O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Simara Maria Tavares
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Retondo, Carolina Godinho, Alexandra Epoglou, Alexandra, Teixeira Junior, José Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10895
Resumo: Devido à importância de conhecimentos sobre Ciência eTecnologia para uma participação ativa e responsável na sociedade atual, buscou-se proporcionar uma oficina aos licenciandos e professores em exercício sobre a utilização da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Química. O objetivo foi propiciar o conhecimento das vantagens da aplicação dessa abordagem no Ensino, demonstrando práticas pedagógicas diferenciadas, mais eficazes e motivadoras, colocando o aluno no foco do processo de ensino e aprendizagem. As atividades desenvolvidas buscaram unir ação e reflexão, de uma forma dinâmica e com a participação ativa de todos os envolvidos. Assim, buscou-se mostrar e demonstrar novas atividades que poderão ajudar o professor no desempenho de sua função, num processode contextualização dos conceitos científicos, introduzindo aabordagem CTS nas suas aulas.
id UFG-9_77aad4e7eee939a3b39dd29b19d5539a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10895
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFGDevido à importância de conhecimentos sobre Ciência eTecnologia para uma participação ativa e responsável na sociedade atual, buscou-se proporcionar uma oficina aos licenciandos e professores em exercício sobre a utilização da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Química. O objetivo foi propiciar o conhecimento das vantagens da aplicação dessa abordagem no Ensino, demonstrando práticas pedagógicas diferenciadas, mais eficazes e motivadoras, colocando o aluno no foco do processo de ensino e aprendizagem. As atividades desenvolvidas buscaram unir ação e reflexão, de uma forma dinâmica e com a participação ativa de todos os envolvidos. Assim, buscou-se mostrar e demonstrar novas atividades que poderão ajudar o professor no desempenho de sua função, num processode contextualização dos conceitos científicos, introduzindo aabordagem CTS nas suas aulas.Universidade Federal de Catalão2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1089510.5216/rpp.v7i1.10895Poíesis Pedagógica; v. 7 n. 1 (2009): Poíesis Pedagógica; 93-1082178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10895/7224Nunes, Simara Maria TavaresRetondo, Carolina GodinhoAlexandra Epoglou, AlexandraTeixeira Junior, José Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-12T12:11:17Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10895Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-08-12T12:11:17Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG
title O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG
spellingShingle O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG
Nunes, Simara Maria Tavares
title_short O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG
title_full O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG
title_fullStr O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG
title_full_unstemmed O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG
title_sort O ENSINO CTS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: UMA OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFG
author Nunes, Simara Maria Tavares
author_facet Nunes, Simara Maria Tavares
Retondo, Carolina Godinho
Alexandra Epoglou, Alexandra
Teixeira Junior, José Gonçalves
author_role author
author2 Retondo, Carolina Godinho
Alexandra Epoglou, Alexandra
Teixeira Junior, José Gonçalves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Simara Maria Tavares
Retondo, Carolina Godinho
Alexandra Epoglou, Alexandra
Teixeira Junior, José Gonçalves
description Devido à importância de conhecimentos sobre Ciência eTecnologia para uma participação ativa e responsável na sociedade atual, buscou-se proporcionar uma oficina aos licenciandos e professores em exercício sobre a utilização da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Química. O objetivo foi propiciar o conhecimento das vantagens da aplicação dessa abordagem no Ensino, demonstrando práticas pedagógicas diferenciadas, mais eficazes e motivadoras, colocando o aluno no foco do processo de ensino e aprendizagem. As atividades desenvolvidas buscaram unir ação e reflexão, de uma forma dinâmica e com a participação ativa de todos os envolvidos. Assim, buscou-se mostrar e demonstrar novas atividades que poderão ajudar o professor no desempenho de sua função, num processode contextualização dos conceitos científicos, introduzindo aabordagem CTS nas suas aulas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10895
10.5216/rpp.v7i1.10895
url https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10895
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v7i1.10895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10895/7224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/save
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 7 n. 1 (2009): Poíesis Pedagógica; 93-108
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com
_version_ 1799875033443598336