A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10889 |
Resumo: | O trabalho analisa a inclusão social de estudantes damodalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistemamunicipal de ensino de Santa Maria/RS na perspectiva dearbitrário cultural e herança cultural propostas na obra de Pierre Bourdieu sobre educação. A metodologia da pesquisa coteja a legislação sobre educação para a modalidade, respostas de 80 professores a questionários aplicados, conversas informais com os mesmos e entrevistas de estudantes do primeiro segmento da EJA entre 2006 e 2008. Observam-se as dificuldades e probabilidades de alfabetização e participação dos sujeitos na gestão das escolas que atenuem a exclusão social dos estudantes mediante o desenvolvimento de suas potencialidades no que diz respeito aos usos sociais da leitura e da escrita. |
id |
UFG-9_2e86dc176535477becd97ea92fa1f8a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10889 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEMO trabalho analisa a inclusão social de estudantes damodalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistemamunicipal de ensino de Santa Maria/RS na perspectiva dearbitrário cultural e herança cultural propostas na obra de Pierre Bourdieu sobre educação. A metodologia da pesquisa coteja a legislação sobre educação para a modalidade, respostas de 80 professores a questionários aplicados, conversas informais com os mesmos e entrevistas de estudantes do primeiro segmento da EJA entre 2006 e 2008. Observam-se as dificuldades e probabilidades de alfabetização e participação dos sujeitos na gestão das escolas que atenuem a exclusão social dos estudantes mediante o desenvolvimento de suas potencialidades no que diz respeito aos usos sociais da leitura e da escrita.Universidade Federal de Catalão2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1088910.5216/rpp.v7i1.10889Poíesis Pedagógica; v. 7 n. 1 (2009): Poíesis Pedagógica; 13-342178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10889/7219Klinke, KarinaFerreira, Liliana Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-12T12:11:17Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10889Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-08-12T12:11:17Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM |
title |
A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM |
spellingShingle |
A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM Klinke, Karina |
title_short |
A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM |
title_full |
A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM |
title_fullStr |
A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM |
title_full_unstemmed |
A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM |
title_sort |
A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM |
author |
Klinke, Karina |
author_facet |
Klinke, Karina Ferreira, Liliana Soares |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Liliana Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klinke, Karina Ferreira, Liliana Soares |
description |
O trabalho analisa a inclusão social de estudantes damodalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistemamunicipal de ensino de Santa Maria/RS na perspectiva dearbitrário cultural e herança cultural propostas na obra de Pierre Bourdieu sobre educação. A metodologia da pesquisa coteja a legislação sobre educação para a modalidade, respostas de 80 professores a questionários aplicados, conversas informais com os mesmos e entrevistas de estudantes do primeiro segmento da EJA entre 2006 e 2008. Observam-se as dificuldades e probabilidades de alfabetização e participação dos sujeitos na gestão das escolas que atenuem a exclusão social dos estudantes mediante o desenvolvimento de suas potencialidades no que diz respeito aos usos sociais da leitura e da escrita. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10889 10.5216/rpp.v7i1.10889 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10889 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v7i1.10889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10889/7219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/save |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 7 n. 1 (2009): Poíesis Pedagógica; 13-34 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com |
_version_ |
1799875033438355456 |