O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10895 |
Resumo: | Devido à importância de conhecimentos sobre Ciência eTecnologia para uma participação ativa e responsável na sociedade atual, buscou-se proporcionar uma oficina aos licenciandos e professores em exercício sobre a utilização da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Química. O objetivo foi propiciar o conhecimento das vantagens da aplicação dessa abordagem no Ensino, demonstrando práticas pedagógicas diferenciadas, mais eficazes e motivadoras, colocando o aluno no foco do processo de ensino e aprendizagem. As atividades desenvolvidas buscaram unir ação e reflexão, de uma forma dinâmica e com a participação ativa de todos os envolvidos. Assim, buscou-se mostrar e demonstrar novas atividades que poderão ajudar o professor no desempenho de sua função, num processode contextualização dos conceitos científicos, introduzindo aabordagem CTS nas suas aulas. |
id |
UFG-9_77aad4e7eee939a3b39dd29b19d5539a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10895 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFGDevido à importância de conhecimentos sobre Ciência eTecnologia para uma participação ativa e responsável na sociedade atual, buscou-se proporcionar uma oficina aos licenciandos e professores em exercício sobre a utilização da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Química. O objetivo foi propiciar o conhecimento das vantagens da aplicação dessa abordagem no Ensino, demonstrando práticas pedagógicas diferenciadas, mais eficazes e motivadoras, colocando o aluno no foco do processo de ensino e aprendizagem. As atividades desenvolvidas buscaram unir ação e reflexão, de uma forma dinâmica e com a participação ativa de todos os envolvidos. Assim, buscou-se mostrar e demonstrar novas atividades que poderão ajudar o professor no desempenho de sua função, num processode contextualização dos conceitos científicos, introduzindo aabordagem CTS nas suas aulas.Universidade Federal de Catalão2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1089510.5216/rpp.v7i1.10895Poíesis Pedagógica; v. 7 n. 1 (2009): Poíesis Pedagógica; 93-1082178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10895/7224Nunes, Simara Maria TavaresRetondo, Carolina GodinhoAlexandra Epoglou, AlexandraTeixeira Junior, José Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-12T12:11:17Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10895Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-08-12T12:11:17Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG |
title |
O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG |
spellingShingle |
O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG Nunes, Simara Maria Tavares |
title_short |
O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG |
title_full |
O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG |
title_fullStr |
O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG |
title_full_unstemmed |
O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG |
title_sort |
O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG |
author |
Nunes, Simara Maria Tavares |
author_facet |
Nunes, Simara Maria Tavares Retondo, Carolina Godinho Alexandra Epoglou, Alexandra Teixeira Junior, José Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Retondo, Carolina Godinho Alexandra Epoglou, Alexandra Teixeira Junior, José Gonçalves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Simara Maria Tavares Retondo, Carolina Godinho Alexandra Epoglou, Alexandra Teixeira Junior, José Gonçalves |
description |
Devido à importância de conhecimentos sobre Ciência eTecnologia para uma participação ativa e responsável na sociedade atual, buscou-se proporcionar uma oficina aos licenciandos e professores em exercício sobre a utilização da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Química. O objetivo foi propiciar o conhecimento das vantagens da aplicação dessa abordagem no Ensino, demonstrando práticas pedagógicas diferenciadas, mais eficazes e motivadoras, colocando o aluno no foco do processo de ensino e aprendizagem. As atividades desenvolvidas buscaram unir ação e reflexão, de uma forma dinâmica e com a participação ativa de todos os envolvidos. Assim, buscou-se mostrar e demonstrar novas atividades que poderão ajudar o professor no desempenho de sua função, num processode contextualização dos conceitos científicos, introduzindo aabordagem CTS nas suas aulas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10895 10.5216/rpp.v7i1.10895 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10895 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v7i1.10895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10895/7224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/save |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 7 n. 1 (2009): Poíesis Pedagógica; 93-108 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com |
_version_ |
1799875033443598336 |