MANEJO DA IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO FEIJOEIRO: COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Arthur
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lopes, Adriano Silva, Oliveira, Gabriel Queiroz, França, Adriano, Silva, Luan Eudes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/3192
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do manejo da irrigação e da adubação nitrogenada de cobertura sobre os componentes de produtividade e eficiência no uso da água da cultura do feijoeiro. O experimento foi realizado em Aquidauana-MS, utilizando o cultivar de feijão pérola que foi semeado na época de inverno de 2011, em sistema de plantio direto. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados em parcelas subdivididas, composto por três manejos de irrigação (tanque Classe A - TCA, Hargreaves-Samani - HG e Penman-Monteith - PM) e quatro doses de adubação nitrogenada (0, 50, 100 e 150 kg ha-1). Foram avaliados a produtividade de grãos (PG), massa de 100 grãos (MCG), número de vagens por planta (NVP), número de grãos por planta (NGP), número de grãos por vagem (NGV) e a eficiência no uso da água (EUA) pela cultura. Para os métodos de manejo de irrigação foi utilizado teste de médias e Tukey a 5%; para as doses de adubação nitrogenada foram realizadas análises de regressão. Conclui-se que o cultivo do feijoeiro em sistema de plantio direto não é influenciado pelos manejos de irrigação quanto as variáveis PG, MCG, NGP, NVP e EUA. O manejo de irrigação TCA proporciona interação com as doses de nitrogênio para as variáveis PG, NVP, NGP e EUA, sendo que os maiores valores foram obtidos próximos a dose de 150 kg ha-1 e os menores valores foram obtidos com as doses estimadas próximas a 50 kg ha-1.
id UFGD-10_7dd145978495e2af5eec49ebe711dcfd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3192
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling MANEJO DA IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO FEIJOEIRO: COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA.evapotranspiraçãonitrogênioPenman-MonteithPhaseolus vulgaristanque Classe AO objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do manejo da irrigação e da adubação nitrogenada de cobertura sobre os componentes de produtividade e eficiência no uso da água da cultura do feijoeiro. O experimento foi realizado em Aquidauana-MS, utilizando o cultivar de feijão pérola que foi semeado na época de inverno de 2011, em sistema de plantio direto. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados em parcelas subdivididas, composto por três manejos de irrigação (tanque Classe A - TCA, Hargreaves-Samani - HG e Penman-Monteith - PM) e quatro doses de adubação nitrogenada (0, 50, 100 e 150 kg ha-1). Foram avaliados a produtividade de grãos (PG), massa de 100 grãos (MCG), número de vagens por planta (NVP), número de grãos por planta (NGP), número de grãos por vagem (NGV) e a eficiência no uso da água (EUA) pela cultura. Para os métodos de manejo de irrigação foi utilizado teste de médias e Tukey a 5%; para as doses de adubação nitrogenada foram realizadas análises de regressão. Conclui-se que o cultivo do feijoeiro em sistema de plantio direto não é influenciado pelos manejos de irrigação quanto as variáveis PG, MCG, NGP, NVP e EUA. O manejo de irrigação TCA proporciona interação com as doses de nitrogênio para as variáveis PG, NVP, NGP e EUA, sendo que os maiores valores foram obtidos próximos a dose de 150 kg ha-1 e os menores valores foram obtidos com as doses estimadas próximas a 50 kg ha-1.Editora UFGD2017-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/3192Agrarian; v. 9 n. 33 (2016); 263-273Agrarian Journal; Vol. 9 No. 33 (2016); 263-2731984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/3192/3665Copyright (c) 2017 Agrarianinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, ArthurLopes, Adriano SilvaOliveira, Gabriel QueirozFrança, AdrianoSilva, Luan Eudes2018-06-11T09:27:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3192Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2018-06-11T09:27:32Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv MANEJO DA IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO FEIJOEIRO: COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA.
title MANEJO DA IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO FEIJOEIRO: COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA.
spellingShingle MANEJO DA IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO FEIJOEIRO: COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA.
Pacheco, Arthur
evapotranspiração
nitrogênio
Penman-Monteith
Phaseolus vulgaris
tanque Classe A
title_short MANEJO DA IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO FEIJOEIRO: COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA.
title_full MANEJO DA IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO FEIJOEIRO: COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA.
title_fullStr MANEJO DA IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO FEIJOEIRO: COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA.
title_full_unstemmed MANEJO DA IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO FEIJOEIRO: COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA.
title_sort MANEJO DA IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO FEIJOEIRO: COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA.
author Pacheco, Arthur
author_facet Pacheco, Arthur
Lopes, Adriano Silva
Oliveira, Gabriel Queiroz
França, Adriano
Silva, Luan Eudes
author_role author
author2 Lopes, Adriano Silva
Oliveira, Gabriel Queiroz
França, Adriano
Silva, Luan Eudes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Arthur
Lopes, Adriano Silva
Oliveira, Gabriel Queiroz
França, Adriano
Silva, Luan Eudes
dc.subject.por.fl_str_mv evapotranspiração
nitrogênio
Penman-Monteith
Phaseolus vulgaris
tanque Classe A
topic evapotranspiração
nitrogênio
Penman-Monteith
Phaseolus vulgaris
tanque Classe A
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do manejo da irrigação e da adubação nitrogenada de cobertura sobre os componentes de produtividade e eficiência no uso da água da cultura do feijoeiro. O experimento foi realizado em Aquidauana-MS, utilizando o cultivar de feijão pérola que foi semeado na época de inverno de 2011, em sistema de plantio direto. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados em parcelas subdivididas, composto por três manejos de irrigação (tanque Classe A - TCA, Hargreaves-Samani - HG e Penman-Monteith - PM) e quatro doses de adubação nitrogenada (0, 50, 100 e 150 kg ha-1). Foram avaliados a produtividade de grãos (PG), massa de 100 grãos (MCG), número de vagens por planta (NVP), número de grãos por planta (NGP), número de grãos por vagem (NGV) e a eficiência no uso da água (EUA) pela cultura. Para os métodos de manejo de irrigação foi utilizado teste de médias e Tukey a 5%; para as doses de adubação nitrogenada foram realizadas análises de regressão. Conclui-se que o cultivo do feijoeiro em sistema de plantio direto não é influenciado pelos manejos de irrigação quanto as variáveis PG, MCG, NGP, NVP e EUA. O manejo de irrigação TCA proporciona interação com as doses de nitrogênio para as variáveis PG, NVP, NGP e EUA, sendo que os maiores valores foram obtidos próximos a dose de 150 kg ha-1 e os menores valores foram obtidos com as doses estimadas próximas a 50 kg ha-1.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/3192
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/3192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/3192/3665
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Agrarian
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Agrarian
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 9 n. 33 (2016); 263-273
Agrarian Journal; Vol. 9 No. 33 (2016); 263-273
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205857504624640