Produtividade de híbridos de milho na safrinha em Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perin, Adriano
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Guareschi, Roni Fernandes, Junior, H. R. Silva, Silva, Adoniran, Azevedo, Watson Rogerio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/396
Resumo: São escassos trabalhos na literatura que reportem acerca do desempenho agronômico de híbridos de milho em condições de safrinha na região dos cerrados. O objetivo do trabalho foi avaliar as características da espiga e produtividade de diferentes híbridos de milho em condições de safrinha no sudoeste goiano. Foram cultivados oito ha de milho safrinha, entre o período de janeiro a junho de 2007. O experimento constou de quatro diferentes híbridos de milho: DG 213 Turbo, DG 501, DG 601 Elite e P30K75. Foram cultivados 2 ha para cada híbrido. Avaliou-se o comprimento, diâmetro, peso da espiga, peso de 100 grãos e produtividade de grãos de milho (kg ha-1). Foi verificado que os híbridos não apresentaram efeito diferenciado nas variáveis comprimento e diâmetro da espiga. Quanto ao peso de espiga, foi verificado que os híbridos DG 601 elite e P30K75 se destacaram, sendo superiores aos demais. Nas condições deste experimento, o híbrido DG 601 elite apresenta maior produtividade de grãos e espigas mais pesadas quando submetido ao cultivo em safrinha no cerrado. Os híbridos simples apresentaram maior peso de espigas, peso de 100 grãos e produtividade, quando comparado aos materiais com menor variabilidade genética.  
id UFGD-10_16c5b21344267897a238adce662e05a1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/396
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Produtividade de híbridos de milho na safrinha em GoiásZea mays L.produção de grãosvariabilidade genética São escassos trabalhos na literatura que reportem acerca do desempenho agronômico de híbridos de milho em condições de safrinha na região dos cerrados. O objetivo do trabalho foi avaliar as características da espiga e produtividade de diferentes híbridos de milho em condições de safrinha no sudoeste goiano. Foram cultivados oito ha de milho safrinha, entre o período de janeiro a junho de 2007. O experimento constou de quatro diferentes híbridos de milho: DG 213 Turbo, DG 501, DG 601 Elite e P30K75. Foram cultivados 2 ha para cada híbrido. Avaliou-se o comprimento, diâmetro, peso da espiga, peso de 100 grãos e produtividade de grãos de milho (kg ha-1). Foi verificado que os híbridos não apresentaram efeito diferenciado nas variáveis comprimento e diâmetro da espiga. Quanto ao peso de espiga, foi verificado que os híbridos DG 601 elite e P30K75 se destacaram, sendo superiores aos demais. Nas condições deste experimento, o híbrido DG 601 elite apresenta maior produtividade de grãos e espigas mais pesadas quando submetido ao cultivo em safrinha no cerrado. Os híbridos simples apresentaram maior peso de espigas, peso de 100 grãos e produtividade, quando comparado aos materiais com menor variabilidade genética.  Editora UFGD2009-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/396Agrarian; v. 2 n. 3 (2009); 19-28Agrarian Journal; Vol. 2 No. 3 (2009); 19-281984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/396/306Perin, AdrianoGuareschi, Roni FernandesJunior, H. R. SilvaSilva, AdoniranAzevedo, Watson Rogerioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T09:09:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/396Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2018-06-11T09:09:42Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Produtividade de híbridos de milho na safrinha em Goiás
title Produtividade de híbridos de milho na safrinha em Goiás
spellingShingle Produtividade de híbridos de milho na safrinha em Goiás
Perin, Adriano
Zea mays L.
produção de grãos
variabilidade genética
title_short Produtividade de híbridos de milho na safrinha em Goiás
title_full Produtividade de híbridos de milho na safrinha em Goiás
title_fullStr Produtividade de híbridos de milho na safrinha em Goiás
title_full_unstemmed Produtividade de híbridos de milho na safrinha em Goiás
title_sort Produtividade de híbridos de milho na safrinha em Goiás
author Perin, Adriano
author_facet Perin, Adriano
Guareschi, Roni Fernandes
Junior, H. R. Silva
Silva, Adoniran
Azevedo, Watson Rogerio
author_role author
author2 Guareschi, Roni Fernandes
Junior, H. R. Silva
Silva, Adoniran
Azevedo, Watson Rogerio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perin, Adriano
Guareschi, Roni Fernandes
Junior, H. R. Silva
Silva, Adoniran
Azevedo, Watson Rogerio
dc.subject.por.fl_str_mv Zea mays L.
produção de grãos
variabilidade genética
topic Zea mays L.
produção de grãos
variabilidade genética
description São escassos trabalhos na literatura que reportem acerca do desempenho agronômico de híbridos de milho em condições de safrinha na região dos cerrados. O objetivo do trabalho foi avaliar as características da espiga e produtividade de diferentes híbridos de milho em condições de safrinha no sudoeste goiano. Foram cultivados oito ha de milho safrinha, entre o período de janeiro a junho de 2007. O experimento constou de quatro diferentes híbridos de milho: DG 213 Turbo, DG 501, DG 601 Elite e P30K75. Foram cultivados 2 ha para cada híbrido. Avaliou-se o comprimento, diâmetro, peso da espiga, peso de 100 grãos e produtividade de grãos de milho (kg ha-1). Foi verificado que os híbridos não apresentaram efeito diferenciado nas variáveis comprimento e diâmetro da espiga. Quanto ao peso de espiga, foi verificado que os híbridos DG 601 elite e P30K75 se destacaram, sendo superiores aos demais. Nas condições deste experimento, o híbrido DG 601 elite apresenta maior produtividade de grãos e espigas mais pesadas quando submetido ao cultivo em safrinha no cerrado. Os híbridos simples apresentaram maior peso de espigas, peso de 100 grãos e produtividade, quando comparado aos materiais com menor variabilidade genética.  
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/396
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/396/306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 2 n. 3 (2009); 19-28
Agrarian Journal; Vol. 2 No. 3 (2009); 19-28
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205855693733888