Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Concenço, Germani
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Motta, Ivo de Sá, Correia, Igor Vinicius Talhari, Silva, Francieli Moreira, Salomão, Gisele Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1846
Resumo: Objetivou-se com este estudo avaliar a composição, nível de ocorrência, diversidade de espécies e semelhança de infestação por plantas espontâneas, em sistemas agroecológicos. O experimento foi instalado em condições de campo, na Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira, no Município de Ivinhema-MS, constando do cultivo de café solteiro ou em consórcio com bananeiras. A implantação dos cultivos ocorreu em meados de 2009, e as avaliações de ocorrência de plantas espontâneas foram realizadas após três anos de manejo do sistema, no verão de 2012. Foram avaliadas a ocorrência e a composição da flora infestante em ambos os sistemas, em pleno verão, sendo quantificados a abundância, a frequência, a dominância e o valor de importância de cada espécie espontânea ocorrente. A diversidade de espécies vegetais foi estimada para cada sistema pelos índices de Simpson e de Shannon-Weiner, e os sistemas de cultivo foram ainda comparados pelo coeficiente binário assimétrico de similaridade de Jaccard. Os sistemas de cultivo diferiram quanto ao nível de infestação absoluta, e as espécies infestantes ocorrentes e sua importância no sistema também diferiram entre os sistemas de cultivo. A incidência de espécies espontâneas no consórcio de cafeeiro com bananeiras correspondeu a 17% do número de plantas e 6,5% da massa seca acumulada pelas plantas do observado no cultivo solteiro. O sombreamento proporcionado pela bananeira em consórcio com cafeeiro mostra-se como manejo cultural eficiente na supressão de plantas espontâneas.
id UFGD-10_3eab95ed368dbf8660e7d701001a289f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1846
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológicoinfestaçãoconsórciosfitossociologiaObjetivou-se com este estudo avaliar a composição, nível de ocorrência, diversidade de espécies e semelhança de infestação por plantas espontâneas, em sistemas agroecológicos. O experimento foi instalado em condições de campo, na Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira, no Município de Ivinhema-MS, constando do cultivo de café solteiro ou em consórcio com bananeiras. A implantação dos cultivos ocorreu em meados de 2009, e as avaliações de ocorrência de plantas espontâneas foram realizadas após três anos de manejo do sistema, no verão de 2012. Foram avaliadas a ocorrência e a composição da flora infestante em ambos os sistemas, em pleno verão, sendo quantificados a abundância, a frequência, a dominância e o valor de importância de cada espécie espontânea ocorrente. A diversidade de espécies vegetais foi estimada para cada sistema pelos índices de Simpson e de Shannon-Weiner, e os sistemas de cultivo foram ainda comparados pelo coeficiente binário assimétrico de similaridade de Jaccard. Os sistemas de cultivo diferiram quanto ao nível de infestação absoluta, e as espécies infestantes ocorrentes e sua importância no sistema também diferiram entre os sistemas de cultivo. A incidência de espécies espontâneas no consórcio de cafeeiro com bananeiras correspondeu a 17% do número de plantas e 6,5% da massa seca acumulada pelas plantas do observado no cultivo solteiro. O sombreamento proporcionado pela bananeira em consórcio com cafeeiro mostra-se como manejo cultural eficiente na supressão de plantas espontâneas.Editora UFGD2012-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1846Agrarian; v. 6 n. 19 (2013); 22-28Agrarian Journal; Vol. 6 No. 19 (2013); 22-281984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1846/1372Concenço, GermaniMotta, Ivo de SáCorreia, Igor Vinicius TalhariSilva, Francieli MoreiraSalomão, Gisele Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T09:23:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1846Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2018-06-11T09:23:31Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológico
title Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológico
spellingShingle Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológico
Concenço, Germani
infestação
consórcios
fitossociologia
title_short Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológico
title_full Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológico
title_fullStr Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológico
title_full_unstemmed Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológico
title_sort Infestação de plantas espontâneas em cafeeiro solteiro ou consorciado em sistema agroecológico
author Concenço, Germani
author_facet Concenço, Germani
Motta, Ivo de Sá
Correia, Igor Vinicius Talhari
Silva, Francieli Moreira
Salomão, Gisele Brito
author_role author
author2 Motta, Ivo de Sá
Correia, Igor Vinicius Talhari
Silva, Francieli Moreira
Salomão, Gisele Brito
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Concenço, Germani
Motta, Ivo de Sá
Correia, Igor Vinicius Talhari
Silva, Francieli Moreira
Salomão, Gisele Brito
dc.subject.por.fl_str_mv infestação
consórcios
fitossociologia
topic infestação
consórcios
fitossociologia
description Objetivou-se com este estudo avaliar a composição, nível de ocorrência, diversidade de espécies e semelhança de infestação por plantas espontâneas, em sistemas agroecológicos. O experimento foi instalado em condições de campo, na Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira, no Município de Ivinhema-MS, constando do cultivo de café solteiro ou em consórcio com bananeiras. A implantação dos cultivos ocorreu em meados de 2009, e as avaliações de ocorrência de plantas espontâneas foram realizadas após três anos de manejo do sistema, no verão de 2012. Foram avaliadas a ocorrência e a composição da flora infestante em ambos os sistemas, em pleno verão, sendo quantificados a abundância, a frequência, a dominância e o valor de importância de cada espécie espontânea ocorrente. A diversidade de espécies vegetais foi estimada para cada sistema pelos índices de Simpson e de Shannon-Weiner, e os sistemas de cultivo foram ainda comparados pelo coeficiente binário assimétrico de similaridade de Jaccard. Os sistemas de cultivo diferiram quanto ao nível de infestação absoluta, e as espécies infestantes ocorrentes e sua importância no sistema também diferiram entre os sistemas de cultivo. A incidência de espécies espontâneas no consórcio de cafeeiro com bananeiras correspondeu a 17% do número de plantas e 6,5% da massa seca acumulada pelas plantas do observado no cultivo solteiro. O sombreamento proporcionado pela bananeira em consórcio com cafeeiro mostra-se como manejo cultural eficiente na supressão de plantas espontâneas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1846
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1846/1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 6 n. 19 (2013); 22-28
Agrarian Journal; Vol. 6 No. 19 (2013); 22-28
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205856683589632