UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10522 |
Resumo: | Este artigo se propõe a um estudo acerca do surgimento das escolas como parte da gênese da profissão docente, considerando que ela se tornou o “locus” da atuação dos professores, quando progressivamente outros espaços foram sendo destituídos desse sentido, em função do espaço escolar. A seguir, apresentamos uma análise da estatização e da profissionalização docente, especialmente relacionada à formação e às práticas dos professores, no Brasil, particularmente na segunda metade do século XIX. |
id |
UFG-9_e987af0f1f5dd76753c0890c952bc5cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10522 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE Este artigo se propõe a um estudo acerca do surgimento das escolas como parte da gênese da profissão docente, considerando que ela se tornou o “locus” da atuação dos professores, quando progressivamente outros espaços foram sendo destituídos desse sentido, em função do espaço escolar. A seguir, apresentamos uma análise da estatização e da profissionalização docente, especialmente relacionada à formação e às práticas dos professores, no Brasil, particularmente na segunda metade do século XIX.Universidade Federal de Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1052210.5216/rpp.v2i2.10522Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 56-722178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10522/6992Vasconcelos, Maria Celi Chavesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-21T23:37:30Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10522Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-07-21T23:37:30Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE |
title |
UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE |
spellingShingle |
UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE Vasconcelos, Maria Celi Chaves |
title_short |
UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE |
title_full |
UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE |
title_fullStr |
UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE |
title_sort |
UM ESTUDO SOBRE A GÊNESE DA PROFISSÃO DOCENTE |
author |
Vasconcelos, Maria Celi Chaves |
author_facet |
Vasconcelos, Maria Celi Chaves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Maria Celi Chaves |
description |
Este artigo se propõe a um estudo acerca do surgimento das escolas como parte da gênese da profissão docente, considerando que ela se tornou o “locus” da atuação dos professores, quando progressivamente outros espaços foram sendo destituídos desse sentido, em função do espaço escolar. A seguir, apresentamos uma análise da estatização e da profissionalização docente, especialmente relacionada à formação e às práticas dos professores, no Brasil, particularmente na segunda metade do século XIX. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10522 10.5216/rpp.v2i2.10522 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10522 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v2i2.10522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10522/6992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 56-72 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com |
_version_ |
1799875033384878080 |