ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES PRESENTE NA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Carlos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moraes, Carin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35978
Resumo: O artigo enfoca a trajetória histórica da Escola Nacional Florestan Fernandes(ENFF), criada a partir da iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra –MST – e de movimentos sociais e militantes políticos. O objetivo do artigo é identificar demaneira sucinta as motivações que levaram à criação da ENFF, como também descreveralguns dos principais aspectos do projeto pedagógico que orienta as práticas existentes, comênfase na proposta de participação de representantes de movimentos sociais de diversospaíses, o que caracterizaria o internacionalismo presente no seu constructo. A análise utilizadocumentos da Associação de Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes - AAENFF,entrevistas e matérias veiculadas no espaço público. A ENFF é objeto de estudo em diversostrabalhos acadêmicos, que descrevem o processo que levou à sua criação e o seufuncionamento, havendo pouco esforço voltado à compreensão do seu caráterinternacionalista, característica que ganhou grande relevância. Estudar a dimensãointernacionalista da proposta educacional da ENFF é, sobretudo, legitimar sua importânciaenquanto um espaço que se edifica para contribuir na formação daqueles que participam daconstrução de alternativas ao modelo dominante de sociedade e que, atuando em diferentesorganizações e países identificam-se como membros de uma cultura de resistência. Éimportante ressaltarmos que o presente artigo diz respeito a uma pesquisa ainda emandamento, que pretende verificar a construção de um modelo de ação internacionalista comoparte da visão política do MST, principal sujeito político envolvido na criação da ENFF.
id UFG-9_990c5b4b9886e3a44819a6f4a9185ebd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35978
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES PRESENTE NA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRAO artigo enfoca a trajetória histórica da Escola Nacional Florestan Fernandes(ENFF), criada a partir da iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra –MST – e de movimentos sociais e militantes políticos. O objetivo do artigo é identificar demaneira sucinta as motivações que levaram à criação da ENFF, como também descreveralguns dos principais aspectos do projeto pedagógico que orienta as práticas existentes, comênfase na proposta de participação de representantes de movimentos sociais de diversospaíses, o que caracterizaria o internacionalismo presente no seu constructo. A análise utilizadocumentos da Associação de Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes - AAENFF,entrevistas e matérias veiculadas no espaço público. A ENFF é objeto de estudo em diversostrabalhos acadêmicos, que descrevem o processo que levou à sua criação e o seufuncionamento, havendo pouco esforço voltado à compreensão do seu caráterinternacionalista, característica que ganhou grande relevância. Estudar a dimensãointernacionalista da proposta educacional da ENFF é, sobretudo, legitimar sua importânciaenquanto um espaço que se edifica para contribuir na formação daqueles que participam daconstrução de alternativas ao modelo dominante de sociedade e que, atuando em diferentesorganizações e países identificam-se como membros de uma cultura de resistência. Éimportante ressaltarmos que o presente artigo diz respeito a uma pesquisa ainda emandamento, que pretende verificar a construção de um modelo de ação internacionalista comoparte da visão política do MST, principal sujeito político envolvido na criação da ENFF.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3597810.5216/rpp.v13i1.35978Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 1 (2015): Poíesis Pedagógica; 107-1252178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35978/18639Bauer, CarlosMoraes, Carininfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T11:17:33ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES PRESENTE NA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES PRESENTE NA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
spellingShingle ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES PRESENTE NA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Bauer, Carlos
title_short ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES PRESENTE NA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES PRESENTE NA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_fullStr ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES PRESENTE NA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_full_unstemmed ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES PRESENTE NA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
title_sort ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES PRESENTE NA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
author Bauer, Carlos
author_facet Bauer, Carlos
Moraes, Carin
author_role author
author2 Moraes, Carin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauer, Carlos
Moraes, Carin
description O artigo enfoca a trajetória histórica da Escola Nacional Florestan Fernandes(ENFF), criada a partir da iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra –MST – e de movimentos sociais e militantes políticos. O objetivo do artigo é identificar demaneira sucinta as motivações que levaram à criação da ENFF, como também descreveralguns dos principais aspectos do projeto pedagógico que orienta as práticas existentes, comênfase na proposta de participação de representantes de movimentos sociais de diversospaíses, o que caracterizaria o internacionalismo presente no seu constructo. A análise utilizadocumentos da Associação de Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes - AAENFF,entrevistas e matérias veiculadas no espaço público. A ENFF é objeto de estudo em diversostrabalhos acadêmicos, que descrevem o processo que levou à sua criação e o seufuncionamento, havendo pouco esforço voltado à compreensão do seu caráterinternacionalista, característica que ganhou grande relevância. Estudar a dimensãointernacionalista da proposta educacional da ENFF é, sobretudo, legitimar sua importânciaenquanto um espaço que se edifica para contribuir na formação daqueles que participam daconstrução de alternativas ao modelo dominante de sociedade e que, atuando em diferentesorganizações e países identificam-se como membros de uma cultura de resistência. Éimportante ressaltarmos que o presente artigo diz respeito a uma pesquisa ainda emandamento, que pretende verificar a construção de um modelo de ação internacionalista comoparte da visão política do MST, principal sujeito político envolvido na criação da ENFF.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35978
10.5216/rpp.v13i1.35978
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35978
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v13i1.35978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/35978/18639
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 13 n. 1 (2015): Poíesis Pedagógica; 107-125
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329762217984