RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15676 |
Resumo: | Apesar da grande importância do conhecimento em Geociências na formação dos indivíduos para o exercício da cidadania, o espaço destinado a este campo do saber no currículo da Educação Básica no Brasil é mínimo. A necessidade de criação de um curso de licenciatura em Geociências como possibilidade de inclusão dos conteúdos geocientíficos nos currículos do Ensino Fundamental e médio se concretizou em 2004 com a criação da Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (LiGEA) na USP. Neste trabalho, avaliamos como a história de vida tem sido utilizada na formação de professores no LiGEA, através da análise de três relatos autobiográficos resultantes de pesquisas de Iniciação Científica realizadas por graduandos da licenciatura, que pesquisam seu próprio curso através da pesquisa-ação participante. Até o momento, investigamos principalmente o desenvolvimento dos estágios e a caracterização histórico-epistemológica da área de ensino em Geociências e Educação Ambiental que está surgindo. A história de vida serviu como instrumento essencial para a definição metodológica das pesquisas, para a avaliação do processo formativo, para a definição da identidade docente e para a avaliação do currículo do curso. |
id |
UFG-9_2fa4470b7d429b9ba8d121cf09a92cb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/15676 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTALApesar da grande importância do conhecimento em Geociências na formação dos indivíduos para o exercício da cidadania, o espaço destinado a este campo do saber no currículo da Educação Básica no Brasil é mínimo. A necessidade de criação de um curso de licenciatura em Geociências como possibilidade de inclusão dos conteúdos geocientíficos nos currículos do Ensino Fundamental e médio se concretizou em 2004 com a criação da Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (LiGEA) na USP. Neste trabalho, avaliamos como a história de vida tem sido utilizada na formação de professores no LiGEA, através da análise de três relatos autobiográficos resultantes de pesquisas de Iniciação Científica realizadas por graduandos da licenciatura, que pesquisam seu próprio curso através da pesquisa-ação participante. Até o momento, investigamos principalmente o desenvolvimento dos estágios e a caracterização histórico-epistemológica da área de ensino em Geociências e Educação Ambiental que está surgindo. A história de vida serviu como instrumento essencial para a definição metodológica das pesquisas, para a avaliação do processo formativo, para a definição da identidade docente e para a avaliação do currículo do curso.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2011-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/ipeghttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1567610.5216/rpp.v9i1.15676Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 1 (2011): Poíesis Pedagógica; 162-1782178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15676/9601Pataca, Ermelinda MoutinhoMelo, Naiane Pereira deMagalhães, Elder de LimaIfanger, Luis Anselmo da Costa Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-17T09:20:42ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pataca, Ermelinda Moutinho |
title_short |
RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Pataca, Ermelinda Moutinho |
author_facet |
Pataca, Ermelinda Moutinho Melo, Naiane Pereira de Magalhães, Elder de Lima Ifanger, Luis Anselmo da Costa Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Naiane Pereira de Magalhães, Elder de Lima Ifanger, Luis Anselmo da Costa Nascimento |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pataca, Ermelinda Moutinho Melo, Naiane Pereira de Magalhães, Elder de Lima Ifanger, Luis Anselmo da Costa Nascimento |
description |
Apesar da grande importância do conhecimento em Geociências na formação dos indivíduos para o exercício da cidadania, o espaço destinado a este campo do saber no currículo da Educação Básica no Brasil é mínimo. A necessidade de criação de um curso de licenciatura em Geociências como possibilidade de inclusão dos conteúdos geocientíficos nos currículos do Ensino Fundamental e médio se concretizou em 2004 com a criação da Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (LiGEA) na USP. Neste trabalho, avaliamos como a história de vida tem sido utilizada na formação de professores no LiGEA, através da análise de três relatos autobiográficos resultantes de pesquisas de Iniciação Científica realizadas por graduandos da licenciatura, que pesquisam seu próprio curso através da pesquisa-ação participante. Até o momento, investigamos principalmente o desenvolvimento dos estágios e a caracterização histórico-epistemológica da área de ensino em Geociências e Educação Ambiental que está surgindo. A história de vida serviu como instrumento essencial para a definição metodológica das pesquisas, para a avaliação do processo formativo, para a definição da identidade docente e para a avaliação do currículo do curso. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15676 10.5216/rpp.v9i1.15676 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15676 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v9i1.15676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15676/9601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/ipeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 1 (2011): Poíesis Pedagógica; 162-178 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329272532992 |