INTELECTUAIS, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: OS PROFESSORES NA HISTÓRIA INTELECTUAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45053 |
Resumo: | Este artigo propõe uma discussão sobre história intelectual e suas relações com a história da educação, na perspectiva de fomentar reflexões sobre as possibilidades de pesquisa abertas pela compreensão do professor como intelectual. Toma como ponto de partida algumas das diversas concepções acerca da noção de “intelectual”, discutindo suas especificidades e remetendo às ideiasde legitimidade e de reconhecimento social para caracterizar os limites ou fronteiras de sua ação na sociedade. Tais discussões enfatizam características específicas da sociabilidade nos meios intelectuais, conforme elaborado por Jean-François Sirinelli, e sugerem as potencialidades para as pesquisas em história da educação da percepção da atuação profissional dos professores de todos os níveis de ensino como expressão da ação de um segmento intelectual reconhecido socialmente. A parte final deste artigo apresenta alguns dos resultados alcançados no projeto de pesquisa “Intelectuais da Educação em Mato Grosso”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em História da Educação e Memória (GEM), da UFMT, e suas possibilidades de desdobramentos em novas pesquisas sobre o tema. |
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INTELECTUAIS, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: OS PROFESSORES NA HISTÓRIA INTELECTUALEste artigo propõe uma discussão sobre história intelectual e suas relações com a história da educação, na perspectiva de fomentar reflexões sobre as possibilidades de pesquisa abertas pela compreensão do professor como intelectual. Toma como ponto de partida algumas das diversas concepções acerca da noção de “intelectual”, discutindo suas especificidades e remetendo às ideiasde legitimidade e de reconhecimento social para caracterizar os limites ou fronteiras de sua ação na sociedade. Tais discussões enfatizam características específicas da sociabilidade nos meios intelectuais, conforme elaborado por Jean-François Sirinelli, e sugerem as potencialidades para as pesquisas em história da educação da percepção da atuação profissional dos professores de todos os níveis de ensino como expressão da ação de um segmento intelectual reconhecido socialmente. A parte final deste artigo apresenta alguns dos resultados alcançados no projeto de pesquisa “Intelectuais da Educação em Mato Grosso”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em História da Educação e Memória (GEM), da UFMT, e suas possibilidades de desdobramentos em novas pesquisas sobre o tema.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2017-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/4505310.5216/rpp.v14i1.45053Poíesis Pedagógica; v. 14 n. 1 (2016): POÍESIS PEDAGÓGICA; 77-932178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45053/22338Copyright (c) 2017 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Márcia Santosde Amorim, Rômulo Pinheiro2018-07-10T00:50:40ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
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