FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÃO E REPRODUÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10523 |
Resumo: | Pela amplitude de seu objeto, os cursos de Pedagogia deveriam ter uma atuação mais ampla junto às licenciaturas, exercendo uma posição de vanguarda nas questões que dizem respeito à aprendizagem. As licenciaturas vêm se isolando entre fronteiras epistemológicas rígidas, diminuindo o espaço que, historicamente, era ocupado, entre elas, pelo profissional da educação. Como exemplo dessa distorção as didáticas especiais estão sendo ministradas sem que o licenciando tenha cursado a Didática Geral. Áreas pedagógicas como Sociologia e Filosofia da educação não têm a ênfase que deveriam ter nas licenciaturas e a Psicologia da Educação limita-se a poucas horas semanais. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÃO E REPRODUÇÃO Pela amplitude de seu objeto, os cursos de Pedagogia deveriam ter uma atuação mais ampla junto às licenciaturas, exercendo uma posição de vanguarda nas questões que dizem respeito à aprendizagem. As licenciaturas vêm se isolando entre fronteiras epistemológicas rígidas, diminuindo o espaço que, historicamente, era ocupado, entre elas, pelo profissional da educação. Como exemplo dessa distorção as didáticas especiais estão sendo ministradas sem que o licenciando tenha cursado a Didática Geral. Áreas pedagógicas como Sociologia e Filosofia da educação não têm a ênfase que deveriam ter nas licenciaturas e a Psicologia da Educação limita-se a poucas horas semanais.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1052310.5216/rpp.v2i2.10523Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 73-912178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10523/6993Cardoso, João Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-22T02:37:30ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
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