EQUIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR COMO TERMOS RECORRENTES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristiane da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29582
Resumo: O presente texto tem como objetivo compreender como se configuram os termos equidade e inclusão/exclusão escolar recorrentes nas políticas públicas que orientam as reformas educacionais, com vistas a implantar a educação inclusiva em seus sistemas de ensino cujo eixo articulador se situa na visão economicista e neoliberal imposta pelos organismos internacionais. Por meio das análises empreendidas, verificamos que os termos/conceitos de equidade e inclusão/exclusão escolar presentes nos discursos da educação para todos e da escola inclusiva ocorrem num contexto de exclusão social ampliada, o que aumenta os desafios para assegurar os direitos das pessoas com deficiência. Nesse contexto, em que pesem todas as contradições e a necessidade de superar a lógica do sistema que gera os excluídos, o ideário inclusivista representa um avanço nas relações até hoje estabelecidas nos campos social e educacional, porque princípios e valores que têm norteado tanto a sociedade como a escola regular terão que ser necessariamente, revistos e superados. Por isso, precisamos de uma educação que nos capacite a refletir e levantar as contradições entre o que se diz e o que realmente se quer no projeto educativo brasileiro, pois os jargões utilizados não precisam ser definidos a quem estão servindo na política pública.
id UFG-9_a14dcb3923672c103620b663e78ff359
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/29582
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling EQUIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR COMO TERMOS RECORRENTES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAISO presente texto tem como objetivo compreender como se configuram os termos equidade e inclusão/exclusão escolar recorrentes nas políticas públicas que orientam as reformas educacionais, com vistas a implantar a educação inclusiva em seus sistemas de ensino cujo eixo articulador se situa na visão economicista e neoliberal imposta pelos organismos internacionais. Por meio das análises empreendidas, verificamos que os termos/conceitos de equidade e inclusão/exclusão escolar presentes nos discursos da educação para todos e da escola inclusiva ocorrem num contexto de exclusão social ampliada, o que aumenta os desafios para assegurar os direitos das pessoas com deficiência. Nesse contexto, em que pesem todas as contradições e a necessidade de superar a lógica do sistema que gera os excluídos, o ideário inclusivista representa um avanço nas relações até hoje estabelecidas nos campos social e educacional, porque princípios e valores que têm norteado tanto a sociedade como a escola regular terão que ser necessariamente, revistos e superados. Por isso, precisamos de uma educação que nos capacite a refletir e levantar as contradições entre o que se diz e o que realmente se quer no projeto educativo brasileiro, pois os jargões utilizados não precisam ser definidos a quem estão servindo na política pública.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2014-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2958210.5216/rpp.v11i2.29582Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 2 (2013): Poíesis Pedagógica; 93-1132178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29582/16414Santos, Cristiane da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-29T17:44:58ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv EQUIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR COMO TERMOS RECORRENTES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title EQUIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR COMO TERMOS RECORRENTES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
spellingShingle EQUIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR COMO TERMOS RECORRENTES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Santos, Cristiane da Silva
title_short EQUIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR COMO TERMOS RECORRENTES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title_full EQUIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR COMO TERMOS RECORRENTES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title_fullStr EQUIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR COMO TERMOS RECORRENTES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed EQUIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR COMO TERMOS RECORRENTES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title_sort EQUIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR COMO TERMOS RECORRENTES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
author Santos, Cristiane da Silva
author_facet Santos, Cristiane da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristiane da Silva
description O presente texto tem como objetivo compreender como se configuram os termos equidade e inclusão/exclusão escolar recorrentes nas políticas públicas que orientam as reformas educacionais, com vistas a implantar a educação inclusiva em seus sistemas de ensino cujo eixo articulador se situa na visão economicista e neoliberal imposta pelos organismos internacionais. Por meio das análises empreendidas, verificamos que os termos/conceitos de equidade e inclusão/exclusão escolar presentes nos discursos da educação para todos e da escola inclusiva ocorrem num contexto de exclusão social ampliada, o que aumenta os desafios para assegurar os direitos das pessoas com deficiência. Nesse contexto, em que pesem todas as contradições e a necessidade de superar a lógica do sistema que gera os excluídos, o ideário inclusivista representa um avanço nas relações até hoje estabelecidas nos campos social e educacional, porque princípios e valores que têm norteado tanto a sociedade como a escola regular terão que ser necessariamente, revistos e superados. Por isso, precisamos de uma educação que nos capacite a refletir e levantar as contradições entre o que se diz e o que realmente se quer no projeto educativo brasileiro, pois os jargões utilizados não precisam ser definidos a quem estão servindo na política pública.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29582
10.5216/rpp.v11i2.29582
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29582
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v11i2.29582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29582/16414
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 2 (2013): Poíesis Pedagógica; 93-113
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329393119232