Palavras chaves: Sociedade. Indivíduo. Formação humana, Educação Infantil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37514 10.5216/rpp.v16i1.37514 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37514 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v16i1.37514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37514/26746 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 43-58 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329774800896 |