FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÃO E REPRODUÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, João Batista
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10523
Resumo: Pela amplitude de seu objeto, os cursos de Pedagogia deveriam ter uma atuação mais ampla junto às licenciaturas, exercendo uma posição de vanguarda nas questões que dizem respeito à aprendizagem. As licenciaturas vêm se isolando entre fronteiras epistemológicas rígidas, diminuindo o espaço que, historicamente, era ocupado, entre elas, pelo profissional da educação. Como exemplo dessa distorção as didáticas especiais estão sendo ministradas sem que o licenciando tenha cursado a Didática Geral. Áreas pedagógicas como Sociologia e Filosofia da educação não têm a ênfase que deveriam ter nas licenciaturas e a Psicologia da Educação limita-se a poucas horas semanais.
id UFG-9_d417bff6a76ccda243d5ef2a7b215915
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/10523
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÃO E REPRODUÇÃO Pela amplitude de seu objeto, os cursos de Pedagogia deveriam ter uma atuação mais ampla junto às licenciaturas, exercendo uma posição de vanguarda nas questões que dizem respeito à aprendizagem. As licenciaturas vêm se isolando entre fronteiras epistemológicas rígidas, diminuindo o espaço que, historicamente, era ocupado, entre elas, pelo profissional da educação. Como exemplo dessa distorção as didáticas especiais estão sendo ministradas sem que o licenciando tenha cursado a Didática Geral. Áreas pedagógicas como Sociologia e Filosofia da educação não têm a ênfase que deveriam ter nas licenciaturas e a Psicologia da Educação limita-se a poucas horas semanais.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1052310.5216/rpp.v2i2.10523Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 73-912178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10523/6993Cardoso, João Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-22T02:37:30ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÃO E REPRODUÇÃO
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÃO E REPRODUÇÃO
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÃO E REPRODUÇÃO
Cardoso, João Batista
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÃO E REPRODUÇÃO
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÃO E REPRODUÇÃO
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÃO E REPRODUÇÃO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÃO E REPRODUÇÃO
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRANSFORMAÇÃO E REPRODUÇÃO
author Cardoso, João Batista
author_facet Cardoso, João Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, João Batista
description Pela amplitude de seu objeto, os cursos de Pedagogia deveriam ter uma atuação mais ampla junto às licenciaturas, exercendo uma posição de vanguarda nas questões que dizem respeito à aprendizagem. As licenciaturas vêm se isolando entre fronteiras epistemológicas rígidas, diminuindo o espaço que, historicamente, era ocupado, entre elas, pelo profissional da educação. Como exemplo dessa distorção as didáticas especiais estão sendo ministradas sem que o licenciando tenha cursado a Didática Geral. Áreas pedagógicas como Sociologia e Filosofia da educação não têm a ênfase que deveriam ter nas licenciaturas e a Psicologia da Educação limita-se a poucas horas semanais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10523
10.5216/rpp.v2i2.10523
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10523
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v2i2.10523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10523/6993
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 73-91
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086328780750848