ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/14058 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir os mecanismos que facilitam ou dificultam a práxis docente, no âmbito da autonomia, apresentando, como pano de fundo, as implicações ideológicas na formação de professores e as determinações postas por normas e regras no exercício da prática político-pedagógica. Para tanto, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, com depoimentos e análise de conteúdo. Assim, aborda rapidamente o papel do Estado Moderno na conjuntura do capitalismo, bem como a racionalidade que orienta e rege esse Estado, sob os princípios neoliberais. Analisa, ainda, a influência dessa ideologia nas esferas econômica, política e educacional, bem como seus impactos na formação do educador (a) e a sua ação na prática político-pedagógica. Examina os mecanismos que podem facilitar a compreensão das contradições postas no espaço escolar, o que pode contribuir com a superação de uma escola, organizada à luz de políticas públicas e educacionais de cunho conservador, as quais podem interferir na formação do profissional, no planejamento, e na relação ensino-aprendizagem conformando uma visão social de mundo em prol de valores intelectuais e morais hegemônicos, dificultando dessa forma, a materialização de uma educação política e autônoma que cumpra o seu papel social, ético e transformador na democratização da gestão e do entorno escolar. |
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ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTEO objetivo deste artigo é discutir os mecanismos que facilitam ou dificultam a práxis docente, no âmbito da autonomia, apresentando, como pano de fundo, as implicações ideológicas na formação de professores e as determinações postas por normas e regras no exercício da prática político-pedagógica. Para tanto, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, com depoimentos e análise de conteúdo. Assim, aborda rapidamente o papel do Estado Moderno na conjuntura do capitalismo, bem como a racionalidade que orienta e rege esse Estado, sob os princípios neoliberais. Analisa, ainda, a influência dessa ideologia nas esferas econômica, política e educacional, bem como seus impactos na formação do educador (a) e a sua ação na prática político-pedagógica. Examina os mecanismos que podem facilitar a compreensão das contradições postas no espaço escolar, o que pode contribuir com a superação de uma escola, organizada à luz de políticas públicas e educacionais de cunho conservador, as quais podem interferir na formação do profissional, no planejamento, e na relação ensino-aprendizagem conformando uma visão social de mundo em prol de valores intelectuais e morais hegemônicos, dificultando dessa forma, a materialização de uma educação política e autônoma que cumpra o seu papel social, ético e transformador na democratização da gestão e do entorno escolar.Universidade Federal de Catalão2011-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/force-downloadhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1405810.5216/rpp.v8i2.14058Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 2 (2010): Poíesis Pedagógica; 33-512178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/14058/8879Kátia Regina Ferreira, Kátia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-10T14:19:21Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/14058Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2011-08-10T14:19:21Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
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