RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pataca, Ermelinda Moutinho
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Melo, Naiane Pereira de, Magalhães, Elder de Lima, Ifanger, Luis Anselmo da Costa Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15676
Resumo: Apesar da grande importância do conhecimento em Geociências na formação dos indivíduos para o exercício da cidadania, o espaço destinado a este campo do saber no currículo da Educação Básica no Brasil é mínimo. A necessidade de criação de um curso de licenciatura em Geociências como possibilidade de inclusão dos conteúdos geocientíficos nos currículos do Ensino Fundamental e médio se concretizou em 2004 com a criação da Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (LiGEA) na USP. Neste trabalho, avaliamos como a história de vida tem sido utilizada na formação de professores no LiGEA, através da análise de três relatos autobiográficos resultantes de pesquisas de Iniciação Científica realizadas por graduandos da licenciatura, que pesquisam seu próprio curso através da pesquisa-ação participante. Até o momento, investigamos principalmente o desenvolvimento dos estágios e a caracterização histórico-epistemológica da área de ensino em Geociências e Educação Ambiental que está surgindo. A história de vida serviu como instrumento essencial para a definição metodológica das pesquisas, para a avaliação do processo formativo, para a definição da identidade docente e para a avaliação do currículo do curso.
id UFG-9_2fa4470b7d429b9ba8d121cf09a92cb0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/15676
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTALApesar da grande importância do conhecimento em Geociências na formação dos indivíduos para o exercício da cidadania, o espaço destinado a este campo do saber no currículo da Educação Básica no Brasil é mínimo. A necessidade de criação de um curso de licenciatura em Geociências como possibilidade de inclusão dos conteúdos geocientíficos nos currículos do Ensino Fundamental e médio se concretizou em 2004 com a criação da Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (LiGEA) na USP. Neste trabalho, avaliamos como a história de vida tem sido utilizada na formação de professores no LiGEA, através da análise de três relatos autobiográficos resultantes de pesquisas de Iniciação Científica realizadas por graduandos da licenciatura, que pesquisam seu próprio curso através da pesquisa-ação participante. Até o momento, investigamos principalmente o desenvolvimento dos estágios e a caracterização histórico-epistemológica da área de ensino em Geociências e Educação Ambiental que está surgindo. A história de vida serviu como instrumento essencial para a definição metodológica das pesquisas, para a avaliação do processo formativo, para a definição da identidade docente e para a avaliação do currículo do curso.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2011-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/ipeghttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1567610.5216/rpp.v9i1.15676Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 1 (2011): Poíesis Pedagógica; 162-1782178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15676/9601Pataca, Ermelinda MoutinhoMelo, Naiane Pereira deMagalhães, Elder de LimaIfanger, Luis Anselmo da Costa Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-17T09:20:42ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Pataca, Ermelinda Moutinho
title_short RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Pataca, Ermelinda Moutinho
author_facet Pataca, Ermelinda Moutinho
Melo, Naiane Pereira de
Magalhães, Elder de Lima
Ifanger, Luis Anselmo da Costa Nascimento
author_role author
author2 Melo, Naiane Pereira de
Magalhães, Elder de Lima
Ifanger, Luis Anselmo da Costa Nascimento
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pataca, Ermelinda Moutinho
Melo, Naiane Pereira de
Magalhães, Elder de Lima
Ifanger, Luis Anselmo da Costa Nascimento
description Apesar da grande importância do conhecimento em Geociências na formação dos indivíduos para o exercício da cidadania, o espaço destinado a este campo do saber no currículo da Educação Básica no Brasil é mínimo. A necessidade de criação de um curso de licenciatura em Geociências como possibilidade de inclusão dos conteúdos geocientíficos nos currículos do Ensino Fundamental e médio se concretizou em 2004 com a criação da Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (LiGEA) na USP. Neste trabalho, avaliamos como a história de vida tem sido utilizada na formação de professores no LiGEA, através da análise de três relatos autobiográficos resultantes de pesquisas de Iniciação Científica realizadas por graduandos da licenciatura, que pesquisam seu próprio curso através da pesquisa-ação participante. Até o momento, investigamos principalmente o desenvolvimento dos estágios e a caracterização histórico-epistemológica da área de ensino em Geociências e Educação Ambiental que está surgindo. A história de vida serviu como instrumento essencial para a definição metodológica das pesquisas, para a avaliação do processo formativo, para a definição da identidade docente e para a avaliação do currículo do curso.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15676
10.5216/rpp.v9i1.15676
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15676
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v9i1.15676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15676/9601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/ipeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 1 (2011): Poíesis Pedagógica; 162-178
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329272532992