A TEORIA DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DE HAYEK E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, João Wilson Savino
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pantoja, Florinaldo Carreteiro, Lucena, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19988
Resumo: Trata-se de um estudo histórico das relações entre o pensamento epistemológico de F. A. Von Hayek e sua influência nas políticas públicas para a educação implementadas no período do Governo Fernando Henrique Cardoso, com apoio na metodologia hermenêutico-dialética, entendida sob a concepção de Maria Cecília Minayo, como uma linha de pensamento afim à fenomenologia que desenvolve a reflexão sobre a realidade como trabalho de interpretação, de busca de sentido, mediante a decifração de suas expressões simbólicas, considerando sempre que o fundamento da realidade é a dialética e seus princípios. O foco do estudo é nos fatores que viabilizam a compreensão da retomada do neoliberalismo em um governo de base social-democrática, o objetivo é a análise das consequências dessa política econômica para a educação brasileira, e em especial para a formação de docentes das séries iniciais do ensino fundamental, e a conclusão é que a expansão do tecnicismo e da lógica de mercado sob o disfarce de socialdemocracia permitiu ao Governo FHC a reorganização do sistema de formação de professores sob os interesses do mercado, com resultados nefastos para a educação brasileira como um todo.
id UFG-9_b32f179255c54e2069246a47d7e37a74
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/19988
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling A TEORIA DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DE HAYEK E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHCTrata-se de um estudo histórico das relações entre o pensamento epistemológico de F. A. Von Hayek e sua influência nas políticas públicas para a educação implementadas no período do Governo Fernando Henrique Cardoso, com apoio na metodologia hermenêutico-dialética, entendida sob a concepção de Maria Cecília Minayo, como uma linha de pensamento afim à fenomenologia que desenvolve a reflexão sobre a realidade como trabalho de interpretação, de busca de sentido, mediante a decifração de suas expressões simbólicas, considerando sempre que o fundamento da realidade é a dialética e seus princípios. O foco do estudo é nos fatores que viabilizam a compreensão da retomada do neoliberalismo em um governo de base social-democrática, o objetivo é a análise das consequências dessa política econômica para a educação brasileira, e em especial para a formação de docentes das séries iniciais do ensino fundamental, e a conclusão é que a expansão do tecnicismo e da lógica de mercado sob o disfarce de socialdemocracia permitiu ao Governo FHC a reorganização do sistema de formação de professores sob os interesses do mercado, com resultados nefastos para a educação brasileira como um todo.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2012-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionimage/ipeghttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1998810.5216/rpp.v10i1.19988Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 1 (2012): Poíesis Pedagógica; 30-452178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19988/11557Carvalho, João Wilson SavinoPantoja, Florinaldo CarreteiroLucena, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-20T10:51:55ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv A TEORIA DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DE HAYEK E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHC
title A TEORIA DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DE HAYEK E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHC
spellingShingle A TEORIA DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DE HAYEK E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHC
Carvalho, João Wilson Savino
title_short A TEORIA DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DE HAYEK E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHC
title_full A TEORIA DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DE HAYEK E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHC
title_fullStr A TEORIA DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DE HAYEK E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHC
title_full_unstemmed A TEORIA DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DE HAYEK E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHC
title_sort A TEORIA DOS FENÔMENOS COMPLEXOS DE HAYEK E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO GOVERNO FHC
author Carvalho, João Wilson Savino
author_facet Carvalho, João Wilson Savino
Pantoja, Florinaldo Carreteiro
Lucena, Carlos
author_role author
author2 Pantoja, Florinaldo Carreteiro
Lucena, Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, João Wilson Savino
Pantoja, Florinaldo Carreteiro
Lucena, Carlos
description Trata-se de um estudo histórico das relações entre o pensamento epistemológico de F. A. Von Hayek e sua influência nas políticas públicas para a educação implementadas no período do Governo Fernando Henrique Cardoso, com apoio na metodologia hermenêutico-dialética, entendida sob a concepção de Maria Cecília Minayo, como uma linha de pensamento afim à fenomenologia que desenvolve a reflexão sobre a realidade como trabalho de interpretação, de busca de sentido, mediante a decifração de suas expressões simbólicas, considerando sempre que o fundamento da realidade é a dialética e seus princípios. O foco do estudo é nos fatores que viabilizam a compreensão da retomada do neoliberalismo em um governo de base social-democrática, o objetivo é a análise das consequências dessa política econômica para a educação brasileira, e em especial para a formação de docentes das séries iniciais do ensino fundamental, e a conclusão é que a expansão do tecnicismo e da lógica de mercado sob o disfarce de socialdemocracia permitiu ao Governo FHC a reorganização do sistema de formação de professores sob os interesses do mercado, com resultados nefastos para a educação brasileira como um todo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19988
10.5216/rpp.v10i1.19988
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19988
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v10i1.19988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19988/11557
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/ipeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 1 (2012): Poíesis Pedagógica; 30-45
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329307136000