LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adailton Silva, Antônio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araújo de Melo, Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24144
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da investigação das práticas de ensino de um professor de literatura em duas turmas de terceiro ano do ensino médio em Araguaína, estado do Tocantins. Uma das turmas era de escola pública, a outra de escola particular. A discussão foi fundamentada nas obras de Tzvetan Todorov (2009), Antoine Compagnon (2009), William Roberto Cereja (2005), Rildo Cosson (2009) e Ligia Chiappini M. Leite (1983). Dentre os resultados obtidos, enfatiza-se, por um lado, a constatação de que o ensino de literatura guarda estreita relação com exames de acesso a cursos universitários, além de um foco bastante intenso na literatura conhecida como clássica e os estudos serem realizados na perspectiva da historiografia literária. Por outro lado, apesar dos muitos estudos recentes apontarem para a existência de uma crise no ensino de literatura, pode-se verificar, pelo caso aqui focalizado, um ensino que valoriza a compreensão da obra segundo o contexto de sua produção, mas também para refletir sobre fatos contemporâneos e os relacionados com a realidade dos alunos.
id UFG-9_f6098c0e09c95c02e81386ed40e34c22
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/24144
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULARO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da investigação das práticas de ensino de um professor de literatura em duas turmas de terceiro ano do ensino médio em Araguaína, estado do Tocantins. Uma das turmas era de escola pública, a outra de escola particular. A discussão foi fundamentada nas obras de Tzvetan Todorov (2009), Antoine Compagnon (2009), William Roberto Cereja (2005), Rildo Cosson (2009) e Ligia Chiappini M. Leite (1983). Dentre os resultados obtidos, enfatiza-se, por um lado, a constatação de que o ensino de literatura guarda estreita relação com exames de acesso a cursos universitários, além de um foco bastante intenso na literatura conhecida como clássica e os estudos serem realizados na perspectiva da historiografia literária. Por outro lado, apesar dos muitos estudos recentes apontarem para a existência de uma crise no ensino de literatura, pode-se verificar, pelo caso aqui focalizado, um ensino que valoriza a compreensão da obra segundo o contexto de sua produção, mas também para refletir sobre fatos contemporâneos e os relacionados com a realidade dos alunos.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2414410.5216/rpp.v10i2.24144Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 2 (2012): Poíesis Pedagógica; 94-1082178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24144/14051Adailton Silva, AntônioAraújo de Melo, Márcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-12T13:59:15ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR
title LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR
spellingShingle LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR
Adailton Silva, Antônio
title_short LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR
title_full LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR
title_fullStr LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR
title_full_unstemmed LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR
title_sort LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR
author Adailton Silva, Antônio
author_facet Adailton Silva, Antônio
Araújo de Melo, Márcio
author_role author
author2 Araújo de Melo, Márcio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adailton Silva, Antônio
Araújo de Melo, Márcio
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da investigação das práticas de ensino de um professor de literatura em duas turmas de terceiro ano do ensino médio em Araguaína, estado do Tocantins. Uma das turmas era de escola pública, a outra de escola particular. A discussão foi fundamentada nas obras de Tzvetan Todorov (2009), Antoine Compagnon (2009), William Roberto Cereja (2005), Rildo Cosson (2009) e Ligia Chiappini M. Leite (1983). Dentre os resultados obtidos, enfatiza-se, por um lado, a constatação de que o ensino de literatura guarda estreita relação com exames de acesso a cursos universitários, além de um foco bastante intenso na literatura conhecida como clássica e os estudos serem realizados na perspectiva da historiografia literária. Por outro lado, apesar dos muitos estudos recentes apontarem para a existência de uma crise no ensino de literatura, pode-se verificar, pelo caso aqui focalizado, um ensino que valoriza a compreensão da obra segundo o contexto de sua produção, mas também para refletir sobre fatos contemporâneos e os relacionados com a realidade dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
AVALIADO PELOS PARES
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24144
10.5216/rpp.v10i2.24144
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24144
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v10i2.24144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24144/14051
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 2 (2012): Poíesis Pedagógica; 94-108
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329346981888