PRESENÇA CATÓLICA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM FÁTIMA DO SUL: 1957 A 1971

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Kênia Hilda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Adriele Aparecida Squincalha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/54827
Resumo: RESUMO:Objetiva-se analisar os processos de implantação das primeiras instituições de ensino na cidade de Fátima do Sul, sul de Mato Grosso, com o intuito de compreender o papel da Igreja Católica, mais especificamente dos padres palotinos, no surgimento e funcionamento da escola paroquial primária “Vicente Pallotti” e do Instituto “D. Pedro II”, criadas em 1957 e 1966, respectivamente. O recorte final delimita-se em 1971, por compreender que a Lei 5.692/1971 apresenta novas configurações para o ensino. As principais fontes coletadas e analisadas foram: entrevistas narrativas, livro Tombo da Igreja Matriz e fotografias. Tendo entre os referenciais teóricos Magalhães (2004), Buffa (2007) e Sanfelice (2007) a análise foi apresentada em duas partes: 1. Principais acontecimentos sobre a criação do município de Fátima do Sul até a implantação das primeiras instituições. 2. Surgimento e funcionamento da escola primária paroquial “Vicente Pallotti” e do Instituto “D. Pedro II”. Conclui-se que sob influência dos movimentos da Igreja Católica na década de 1950, em prol da educação popular, o movimento social palotino construiu, em Fátima do Sul, as primeiras instituições educativas, de caráter confessional, representando “progresso” e “civilização” para o povo da cidade. De tal maneira que na década de 1960, a cidade era considerada avançada por contar, além do ensino primário, com o ensino secundário e cursos técnicos.
id UFG-9_76dad7c7d1d2c65c8151c04d9bb2ab09
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54827
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling PRESENÇA CATÓLICA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM FÁTIMA DO SUL: 1957 A 1971RESUMO:Objetiva-se analisar os processos de implantação das primeiras instituições de ensino na cidade de Fátima do Sul, sul de Mato Grosso, com o intuito de compreender o papel da Igreja Católica, mais especificamente dos padres palotinos, no surgimento e funcionamento da escola paroquial primária “Vicente Pallotti” e do Instituto “D. Pedro II”, criadas em 1957 e 1966, respectivamente. O recorte final delimita-se em 1971, por compreender que a Lei 5.692/1971 apresenta novas configurações para o ensino. As principais fontes coletadas e analisadas foram: entrevistas narrativas, livro Tombo da Igreja Matriz e fotografias. Tendo entre os referenciais teóricos Magalhães (2004), Buffa (2007) e Sanfelice (2007) a análise foi apresentada em duas partes: 1. Principais acontecimentos sobre a criação do município de Fátima do Sul até a implantação das primeiras instituições. 2. Surgimento e funcionamento da escola primária paroquial “Vicente Pallotti” e do Instituto “D. Pedro II”. Conclui-se que sob influência dos movimentos da Igreja Católica na década de 1950, em prol da educação popular, o movimento social palotino construiu, em Fátima do Sul, as primeiras instituições educativas, de caráter confessional, representando “progresso” e “civilização” para o povo da cidade. De tal maneira que na década de 1960, a cidade era considerada avançada por contar, além do ensino primário, com o ensino secundário e cursos técnicos.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/5482710.5216/rpp.v16i1.54827Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 57-692178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/54827/26743Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Kênia HildaSilva, Adriele Aparecida Squincalha2018-12-07T17:20:22ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv PRESENÇA CATÓLICA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM FÁTIMA DO SUL: 1957 A 1971
title PRESENÇA CATÓLICA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM FÁTIMA DO SUL: 1957 A 1971
spellingShingle PRESENÇA CATÓLICA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM FÁTIMA DO SUL: 1957 A 1971
Moreira, Kênia Hilda
title_short PRESENÇA CATÓLICA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM FÁTIMA DO SUL: 1957 A 1971
title_full PRESENÇA CATÓLICA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM FÁTIMA DO SUL: 1957 A 1971
title_fullStr PRESENÇA CATÓLICA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM FÁTIMA DO SUL: 1957 A 1971
title_full_unstemmed PRESENÇA CATÓLICA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM FÁTIMA DO SUL: 1957 A 1971
title_sort PRESENÇA CATÓLICA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM FÁTIMA DO SUL: 1957 A 1971
author Moreira, Kênia Hilda
author_facet Moreira, Kênia Hilda
Silva, Adriele Aparecida Squincalha
author_role author
author2 Silva, Adriele Aparecida Squincalha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Kênia Hilda
Silva, Adriele Aparecida Squincalha
description RESUMO:Objetiva-se analisar os processos de implantação das primeiras instituições de ensino na cidade de Fátima do Sul, sul de Mato Grosso, com o intuito de compreender o papel da Igreja Católica, mais especificamente dos padres palotinos, no surgimento e funcionamento da escola paroquial primária “Vicente Pallotti” e do Instituto “D. Pedro II”, criadas em 1957 e 1966, respectivamente. O recorte final delimita-se em 1971, por compreender que a Lei 5.692/1971 apresenta novas configurações para o ensino. As principais fontes coletadas e analisadas foram: entrevistas narrativas, livro Tombo da Igreja Matriz e fotografias. Tendo entre os referenciais teóricos Magalhães (2004), Buffa (2007) e Sanfelice (2007) a análise foi apresentada em duas partes: 1. Principais acontecimentos sobre a criação do município de Fátima do Sul até a implantação das primeiras instituições. 2. Surgimento e funcionamento da escola primária paroquial “Vicente Pallotti” e do Instituto “D. Pedro II”. Conclui-se que sob influência dos movimentos da Igreja Católica na década de 1950, em prol da educação popular, o movimento social palotino construiu, em Fátima do Sul, as primeiras instituições educativas, de caráter confessional, representando “progresso” e “civilização” para o povo da cidade. De tal maneira que na década de 1960, a cidade era considerada avançada por contar, além do ensino primário, com o ensino secundário e cursos técnicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/54827
10.5216/rpp.v16i1.54827
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/54827
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i1.54827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/54827/26743
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 1 (2018): Poíesis Pedagógica; 57-69
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329830375425