LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24144 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da investigação das práticas de ensino de um professor de literatura em duas turmas de terceiro ano do ensino médio em Araguaína, estado do Tocantins. Uma das turmas era de escola pública, a outra de escola particular. A discussão foi fundamentada nas obras de Tzvetan Todorov (2009), Antoine Compagnon (2009), William Roberto Cereja (2005), Rildo Cosson (2009) e Ligia Chiappini M. Leite (1983). Dentre os resultados obtidos, enfatiza-se, por um lado, a constatação de que o ensino de literatura guarda estreita relação com exames de acesso a cursos universitários, além de um foco bastante intenso na literatura conhecida como clássica e os estudos serem realizados na perspectiva da historiografia literária. Por outro lado, apesar dos muitos estudos recentes apontarem para a existência de uma crise no ensino de literatura, pode-se verificar, pelo caso aqui focalizado, um ensino que valoriza a compreensão da obra segundo o contexto de sua produção, mas também para refletir sobre fatos contemporâneos e os relacionados com a realidade dos alunos. |
id |
UFG-9_f6098c0e09c95c02e81386ed40e34c22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/24144 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULARO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da investigação das práticas de ensino de um professor de literatura em duas turmas de terceiro ano do ensino médio em Araguaína, estado do Tocantins. Uma das turmas era de escola pública, a outra de escola particular. A discussão foi fundamentada nas obras de Tzvetan Todorov (2009), Antoine Compagnon (2009), William Roberto Cereja (2005), Rildo Cosson (2009) e Ligia Chiappini M. Leite (1983). Dentre os resultados obtidos, enfatiza-se, por um lado, a constatação de que o ensino de literatura guarda estreita relação com exames de acesso a cursos universitários, além de um foco bastante intenso na literatura conhecida como clássica e os estudos serem realizados na perspectiva da historiografia literária. Por outro lado, apesar dos muitos estudos recentes apontarem para a existência de uma crise no ensino de literatura, pode-se verificar, pelo caso aqui focalizado, um ensino que valoriza a compreensão da obra segundo o contexto de sua produção, mas também para refletir sobre fatos contemporâneos e os relacionados com a realidade dos alunos.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAVALIADO PELOS PARESapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2414410.5216/rpp.v10i2.24144Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 2 (2012): Poíesis Pedagógica; 94-1082178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24144/14051Adailton Silva, AntônioAraújo de Melo, Márcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-12T13:59:15ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR |
title |
LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR |
spellingShingle |
LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR Adailton Silva, Antônio |
title_short |
LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR |
title_full |
LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR |
title_fullStr |
LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR |
title_full_unstemmed |
LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR |
title_sort |
LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR |
author |
Adailton Silva, Antônio |
author_facet |
Adailton Silva, Antônio Araújo de Melo, Márcio |
author_role |
author |
author2 |
Araújo de Melo, Márcio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adailton Silva, Antônio Araújo de Melo, Márcio |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da investigação das práticas de ensino de um professor de literatura em duas turmas de terceiro ano do ensino médio em Araguaína, estado do Tocantins. Uma das turmas era de escola pública, a outra de escola particular. A discussão foi fundamentada nas obras de Tzvetan Todorov (2009), Antoine Compagnon (2009), William Roberto Cereja (2005), Rildo Cosson (2009) e Ligia Chiappini M. Leite (1983). Dentre os resultados obtidos, enfatiza-se, por um lado, a constatação de que o ensino de literatura guarda estreita relação com exames de acesso a cursos universitários, além de um foco bastante intenso na literatura conhecida como clássica e os estudos serem realizados na perspectiva da historiografia literária. Por outro lado, apesar dos muitos estudos recentes apontarem para a existência de uma crise no ensino de literatura, pode-se verificar, pelo caso aqui focalizado, um ensino que valoriza a compreensão da obra segundo o contexto de sua produção, mas também para refletir sobre fatos contemporâneos e os relacionados com a realidade dos alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion AVALIADO PELOS PARES |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24144 10.5216/rpp.v10i2.24144 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24144 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v10i2.24144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24144/14051 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 10 n. 2 (2012): Poíesis Pedagógica; 94-108 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086329346981888 |