A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klinke, Karina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ferreira, Liliana Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10889
Resumo: O trabalho analisa a inclusão social de estudantes damodalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistemamunicipal de ensino de Santa Maria/RS na perspectiva dearbitrário cultural e herança cultural propostas na obra de Pierre Bourdieu sobre educação. A metodologia da pesquisa coteja a legislação sobre educação para a modalidade, respostas de 80 professores a questionários aplicados, conversas informais com os mesmos e entrevistas de estudantes do primeiro segmento da EJA entre 2006 e 2008. Observam-se as dificuldades e probabilidades de alfabetização e participação dos sujeitos na gestão das escolas que atenuem a exclusão social dos estudantes mediante o desenvolvimento de suas potencialidades no que diz respeito aos usos sociais da leitura e da escrita.
id UFG-9_2e86dc176535477becd97ea92fa1f8a3
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10889
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEMO trabalho analisa a inclusão social de estudantes damodalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistemamunicipal de ensino de Santa Maria/RS na perspectiva dearbitrário cultural e herança cultural propostas na obra de Pierre Bourdieu sobre educação. A metodologia da pesquisa coteja a legislação sobre educação para a modalidade, respostas de 80 professores a questionários aplicados, conversas informais com os mesmos e entrevistas de estudantes do primeiro segmento da EJA entre 2006 e 2008. Observam-se as dificuldades e probabilidades de alfabetização e participação dos sujeitos na gestão das escolas que atenuem a exclusão social dos estudantes mediante o desenvolvimento de suas potencialidades no que diz respeito aos usos sociais da leitura e da escrita.Universidade Federal de Catalão2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1088910.5216/rpp.v7i1.10889Poíesis Pedagógica; v. 7 n. 1 (2009): Poíesis Pedagógica; 13-342178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10889/7219Klinke, KarinaFerreira, Liliana Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-12T12:11:17Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10889Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-08-12T12:11:17Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM
title A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM
spellingShingle A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM
Klinke, Karina
title_short A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM
title_full A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM
title_fullStr A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM
title_full_unstemmed A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM
title_sort A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM
author Klinke, Karina
author_facet Klinke, Karina
Ferreira, Liliana Soares
author_role author
author2 Ferreira, Liliana Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klinke, Karina
Ferreira, Liliana Soares
description O trabalho analisa a inclusão social de estudantes damodalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistemamunicipal de ensino de Santa Maria/RS na perspectiva dearbitrário cultural e herança cultural propostas na obra de Pierre Bourdieu sobre educação. A metodologia da pesquisa coteja a legislação sobre educação para a modalidade, respostas de 80 professores a questionários aplicados, conversas informais com os mesmos e entrevistas de estudantes do primeiro segmento da EJA entre 2006 e 2008. Observam-se as dificuldades e probabilidades de alfabetização e participação dos sujeitos na gestão das escolas que atenuem a exclusão social dos estudantes mediante o desenvolvimento de suas potencialidades no que diz respeito aos usos sociais da leitura e da escrita.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10889
10.5216/rpp.v7i1.10889
url https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10889
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v7i1.10889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10889/7219
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/save
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 7 n. 1 (2009): Poíesis Pedagógica; 13-34
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com
_version_ 1799875033438355456