ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Bruna Piau
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Abreu-Bernardes, Sueli Teresinha de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29577
Resumo: Este texto delineia os resultados de um subprojeto em andamento, “O ‘ser professor’ na literatura produzida nos programas de pós-graduação em educação da Região Centro-Oeste”, que se integra à Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste – REDECENTRO. Seu objetivo é apresentar e discutir dados da análise de duas dissertações de mestrado que tiveram como foco o professor de educação básica. A pesquisa caracteriza-se como um estudo do estado da arte e, como tal, as produções são investigadas em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento uma ficha de análise desenvolvida especificamente para esse estudo. São apresentados, igualmente, alguns dados de outros programas de pós-graduação, parceiros da mesma Rede, relativos a período anterior a esse estudo, com o intuito de possibilitar uma aproximação comparativa. O estudo desenvolve-se, entre outros, com aportes de Guimarães (2004) e Silveira et al (2011). Os dados analisados revelam uma concepção crítica de professor, alcançados por meio de uma aproximação ao método histórico-crítico, com fundamentos na história oral e aporte em autores contemporâneos. O processo investigativo até aqui construído exigiu muito mais do que a análise descritiva das dissertações, pois foi necessário compreender sua metodologia de elaboração.
id UFG-9_f7f616e31125ac18aaee54d6ed8b519c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/29577
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-OESTE BRASILEIROEste texto delineia os resultados de um subprojeto em andamento, “O ‘ser professor’ na literatura produzida nos programas de pós-graduação em educação da Região Centro-Oeste”, que se integra à Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste – REDECENTRO. Seu objetivo é apresentar e discutir dados da análise de duas dissertações de mestrado que tiveram como foco o professor de educação básica. A pesquisa caracteriza-se como um estudo do estado da arte e, como tal, as produções são investigadas em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento uma ficha de análise desenvolvida especificamente para esse estudo. São apresentados, igualmente, alguns dados de outros programas de pós-graduação, parceiros da mesma Rede, relativos a período anterior a esse estudo, com o intuito de possibilitar uma aproximação comparativa. O estudo desenvolve-se, entre outros, com aportes de Guimarães (2004) e Silveira et al (2011). Os dados analisados revelam uma concepção crítica de professor, alcançados por meio de uma aproximação ao método histórico-crítico, com fundamentos na história oral e aporte em autores contemporâneos. O processo investigativo até aqui construído exigiu muito mais do que a análise descritiva das dissertações, pois foi necessário compreender sua metodologia de elaboração.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2014-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/2957710.5216/rpp.v11i2.29577Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 2 (2013): Poíesis Pedagógica; 3-182178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29577/16409Reis, Bruna PiauAbreu-Bernardes, Sueli Teresinha deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-29T17:44:58ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
title ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
spellingShingle ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
Reis, Bruna Piau
title_short ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
title_full ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
title_fullStr ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
title_full_unstemmed ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
title_sort ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
author Reis, Bruna Piau
author_facet Reis, Bruna Piau
Abreu-Bernardes, Sueli Teresinha de
author_role author
author2 Abreu-Bernardes, Sueli Teresinha de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Bruna Piau
Abreu-Bernardes, Sueli Teresinha de
description Este texto delineia os resultados de um subprojeto em andamento, “O ‘ser professor’ na literatura produzida nos programas de pós-graduação em educação da Região Centro-Oeste”, que se integra à Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste – REDECENTRO. Seu objetivo é apresentar e discutir dados da análise de duas dissertações de mestrado que tiveram como foco o professor de educação básica. A pesquisa caracteriza-se como um estudo do estado da arte e, como tal, as produções são investigadas em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento uma ficha de análise desenvolvida especificamente para esse estudo. São apresentados, igualmente, alguns dados de outros programas de pós-graduação, parceiros da mesma Rede, relativos a período anterior a esse estudo, com o intuito de possibilitar uma aproximação comparativa. O estudo desenvolve-se, entre outros, com aportes de Guimarães (2004) e Silveira et al (2011). Os dados analisados revelam uma concepção crítica de professor, alcançados por meio de uma aproximação ao método histórico-crítico, com fundamentos na história oral e aporte em autores contemporâneos. O processo investigativo até aqui construído exigiu muito mais do que a análise descritiva das dissertações, pois foi necessário compreender sua metodologia de elaboração.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29577
10.5216/rpp.v11i2.29577
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29577
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v11i2.29577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29577/16409
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 11 n. 2 (2013): Poíesis Pedagógica; 3-18
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329385779200