A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17299 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar a possível contribuição dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu na formação e atuação pedagógica de docentes no Ensino Superior. Na perspectiva da pesquisa qualitativa para a coleta e análise dos dados recorremos a um amplo acervo de fontes bibliográficas e de documentos disponibilizados nos endereços eletrônicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objeto de estudo foi os cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Física, Engenharia Mecânica e Ciências da Saúde dessas universidades. As análises mostraram que uma formação pedagógica e didática sólida ainda está muito longe de ser efetivada em tais cursos, que afirmam formar pesquisadores e professores para a docência. |
id |
UFG-9_d2b680baa69995f1db9952c0cde69883 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/17299 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMGO presente estudo tem como objetivo analisar a possível contribuição dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu na formação e atuação pedagógica de docentes no Ensino Superior. Na perspectiva da pesquisa qualitativa para a coleta e análise dos dados recorremos a um amplo acervo de fontes bibliográficas e de documentos disponibilizados nos endereços eletrônicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objeto de estudo foi os cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Física, Engenharia Mecânica e Ciências da Saúde dessas universidades. As análises mostraram que uma formação pedagógica e didática sólida ainda está muito longe de ser efetivada em tais cursos, que afirmam formar pesquisadores e professores para a docência. Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2012-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1729910.5216/rpp.v9i2.17299Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 3-192178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17299/10386Oliveira, Hailton Barreiros deMoro, Leandro SilvaSantos, Patricia Peixoto dosSilva, Wellington dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-25T16:03:15ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG |
title |
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG Oliveira, Hailton Barreiros de |
title_short |
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG |
title_full |
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG |
title_sort |
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG |
author |
Oliveira, Hailton Barreiros de |
author_facet |
Oliveira, Hailton Barreiros de Moro, Leandro Silva Santos, Patricia Peixoto dos Silva, Wellington dos Reis |
author_role |
author |
author2 |
Moro, Leandro Silva Santos, Patricia Peixoto dos Silva, Wellington dos Reis |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Hailton Barreiros de Moro, Leandro Silva Santos, Patricia Peixoto dos Silva, Wellington dos Reis |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar a possível contribuição dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu na formação e atuação pedagógica de docentes no Ensino Superior. Na perspectiva da pesquisa qualitativa para a coleta e análise dos dados recorremos a um amplo acervo de fontes bibliográficas e de documentos disponibilizados nos endereços eletrônicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objeto de estudo foi os cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Física, Engenharia Mecânica e Ciências da Saúde dessas universidades. As análises mostraram que uma formação pedagógica e didática sólida ainda está muito longe de ser efetivada em tais cursos, que afirmam formar pesquisadores e professores para a docência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17299 10.5216/rpp.v9i2.17299 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17299 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v9i2.17299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17299/10386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 3-19 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329274630145 |