UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10522
Resumo: Este artigo se propõe a um estudo acerca do surgimento das escolas como parte da gênese da profissão docente, considerando que ela se tornou o “locus” da atuação dos professores, quando progressivamente outros espaços foram sendo destituídos desse sentido, em função do espaço escolar. A seguir, apresentamos uma análise da estatização e da profissionalização docente, especialmente relacionada à formação e às práticas dos professores, no Brasil,  particularmente na segunda metade do século XIX.
id UFG-9_e987af0f1f5dd76753c0890c952bc5cd
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10522
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE Este artigo se propõe a um estudo acerca do surgimento das escolas como parte da gênese da profissão docente, considerando que ela se tornou o “locus” da atuação dos professores, quando progressivamente outros espaços foram sendo destituídos desse sentido, em função do espaço escolar. A seguir, apresentamos uma análise da estatização e da profissionalização docente, especialmente relacionada à formação e às práticas dos professores, no Brasil,  particularmente na segunda metade do século XIX.Universidade Federal de Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1052210.5216/rpp.v2i2.10522Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 56-722178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10522/6992Vasconcelos, Maria Celi Chavesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-21T23:37:30Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10522Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-07-21T23:37:30Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE
title UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE
Vasconcelos, Maria Celi Chaves
title_short UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE
title_full UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE
title_sort UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE
author Vasconcelos, Maria Celi Chaves
author_facet Vasconcelos, Maria Celi Chaves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Maria Celi Chaves
description Este artigo se propõe a um estudo acerca do surgimento das escolas como parte da gênese da profissão docente, considerando que ela se tornou o “locus” da atuação dos professores, quando progressivamente outros espaços foram sendo destituídos desse sentido, em função do espaço escolar. A seguir, apresentamos uma análise da estatização e da profissionalização docente, especialmente relacionada à formação e às práticas dos professores, no Brasil,  particularmente na segunda metade do século XIX.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10522
10.5216/rpp.v2i2.10522
url https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10522
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v2i2.10522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10522/6992
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 56-72
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com
_version_ 1799875033384878080