A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hailton Barreiros de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Moro, Leandro Silva, Santos, Patricia Peixoto dos, Silva, Wellington dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17299
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a possível contribuição dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu na formação e atuação pedagógica de docentes no Ensino Superior. Na perspectiva da pesquisa qualitativa para a coleta e análise dos dados recorremos a um amplo acervo de fontes bibliográficas e de documentos disponibilizados nos endereços eletrônicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objeto de estudo foi os cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Física, Engenharia Mecânica e Ciências da Saúde dessas universidades. As análises mostraram que uma formação pedagógica e didática sólida ainda está muito longe de ser efetivada em tais cursos, que afirmam formar pesquisadores e professores para a docência.
id UFG-9_d2b680baa69995f1db9952c0cde69883
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/17299
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMGO presente estudo tem como objetivo analisar a possível contribuição dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu na formação e atuação pedagógica de docentes no Ensino Superior. Na perspectiva da pesquisa qualitativa para a coleta e análise dos dados recorremos a um amplo acervo de fontes bibliográficas e de documentos disponibilizados nos endereços eletrônicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objeto de estudo foi os cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Física, Engenharia Mecânica e Ciências da Saúde dessas universidades. As análises mostraram que uma formação pedagógica e didática sólida ainda está muito longe de ser efetivada em tais cursos, que afirmam formar pesquisadores e professores para a docência. Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2012-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1729910.5216/rpp.v9i2.17299Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 3-192178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17299/10386Oliveira, Hailton Barreiros deMoro, Leandro SilvaSantos, Patricia Peixoto dosSilva, Wellington dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-25T16:03:15ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG
title A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG
spellingShingle A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG
Oliveira, Hailton Barreiros de
title_short A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG
title_full A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG
title_fullStr A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG
title_sort A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: OS CASOS UFU E UFMG
author Oliveira, Hailton Barreiros de
author_facet Oliveira, Hailton Barreiros de
Moro, Leandro Silva
Santos, Patricia Peixoto dos
Silva, Wellington dos Reis
author_role author
author2 Moro, Leandro Silva
Santos, Patricia Peixoto dos
Silva, Wellington dos Reis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Hailton Barreiros de
Moro, Leandro Silva
Santos, Patricia Peixoto dos
Silva, Wellington dos Reis
description O presente estudo tem como objetivo analisar a possível contribuição dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu na formação e atuação pedagógica de docentes no Ensino Superior. Na perspectiva da pesquisa qualitativa para a coleta e análise dos dados recorremos a um amplo acervo de fontes bibliográficas e de documentos disponibilizados nos endereços eletrônicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objeto de estudo foi os cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Física, Engenharia Mecânica e Ciências da Saúde dessas universidades. As análises mostraram que uma formação pedagógica e didática sólida ainda está muito longe de ser efetivada em tais cursos, que afirmam formar pesquisadores e professores para a docência.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17299
10.5216/rpp.v9i2.17299
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17299
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v9i2.17299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/17299/10386
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 9 n. 2 (2011): Poíesis Pedagógica; 3-19
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329274630145