Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcia Ferreira Torres
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Rosiris Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37514
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de formação humana a partir dos pressupostos da teoria crítica frankfurtiana, destacando os estudos de Adorno e Horkheimer sobre a relação entre indivíduo e sociedade no sentido de empreender um esforço reflexivo para pensar o sentido e o significado da Educação Infantil nos tempos atuais. Para tanto, sistematizamos este texto em tres momentos, o primeiro busca resgatar a compreensão da relação entre indivíduo, sociedade e educação. No segundo momento nos aproximamos da perspectiva da Educação como meio para a conquista da autonomia e emancipação humana e por fim discorresmos sobre a Educação Infantil na sociedade contemporânea a partir desses conceitos.Palavras chaves: Sociedade. Indivíduo. Formação humana, Educação Infantil.
id UFG-9_257e88742fc31cd63096501332f1e270
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/37514
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humanaO presente artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de formação humana a partir dos pressupostos da teoria crítica frankfurtiana, destacando os estudos de Adorno e Horkheimer sobre a relação entre indivíduo e sociedade no sentido de empreender um esforço reflexivo para pensar o sentido e o significado da Educação Infantil nos tempos atuais. Para tanto, sistematizamos este texto em tres momentos, o primeiro busca resgatar a compreensão da relação entre indivíduo, sociedade e educação. No segundo momento nos aproximamos da perspectiva da Educação como meio para a conquista da autonomia e emancipação humana e por fim discorresmos sobre a Educação Infantil na sociedade contemporânea a partir desses conceitos.Palavras chaves: Sociedade. Indivíduo. Formação humana, Educação Infantil.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3751410.5216/rpp.v16i1.37514Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 43-582178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37514/26746Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Marcia Ferreira TorresSouza, Rosiris Pereira de2018-12-07T17:20:22ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana
title Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana
spellingShingle Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana
Pereira, Marcia Ferreira Torres
title_short Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana
title_full Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana
title_fullStr Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana
title_full_unstemmed Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana
title_sort Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana
author Pereira, Marcia Ferreira Torres
author_facet Pereira, Marcia Ferreira Torres
Souza, Rosiris Pereira de
author_role author
author2 Souza, Rosiris Pereira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcia Ferreira Torres
Souza, Rosiris Pereira de
description O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de formação humana a partir dos pressupostos da teoria crítica frankfurtiana, destacando os estudos de Adorno e Horkheimer sobre a relação entre indivíduo e sociedade no sentido de empreender um esforço reflexivo para pensar o sentido e o significado da Educação Infantil nos tempos atuais. Para tanto, sistematizamos este texto em tres momentos, o primeiro busca resgatar a compreensão da relação entre indivíduo, sociedade e educação. No segundo momento nos aproximamos da perspectiva da Educação como meio para a conquista da autonomia e emancipação humana e por fim discorresmos sobre a Educação Infantil na sociedade contemporânea a partir desses conceitos.Palavras chaves: Sociedade. Indivíduo. Formação humana, Educação Infantil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37514
10.5216/rpp.v16i1.37514
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37514
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i1.37514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/37514/26746
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 43-58
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329774800896