EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35981 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar as deturpações que a alienação causa na vida dooperário (nas relações de produção), principalmente sua interferência na vida dos indivíduos, atravésde instituições educacionais, que exercem uma educação alienante, hegemônica e a serviço do sistemado capital. A “alienação” confere uma forma de conduta humana sem autonomia; os primeiros usosdesta palavra surgiram na filosofia hegeliana e posteriormente em Marx. A perspectiva adotada nesteestudo tem por base a produção de Marx (1988; 2001) e Mészáros (2008; 2009), através dos quaispercorreremos alguns campos em que se podem constatar a alienação e os devidos contratempos quecausa à realidade dos indivíduos, enquanto trabalhadores que produzem a mando de uma ordemestranha e para a satisfação de um poder alheio, o que acarreta na formação de indivíduos acríticos,apenas para compor mão de obra qualificada, em detrimento de uma formação comprometida com ousufruto da cidadania. |
id |
UFG-9_2d4c2b379a38be17f200dcaba892bd15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35981 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃOEste artigo tem por objetivo analisar as deturpações que a alienação causa na vida dooperário (nas relações de produção), principalmente sua interferência na vida dos indivíduos, atravésde instituições educacionais, que exercem uma educação alienante, hegemônica e a serviço do sistemado capital. A “alienação” confere uma forma de conduta humana sem autonomia; os primeiros usosdesta palavra surgiram na filosofia hegeliana e posteriormente em Marx. A perspectiva adotada nesteestudo tem por base a produção de Marx (1988; 2001) e Mészáros (2008; 2009), através dos quaispercorreremos alguns campos em que se podem constatar a alienação e os devidos contratempos quecausa à realidade dos indivíduos, enquanto trabalhadores que produzem a mando de uma ordemestranha e para a satisfação de um poder alheio, o que acarreta na formação de indivíduos acríticos,apenas para compor mão de obra qualificada, em detrimento de uma formação comprometida com ousufruto da cidadania.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3598110.5216/rpp.v13i1.35981Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 1 (2015): Poíesis Pedagógica; 144-1612178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35981/18641Farias, Jalon Nunes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T11:17:33ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO |
title |
EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO |
spellingShingle |
EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO Farias, Jalon Nunes de |
title_short |
EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO |
title_full |
EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO |
title_fullStr |
EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO |
title_full_unstemmed |
EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO |
title_sort |
EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO |
author |
Farias, Jalon Nunes de |
author_facet |
Farias, Jalon Nunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Jalon Nunes de |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar as deturpações que a alienação causa na vida dooperário (nas relações de produção), principalmente sua interferência na vida dos indivíduos, atravésde instituições educacionais, que exercem uma educação alienante, hegemônica e a serviço do sistemado capital. A “alienação” confere uma forma de conduta humana sem autonomia; os primeiros usosdesta palavra surgiram na filosofia hegeliana e posteriormente em Marx. A perspectiva adotada nesteestudo tem por base a produção de Marx (1988; 2001) e Mészáros (2008; 2009), através dos quaispercorreremos alguns campos em que se podem constatar a alienação e os devidos contratempos quecausa à realidade dos indivíduos, enquanto trabalhadores que produzem a mando de uma ordemestranha e para a satisfação de um poder alheio, o que acarreta na formação de indivíduos acríticos,apenas para compor mão de obra qualificada, em detrimento de uma formação comprometida com ousufruto da cidadania. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35981 10.5216/rpp.v13i1.35981 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35981 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v13i1.35981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35981/18641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 1 (2015): Poíesis Pedagógica; 144-161 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329766412288 |