Desempenho logístico do transporte dos grãos brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Agrarian (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/9216 |
Resumo: | Apesar dos avanços significativos na agricultura brasileira, os custos logísticos, especialmente com transporte e armazenamento, ainda são as principais barreiras que limitam o potencial do agronegócio brasileiro. Este estudo analisa a eficiência logística das principais rotas de escoamento para exportação do milho brasileiro dos principais estados produtores aos principais portos do Brasil. Para isso, desenvolvemos um sistema de medição de desempenho baseado no Balanced Scorecard (BSC), usando modelo de quatro dimensões para análise de eficiência: financeira, cliente, processos internos do negócio e aprendizado/crescimento. Calculamos a eficiência das principais rotas usando a Análise de Envoltória de Dados (DEA). Nossos resultados sugerem que as rotas do Estado de Mato Grosso com destino ao o porto de Santarém no Estado do Pará, utilizando um sistema de transporte intermodal via hidrovia, foram as rotas mais eficientes em três dos quatro critérios avaliados. Posteriormente, analisamos a eficiência relativa de todas as principais rotas brasileiras com base nos quatro critérios, estabelecendo um ranking de eficiência, e ainda, desenvolvemos um modelo padrão capaz de para avaliar outros sistemas logísticos para diferentes commodities agrícolas. |
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Desempenho logístico do transporte dos grãos brasileirosThe logistic performance of Brazilian grains transportationAnálise de Desempenho. Índice Logístico. Agronegócio.Performance Analysis. Logistics Index. Agribusiness.Apesar dos avanços significativos na agricultura brasileira, os custos logísticos, especialmente com transporte e armazenamento, ainda são as principais barreiras que limitam o potencial do agronegócio brasileiro. Este estudo analisa a eficiência logística das principais rotas de escoamento para exportação do milho brasileiro dos principais estados produtores aos principais portos do Brasil. Para isso, desenvolvemos um sistema de medição de desempenho baseado no Balanced Scorecard (BSC), usando modelo de quatro dimensões para análise de eficiência: financeira, cliente, processos internos do negócio e aprendizado/crescimento. Calculamos a eficiência das principais rotas usando a Análise de Envoltória de Dados (DEA). Nossos resultados sugerem que as rotas do Estado de Mato Grosso com destino ao o porto de Santarém no Estado do Pará, utilizando um sistema de transporte intermodal via hidrovia, foram as rotas mais eficientes em três dos quatro critérios avaliados. Posteriormente, analisamos a eficiência relativa de todas as principais rotas brasileiras com base nos quatro critérios, estabelecendo um ranking de eficiência, e ainda, desenvolvemos um modelo padrão capaz de para avaliar outros sistemas logísticos para diferentes commodities agrícolas.Despite significant advances in the Brazilian agriculture, the logistics costs, especially with transport and storage, are still the main barriers that limit the potential of the Brazilian agribusiness. This study analyzes the logistics efficiency of the main flow routes for Brazil’s corn exports from the major producing states to the main ports of Brazil. For this purpose, we develop a performance measurement system based on the Balanced Scorecard (BSC) using a model with four dimensions for efficiency analysis: financial, customer, internal business processes, and learning/growth. We calculate the efficiency of the main routes using the Data Envelopment Analysis (DEA). Our results suggest that the routes from Mato Grosso state to Santarem port using a road-waterway intermodal transport system were the most efficient on three of the four criteria. Thereafter, we analyze the relative efficiency of all main Brazilian routes based on the four criteria, establishing the efficiency ranking, and further, developing a standard model to evaluate other logistic systems for different agricultural commodities.Editora UFGD2019-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/921610.30612/agrarian.v12i46.9216Agrarian; v. 12 n. 46 (2019); 521-527Agrarian Journal; Vol. 12 No. 46 (2019); 521-5271984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDenghttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/9216/5592Copyright (c) 2019 Agrarianinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Andréa Leda Ramos deCicolin, Lucas de Oliveira MeloFilassi, Monique2020-04-16T10:55:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9216Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2020-04-16T10:55:53Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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