Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picolini, Beatriz Ribeiro Aleluia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes Flores, Maria Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/63715
Resumo: O artigo é resultado de uma pesquisa concluída em 2019, a pergunta que norteia esse trabalho é quais são os critérios utilizados por uma rede municipal de educação para selecionar os professores de apoio e professores regentes que atuam com o público alvo da educação especial. Tem como objetivos analisar como tem acontecido a entrada de professores para trabalhar com alunos público alvo da educação especial e as práticas de inclusão no espaço escolar. A metodologia definida foi a pesquisa colaborativa, que investiga não sobre o professor e sim com o professor. A pesquisa evidenciou que a seleção para função de professor de apoio não segue os critérios postos pela legislação do Estado de Goiás. As práticas pedagógicas, por sua vez, ainda se caracterizam como segregadoras ao retirar o aluno da sala regular e o Atendimento Educacional Especializado têm se caracterizado como um reforço escolar.
id UFG-9_42100d275076ce72ab912caca2d0d4a6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/63715
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivasO artigo é resultado de uma pesquisa concluída em 2019, a pergunta que norteia esse trabalho é quais são os critérios utilizados por uma rede municipal de educação para selecionar os professores de apoio e professores regentes que atuam com o público alvo da educação especial. Tem como objetivos analisar como tem acontecido a entrada de professores para trabalhar com alunos público alvo da educação especial e as práticas de inclusão no espaço escolar. A metodologia definida foi a pesquisa colaborativa, que investiga não sobre o professor e sim com o professor. A pesquisa evidenciou que a seleção para função de professor de apoio não segue os critérios postos pela legislação do Estado de Goiás. As práticas pedagógicas, por sua vez, ainda se caracterizam como segregadoras ao retirar o aluno da sala regular e o Atendimento Educacional Especializado têm se caracterizado como um reforço escolar.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2021-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/6371510.5216/rppoi.v19.63715Poíesis Pedagógica; v. 19 n. contínuo (2021): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/63715/37158Copyright (c) 2021 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPicolini, Beatriz Ribeiro AleluiaLopes Flores, Maria Marta2022-05-06T13:05:05ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas
title Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas
spellingShingle Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas
Picolini, Beatriz Ribeiro Aleluia
title_short Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas
title_full Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas
title_fullStr Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas
title_full_unstemmed Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas
title_sort Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas
author Picolini, Beatriz Ribeiro Aleluia
author_facet Picolini, Beatriz Ribeiro Aleluia
Lopes Flores, Maria Marta
author_role author
author2 Lopes Flores, Maria Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Picolini, Beatriz Ribeiro Aleluia
Lopes Flores, Maria Marta
description O artigo é resultado de uma pesquisa concluída em 2019, a pergunta que norteia esse trabalho é quais são os critérios utilizados por uma rede municipal de educação para selecionar os professores de apoio e professores regentes que atuam com o público alvo da educação especial. Tem como objetivos analisar como tem acontecido a entrada de professores para trabalhar com alunos público alvo da educação especial e as práticas de inclusão no espaço escolar. A metodologia definida foi a pesquisa colaborativa, que investiga não sobre o professor e sim com o professor. A pesquisa evidenciou que a seleção para função de professor de apoio não segue os critérios postos pela legislação do Estado de Goiás. As práticas pedagógicas, por sua vez, ainda se caracterizam como segregadoras ao retirar o aluno da sala regular e o Atendimento Educacional Especializado têm se caracterizado como um reforço escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/63715
10.5216/rppoi.v19.63715
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/63715
identifier_str_mv 10.5216/rppoi.v19.63715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/63715/37158
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 19 n. contínuo (2021): Poíesis Pedagógica
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086330012827648