Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/63715 |
Resumo: | O artigo é resultado de uma pesquisa concluída em 2019, a pergunta que norteia esse trabalho é quais são os critérios utilizados por uma rede municipal de educação para selecionar os professores de apoio e professores regentes que atuam com o público alvo da educação especial. Tem como objetivos analisar como tem acontecido a entrada de professores para trabalhar com alunos público alvo da educação especial e as práticas de inclusão no espaço escolar. A metodologia definida foi a pesquisa colaborativa, que investiga não sobre o professor e sim com o professor. A pesquisa evidenciou que a seleção para função de professor de apoio não segue os critérios postos pela legislação do Estado de Goiás. As práticas pedagógicas, por sua vez, ainda se caracterizam como segregadoras ao retirar o aluno da sala regular e o Atendimento Educacional Especializado têm se caracterizado como um reforço escolar. |
id |
UFG-9_42100d275076ce72ab912caca2d0d4a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/63715 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivasO artigo é resultado de uma pesquisa concluída em 2019, a pergunta que norteia esse trabalho é quais são os critérios utilizados por uma rede municipal de educação para selecionar os professores de apoio e professores regentes que atuam com o público alvo da educação especial. Tem como objetivos analisar como tem acontecido a entrada de professores para trabalhar com alunos público alvo da educação especial e as práticas de inclusão no espaço escolar. A metodologia definida foi a pesquisa colaborativa, que investiga não sobre o professor e sim com o professor. A pesquisa evidenciou que a seleção para função de professor de apoio não segue os critérios postos pela legislação do Estado de Goiás. As práticas pedagógicas, por sua vez, ainda se caracterizam como segregadoras ao retirar o aluno da sala regular e o Atendimento Educacional Especializado têm se caracterizado como um reforço escolar.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2021-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/6371510.5216/rppoi.v19.63715Poíesis Pedagógica; v. 19 n. contínuo (2021): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/63715/37158Copyright (c) 2021 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPicolini, Beatriz Ribeiro AleluiaLopes Flores, Maria Marta2022-05-06T13:05:05ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas |
title |
Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas |
spellingShingle |
Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas Picolini, Beatriz Ribeiro Aleluia |
title_short |
Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas |
title_full |
Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas |
title_fullStr |
Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas |
title_full_unstemmed |
Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas |
title_sort |
Professor de apoio, professor regente e práticas pedagógicas inclusivas |
author |
Picolini, Beatriz Ribeiro Aleluia |
author_facet |
Picolini, Beatriz Ribeiro Aleluia Lopes Flores, Maria Marta |
author_role |
author |
author2 |
Lopes Flores, Maria Marta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Picolini, Beatriz Ribeiro Aleluia Lopes Flores, Maria Marta |
description |
O artigo é resultado de uma pesquisa concluída em 2019, a pergunta que norteia esse trabalho é quais são os critérios utilizados por uma rede municipal de educação para selecionar os professores de apoio e professores regentes que atuam com o público alvo da educação especial. Tem como objetivos analisar como tem acontecido a entrada de professores para trabalhar com alunos público alvo da educação especial e as práticas de inclusão no espaço escolar. A metodologia definida foi a pesquisa colaborativa, que investiga não sobre o professor e sim com o professor. A pesquisa evidenciou que a seleção para função de professor de apoio não segue os critérios postos pela legislação do Estado de Goiás. As práticas pedagógicas, por sua vez, ainda se caracterizam como segregadoras ao retirar o aluno da sala regular e o Atendimento Educacional Especializado têm se caracterizado como um reforço escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/63715 10.5216/rppoi.v19.63715 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/63715 |
identifier_str_mv |
10.5216/rppoi.v19.63715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/63715/37158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 19 n. contínuo (2021): Poíesis Pedagógica 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086330012827648 |