A EDUCAÇÃO FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS EM GOIÁS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Aparecida Maria Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15672
Resumo: Neste estudo evidenciamos os vestígios da ação educativa das Escolas Paroquiais Franciscanas no Sudeste Goiano no que diz respeito à formação das educadoras nos primeiros anos de criação e funcionamento destas instituições (1944-1963). A orientação didático-pedagógica, bem como a superação das dificuldades, estruturava-se por meio da constituição de uma metodologia própria, adaptada às circunstâncias e ao meio onde as ações educativas se realizavam. Dentre as iniciativas de formação empreendidas pelas Irmãs Franciscanas de Allegany está a criação do Instituto Franciscano de Professoras, que resultou na composição de um acervo de obras, fontes e instruções destinadas à preparação do quadro interno de educadoras e evangelizadoras em Goiás.
id UFG-9_a87bf099bf339a12f58184eb06b0ce85
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/15672
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS EM GOIÁSNeste estudo evidenciamos os vestígios da ação educativa das Escolas Paroquiais Franciscanas no Sudeste Goiano no que diz respeito à formação das educadoras nos primeiros anos de criação e funcionamento destas instituições (1944-1963). A orientação didático-pedagógica, bem como a superação das dificuldades, estruturava-se por meio da constituição de uma metodologia própria, adaptada às circunstâncias e ao meio onde as ações educativas se realizavam. Dentre as iniciativas de formação empreendidas pelas Irmãs Franciscanas de Allegany está a criação do Instituto Franciscano de Professoras, que resultou na composição de um acervo de obras, fontes e instruções destinadas à preparação do quadro interno de educadoras e evangelizadoras em Goiás.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2011-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/ipeghttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1567210.5216/rpp.v9i1.15672Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 1 (2011): Poíesis Pedagógica; 86-1082178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15672/9597Barros, Aparecida Maria Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-17T09:20:42ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS EM GOIÁS
title A EDUCAÇÃO FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS EM GOIÁS
spellingShingle A EDUCAÇÃO FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS EM GOIÁS
Barros, Aparecida Maria Almeida
title_short A EDUCAÇÃO FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS EM GOIÁS
title_full A EDUCAÇÃO FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS EM GOIÁS
title_fullStr A EDUCAÇÃO FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS EM GOIÁS
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS EM GOIÁS
title_sort A EDUCAÇÃO FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS EM GOIÁS
author Barros, Aparecida Maria Almeida
author_facet Barros, Aparecida Maria Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Aparecida Maria Almeida
description Neste estudo evidenciamos os vestígios da ação educativa das Escolas Paroquiais Franciscanas no Sudeste Goiano no que diz respeito à formação das educadoras nos primeiros anos de criação e funcionamento destas instituições (1944-1963). A orientação didático-pedagógica, bem como a superação das dificuldades, estruturava-se por meio da constituição de uma metodologia própria, adaptada às circunstâncias e ao meio onde as ações educativas se realizavam. Dentre as iniciativas de formação empreendidas pelas Irmãs Franciscanas de Allegany está a criação do Instituto Franciscano de Professoras, que resultou na composição de um acervo de obras, fontes e instruções destinadas à preparação do quadro interno de educadoras e evangelizadoras em Goiás.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15672
10.5216/rpp.v9i1.15672
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15672
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v9i1.15672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15672/9597
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/ipeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 1 (2011): Poíesis Pedagógica; 86-108
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086328870928384