A PEDAGOGIA KANTIANA: O SUJEITO MORAL COMO FOCO DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Samira da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55601
Resumo: O presente estudo tem como objetivo fazer uma breve análise acerca do sujeito moral como parte central da educação segundo Kant. Para o filósofo alemão, a educação está intimamente relacionada com a moral, haja vista que o homem não nasce com ela em si, todavia, torna-se moral através da educação, mas, para um maior entendimento dessas questões é, antes de tudo, necessária uma breve exposição sobre o período histórico-cultural em que viveu Kant, o Iluminismo.            Dessa forma, o principal papel da educação é aguçar no aluno o seu juízo, juntamente com a prática de uma pedagogia fundamentada no imperativo categórico que, através da razão crítica, coaduna a esfera do particular com o geral numa mesma disposição, isso tudo, no entanto, sem esquecer o fato de que a razão não deve dispensar um forte exame sobre seus limites e possibilidades, haja vista a preocupação de Kant com o que se refere às fronteiras da própria razão, questão fundamental no período maduro de sua filosofia.
id UFG-9_f87709a23f38ea9b27f5cae7c0dfe94a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55601
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA KANTIANA: O SUJEITO MORAL COMO FOCO DA EDUCAÇÃOO presente estudo tem como objetivo fazer uma breve análise acerca do sujeito moral como parte central da educação segundo Kant. Para o filósofo alemão, a educação está intimamente relacionada com a moral, haja vista que o homem não nasce com ela em si, todavia, torna-se moral através da educação, mas, para um maior entendimento dessas questões é, antes de tudo, necessária uma breve exposição sobre o período histórico-cultural em que viveu Kant, o Iluminismo.            Dessa forma, o principal papel da educação é aguçar no aluno o seu juízo, juntamente com a prática de uma pedagogia fundamentada no imperativo categórico que, através da razão crítica, coaduna a esfera do particular com o geral numa mesma disposição, isso tudo, no entanto, sem esquecer o fato de que a razão não deve dispensar um forte exame sobre seus limites e possibilidades, haja vista a preocupação de Kant com o que se refere às fronteiras da própria razão, questão fundamental no período maduro de sua filosofia.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2019-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/5560110.5216/rpp.v16i2.55601Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 2 (2018): Poíesis Pedagógica; 3-142178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55601/27080Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCerqueira, Samira da SilvaPagotto-Euzebio, Marcos Sidnei2019-01-22T09:53:04ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA KANTIANA: O SUJEITO MORAL COMO FOCO DA EDUCAÇÃO
title A PEDAGOGIA KANTIANA: O SUJEITO MORAL COMO FOCO DA EDUCAÇÃO
spellingShingle A PEDAGOGIA KANTIANA: O SUJEITO MORAL COMO FOCO DA EDUCAÇÃO
Cerqueira, Samira da Silva
title_short A PEDAGOGIA KANTIANA: O SUJEITO MORAL COMO FOCO DA EDUCAÇÃO
title_full A PEDAGOGIA KANTIANA: O SUJEITO MORAL COMO FOCO DA EDUCAÇÃO
title_fullStr A PEDAGOGIA KANTIANA: O SUJEITO MORAL COMO FOCO DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA KANTIANA: O SUJEITO MORAL COMO FOCO DA EDUCAÇÃO
title_sort A PEDAGOGIA KANTIANA: O SUJEITO MORAL COMO FOCO DA EDUCAÇÃO
author Cerqueira, Samira da Silva
author_facet Cerqueira, Samira da Silva
Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei
author_role author
author2 Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Samira da Silva
Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei
description O presente estudo tem como objetivo fazer uma breve análise acerca do sujeito moral como parte central da educação segundo Kant. Para o filósofo alemão, a educação está intimamente relacionada com a moral, haja vista que o homem não nasce com ela em si, todavia, torna-se moral através da educação, mas, para um maior entendimento dessas questões é, antes de tudo, necessária uma breve exposição sobre o período histórico-cultural em que viveu Kant, o Iluminismo.            Dessa forma, o principal papel da educação é aguçar no aluno o seu juízo, juntamente com a prática de uma pedagogia fundamentada no imperativo categórico que, através da razão crítica, coaduna a esfera do particular com o geral numa mesma disposição, isso tudo, no entanto, sem esquecer o fato de que a razão não deve dispensar um forte exame sobre seus limites e possibilidades, haja vista a preocupação de Kant com o que se refere às fronteiras da própria razão, questão fundamental no período maduro de sua filosofia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55601
10.5216/rpp.v16i2.55601
url https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55601
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i2.55601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/55601/27080
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 16 n. 2 (2018): Poíesis Pedagógica; 3-14
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733086329842958336