ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosa Fátima de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33677
Resumo: O objetivo deste texto é apresentar o trabalho de reunião e organização de fontes de pesquisa para o estudo da educação rural que vem sendo realizado no âmbito do projeto temático “História da Escola Primária Rural no Estado de São Paulo (1931 – 1968): circulação de referenciais estrangeiros, iniciativas do Poder Público e cultura escolar”, financiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O acervo digital de fontes tem sido constituído por meio da identificação de documentos em arquivos escolares e órgãos da administração do ensino público de cidades do interior do estado de São Paulo. Mobilizando o diálogo entre o campo do patrimônio educativo, do patrimônio cultural e das ciências da informação, este texto ressalta os desafios de constituição do acervo digital em seus aspectos técnicos e informacionais, a relevância das fontes reunidas para a história da educação rural e problematiza o lugar dessas iniciativas nas políticas de preservação do patrimônio educativo.
id UFG-9_8caec0416b79d7cccf66a5e7eb4d4b91
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33677
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASILO objetivo deste texto é apresentar o trabalho de reunião e organização de fontes de pesquisa para o estudo da educação rural que vem sendo realizado no âmbito do projeto temático “História da Escola Primária Rural no Estado de São Paulo (1931 – 1968): circulação de referenciais estrangeiros, iniciativas do Poder Público e cultura escolar”, financiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O acervo digital de fontes tem sido constituído por meio da identificação de documentos em arquivos escolares e órgãos da administração do ensino público de cidades do interior do estado de São Paulo. Mobilizando o diálogo entre o campo do patrimônio educativo, do patrimônio cultural e das ciências da informação, este texto ressalta os desafios de constituição do acervo digital em seus aspectos técnicos e informacionais, a relevância das fontes reunidas para a história da educação rural e problematiza o lugar dessas iniciativas nas políticas de preservação do patrimônio educativo.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3367710.5216/rpp.v12i2.33677Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 2 (2014): Poíesis Pedagógica; 192-2082178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33677/17810Copyright (c) 2016 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rosa Fátima de2016-03-29T13:51:57ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL
title ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL
spellingShingle ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL
Souza, Rosa Fátima de
title_short ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL
title_full ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL
title_fullStr ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL
title_full_unstemmed ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL
title_sort ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL
author Souza, Rosa Fátima de
author_facet Souza, Rosa Fátima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosa Fátima de
description O objetivo deste texto é apresentar o trabalho de reunião e organização de fontes de pesquisa para o estudo da educação rural que vem sendo realizado no âmbito do projeto temático “História da Escola Primária Rural no Estado de São Paulo (1931 – 1968): circulação de referenciais estrangeiros, iniciativas do Poder Público e cultura escolar”, financiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O acervo digital de fontes tem sido constituído por meio da identificação de documentos em arquivos escolares e órgãos da administração do ensino público de cidades do interior do estado de São Paulo. Mobilizando o diálogo entre o campo do patrimônio educativo, do patrimônio cultural e das ciências da informação, este texto ressalta os desafios de constituição do acervo digital em seus aspectos técnicos e informacionais, a relevância das fontes reunidas para a história da educação rural e problematiza o lugar dessas iniciativas nas políticas de preservação do patrimônio educativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
AVALIADO PELOS PARES
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33677
10.5216/rpp.v12i2.33677
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33677
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v12i2.33677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33677/17810
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 2 (2014): Poíesis Pedagógica; 192-208
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329747537920