EDUCAÇÃO CONTINUADA: UM IMPERATIVO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sueli Menezes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10520
Resumo: Com o objetivo de conhecer as ações das instituições escolares municipais no  que se refere à construção de sua autonomia, através de pesquisa participante, buscou-se identificar posicionamentos dos profissionais da educação, o embasamento teórico e o apoio legal que fundamentam as ações dos agentes educativos. Os resultados apontam para o desconhecimento das políticas educacionais por parte dos docentes, a falta de compreensão crítica da legislação educacional que, associado à falta de um coletivo escolar voltado para a superação destas limitações, conclui-se pela necessidade de educação continuada para os docentes como condição de compreensão crítica das políticas educacionais com vistas a decisões conscientes  de modo a escola ocupar seu espaço de autonomia e construir seu projeto de formação para a cidadania.
id UFG-9_f4781b9e15df5a2402b072f829654c4e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/10520
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO CONTINUADA: UM IMPERATIVO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS Com o objetivo de conhecer as ações das instituições escolares municipais no  que se refere à construção de sua autonomia, através de pesquisa participante, buscou-se identificar posicionamentos dos profissionais da educação, o embasamento teórico e o apoio legal que fundamentam as ações dos agentes educativos. Os resultados apontam para o desconhecimento das políticas educacionais por parte dos docentes, a falta de compreensão crítica da legislação educacional que, associado à falta de um coletivo escolar voltado para a superação destas limitações, conclui-se pela necessidade de educação continuada para os docentes como condição de compreensão crítica das políticas educacionais com vistas a decisões conscientes  de modo a escola ocupar seu espaço de autonomia e construir seu projeto de formação para a cidadania.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1052010.5216/rpp.v2i2.10520Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 25-382178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10520/6990Pereira, Sueli Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-22T02:37:30ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO CONTINUADA: UM IMPERATIVO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS
title EDUCAÇÃO CONTINUADA: UM IMPERATIVO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS
spellingShingle EDUCAÇÃO CONTINUADA: UM IMPERATIVO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS
Pereira, Sueli Menezes
title_short EDUCAÇÃO CONTINUADA: UM IMPERATIVO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS
title_full EDUCAÇÃO CONTINUADA: UM IMPERATIVO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS
title_fullStr EDUCAÇÃO CONTINUADA: UM IMPERATIVO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO CONTINUADA: UM IMPERATIVO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS
title_sort EDUCAÇÃO CONTINUADA: UM IMPERATIVO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS
author Pereira, Sueli Menezes
author_facet Pereira, Sueli Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sueli Menezes
description Com o objetivo de conhecer as ações das instituições escolares municipais no  que se refere à construção de sua autonomia, através de pesquisa participante, buscou-se identificar posicionamentos dos profissionais da educação, o embasamento teórico e o apoio legal que fundamentam as ações dos agentes educativos. Os resultados apontam para o desconhecimento das políticas educacionais por parte dos docentes, a falta de compreensão crítica da legislação educacional que, associado à falta de um coletivo escolar voltado para a superação destas limitações, conclui-se pela necessidade de educação continuada para os docentes como condição de compreensão crítica das políticas educacionais com vistas a decisões conscientes  de modo a escola ocupar seu espaço de autonomia e construir seu projeto de formação para a cidadania.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10520
10.5216/rpp.v2i2.10520
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10520
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v2i2.10520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10520/6990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 2 n. 2 (2004): Formação de Professores; 25-38
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086328777605120