ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33677 |
Resumo: | O objetivo deste texto é apresentar o trabalho de reunião e organização de fontes de pesquisa para o estudo da educação rural que vem sendo realizado no âmbito do projeto temático “História da Escola Primária Rural no Estado de São Paulo (1931 – 1968): circulação de referenciais estrangeiros, iniciativas do Poder Público e cultura escolar”, financiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O acervo digital de fontes tem sido constituído por meio da identificação de documentos em arquivos escolares e órgãos da administração do ensino público de cidades do interior do estado de São Paulo. Mobilizando o diálogo entre o campo do patrimônio educativo, do patrimônio cultural e das ciências da informação, este texto ressalta os desafios de constituição do acervo digital em seus aspectos técnicos e informacionais, a relevância das fontes reunidas para a história da educação rural e problematiza o lugar dessas iniciativas nas políticas de preservação do patrimônio educativo. |
id |
UFG-9_8caec0416b79d7cccf66a5e7eb4d4b91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33677 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASILO objetivo deste texto é apresentar o trabalho de reunião e organização de fontes de pesquisa para o estudo da educação rural que vem sendo realizado no âmbito do projeto temático “História da Escola Primária Rural no Estado de São Paulo (1931 – 1968): circulação de referenciais estrangeiros, iniciativas do Poder Público e cultura escolar”, financiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O acervo digital de fontes tem sido constituído por meio da identificação de documentos em arquivos escolares e órgãos da administração do ensino público de cidades do interior do estado de São Paulo. Mobilizando o diálogo entre o campo do patrimônio educativo, do patrimônio cultural e das ciências da informação, este texto ressalta os desafios de constituição do acervo digital em seus aspectos técnicos e informacionais, a relevância das fontes reunidas para a história da educação rural e problematiza o lugar dessas iniciativas nas políticas de preservação do patrimônio educativo.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3367710.5216/rpp.v12i2.33677Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 2 (2014): Poíesis Pedagógica; 192-2082178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33677/17810Copyright (c) 2016 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rosa Fátima de2016-03-29T13:51:57ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL |
title |
ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL |
spellingShingle |
ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL Souza, Rosa Fátima de |
title_short |
ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL |
title_full |
ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL |
title_fullStr |
ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL |
title_sort |
ACERVOS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL |
author |
Souza, Rosa Fátima de |
author_facet |
Souza, Rosa Fátima de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rosa Fátima de |
description |
O objetivo deste texto é apresentar o trabalho de reunião e organização de fontes de pesquisa para o estudo da educação rural que vem sendo realizado no âmbito do projeto temático “História da Escola Primária Rural no Estado de São Paulo (1931 – 1968): circulação de referenciais estrangeiros, iniciativas do Poder Público e cultura escolar”, financiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O acervo digital de fontes tem sido constituído por meio da identificação de documentos em arquivos escolares e órgãos da administração do ensino público de cidades do interior do estado de São Paulo. Mobilizando o diálogo entre o campo do patrimônio educativo, do patrimônio cultural e das ciências da informação, este texto ressalta os desafios de constituição do acervo digital em seus aspectos técnicos e informacionais, a relevância das fontes reunidas para a história da educação rural e problematiza o lugar dessas iniciativas nas políticas de preservação do patrimônio educativo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AVALIADO PELOS PARES |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33677 10.5216/rpp.v12i2.33677 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33677 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v12i2.33677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/33677/17810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Poíesis Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Poíesis Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 2 (2014): Poíesis Pedagógica; 192-208 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329747537920 |