1. MAÇONARIA E EDUCAÇÃO ANGLICANA NO RIO GRANDE DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drey, Vinicius
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marcon, Telmo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/30727
Resumo: Resumo: O presente artigo, sobre os entremeios que influenciam a história da educação brasileira, apresenta a articulação entre a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e a Maçonaria, através de uma análise sobre a fundação e os primeiros anos de existência do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco de Erechim/RS, no início do século XX. O objetivo principal é analisar a imbricação entre essas duas importantes e seculares instituições que se unem em Erechim, através da escola Barão, para oferecer uma opção de ensino que se contrapunha ao ensino das instituições de orientação católica. Para isso, analisar-se-á a forte imbricação entre o clero anglicano, mantenedores da escola Barão do Rio Branco e seus discursos e ações frente ao desejo de transformações na sociedade do início do século passado. Verificar-se-á também que as ações pedagógicas da instituição foram pensadas para ofertar o ensino em classes mistas, com atividades físicas regulares (práticas inovadoras para o município e região), iluminadas pela intenção de propor uma alternativa de ensino que compactuasse com os preceitos maçônicos e anglicanos de construção de uma nova sociedade brasileira.
id UFG-9_e2ed5a2833301837eb0f8860ac68a755
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/30727
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling 1. MAÇONARIA E EDUCAÇÃO ANGLICANA NO RIO GRANDE DO SULResumo: O presente artigo, sobre os entremeios que influenciam a história da educação brasileira, apresenta a articulação entre a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e a Maçonaria, através de uma análise sobre a fundação e os primeiros anos de existência do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco de Erechim/RS, no início do século XX. O objetivo principal é analisar a imbricação entre essas duas importantes e seculares instituições que se unem em Erechim, através da escola Barão, para oferecer uma opção de ensino que se contrapunha ao ensino das instituições de orientação católica. Para isso, analisar-se-á a forte imbricação entre o clero anglicano, mantenedores da escola Barão do Rio Branco e seus discursos e ações frente ao desejo de transformações na sociedade do início do século passado. Verificar-se-á também que as ações pedagógicas da instituição foram pensadas para ofertar o ensino em classes mistas, com atividades físicas regulares (práticas inovadoras para o município e região), iluminadas pela intenção de propor uma alternativa de ensino que compactuasse com os preceitos maçônicos e anglicanos de construção de uma nova sociedade brasileira.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2018-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/3072710.5216/rpp.v12i2.30727Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 2 (2014): Poíesis Pedagógica2178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGCopyright (c) 2018 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDrey, ViniciusMarcon, Telmo2018-07-26T11:21:58ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv 1. MAÇONARIA E EDUCAÇÃO ANGLICANA NO RIO GRANDE DO SUL
title 1. MAÇONARIA E EDUCAÇÃO ANGLICANA NO RIO GRANDE DO SUL
spellingShingle 1. MAÇONARIA E EDUCAÇÃO ANGLICANA NO RIO GRANDE DO SUL
Drey, Vinicius
title_short 1. MAÇONARIA E EDUCAÇÃO ANGLICANA NO RIO GRANDE DO SUL
title_full 1. MAÇONARIA E EDUCAÇÃO ANGLICANA NO RIO GRANDE DO SUL
title_fullStr 1. MAÇONARIA E EDUCAÇÃO ANGLICANA NO RIO GRANDE DO SUL
title_full_unstemmed 1. MAÇONARIA E EDUCAÇÃO ANGLICANA NO RIO GRANDE DO SUL
title_sort 1. MAÇONARIA E EDUCAÇÃO ANGLICANA NO RIO GRANDE DO SUL
author Drey, Vinicius
author_facet Drey, Vinicius
Marcon, Telmo
author_role author
author2 Marcon, Telmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Drey, Vinicius
Marcon, Telmo
description Resumo: O presente artigo, sobre os entremeios que influenciam a história da educação brasileira, apresenta a articulação entre a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e a Maçonaria, através de uma análise sobre a fundação e os primeiros anos de existência do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco de Erechim/RS, no início do século XX. O objetivo principal é analisar a imbricação entre essas duas importantes e seculares instituições que se unem em Erechim, através da escola Barão, para oferecer uma opção de ensino que se contrapunha ao ensino das instituições de orientação católica. Para isso, analisar-se-á a forte imbricação entre o clero anglicano, mantenedores da escola Barão do Rio Branco e seus discursos e ações frente ao desejo de transformações na sociedade do início do século passado. Verificar-se-á também que as ações pedagógicas da instituição foram pensadas para ofertar o ensino em classes mistas, com atividades físicas regulares (práticas inovadoras para o município e região), iluminadas pela intenção de propor uma alternativa de ensino que compactuasse com os preceitos maçônicos e anglicanos de construção de uma nova sociedade brasileira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/30727
10.5216/rpp.v12i2.30727
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/30727
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v12i2.30727
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 12 n. 2 (2014): Poíesis Pedagógica
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329403604992