Efeito do volume do tubete, tipo e dosagem de adubo na produção de mudas de aroeira (Schinus terebinthifolia Raddi)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José, Anderson Cleiton
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Davide, Antonio Cláudio, Oliveira, Sandro Longuinho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/420
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do volume do tubete, tipo e doses de fertilizantes na produção de mudas de aroeira (S. terebinthifolia). Foram testados tubetes de polietileno de 50 e 150 mL de volume e doses crescentes de MAP (fosfato monoamônico), aplicado em cobertura e Osmocote (fertilizante de liberação controlada), incorporado ao substrato antes do enchimento dos tubetes. Foram avaliadas as variáveis morfológicas: diâmetro do colo (D), altura da parte aérea (H), matéria seca da parte aérea (MSPA), matéria seca de raízes (MSR), matéria seca total (MST), além dos índices MSPA/MSR, H/D e índice de qualidade de Dickson (ID). Constatou-se efeito significativo do tipo de adubo, volume do tubete e doses no crescimento das mudas. Mudas padrão foram obtidas em tubetes de 50 e 150 mL, mediante a fertilização com MAP e Osmocote, entretanto, mudas com maiores dimensões foram obtidas em tubetes de 150 mL e adubadas com Osmocote o qual mostrou-se mais eficiente na produção de mudas da espécie estudada. Doses elevadas de fertilizantes ocasionaram aumento nos índices morfológicos (MSPA/MSR, H/D e ID), devendo-se utilizar 0,06 e 0,05 g L-1 de MAP em tubetes de 50 e 150 mL, respectivamente e 3,50 g L-1 de Osmocote em tubetes de 50 e 150 mL para a produção de mudas padrão de aroeira.  
id UFGD-10_810612cdfc548485f69dc00caa67c0bc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/420
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Efeito do volume do tubete, tipo e dosagem de adubo na produção de mudas de aroeira (Schinus terebinthifolia Raddi)aroeirafertilizaçãoqualidade de mudasMAPOsmocote. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do volume do tubete, tipo e doses de fertilizantes na produção de mudas de aroeira (S. terebinthifolia). Foram testados tubetes de polietileno de 50 e 150 mL de volume e doses crescentes de MAP (fosfato monoamônico), aplicado em cobertura e Osmocote (fertilizante de liberação controlada), incorporado ao substrato antes do enchimento dos tubetes. Foram avaliadas as variáveis morfológicas: diâmetro do colo (D), altura da parte aérea (H), matéria seca da parte aérea (MSPA), matéria seca de raízes (MSR), matéria seca total (MST), além dos índices MSPA/MSR, H/D e índice de qualidade de Dickson (ID). Constatou-se efeito significativo do tipo de adubo, volume do tubete e doses no crescimento das mudas. Mudas padrão foram obtidas em tubetes de 50 e 150 mL, mediante a fertilização com MAP e Osmocote, entretanto, mudas com maiores dimensões foram obtidas em tubetes de 150 mL e adubadas com Osmocote o qual mostrou-se mais eficiente na produção de mudas da espécie estudada. Doses elevadas de fertilizantes ocasionaram aumento nos índices morfológicos (MSPA/MSR, H/D e ID), devendo-se utilizar 0,06 e 0,05 g L-1 de MAP em tubetes de 50 e 150 mL, respectivamente e 3,50 g L-1 de Osmocote em tubetes de 50 e 150 mL para a produção de mudas padrão de aroeira.  Editora UFGD2009-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/420Agrarian; v. 2 n. 3 (2009); 73-86Agrarian Journal; Vol. 2 No. 3 (2009); 73-861984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/420/311José, Anderson CleitonDavide, Antonio CláudioOliveira, Sandro Longuinho deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T09:09:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/420Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2018-06-11T09:09:42Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do volume do tubete, tipo e dosagem de adubo na produção de mudas de aroeira (Schinus terebinthifolia Raddi)
title Efeito do volume do tubete, tipo e dosagem de adubo na produção de mudas de aroeira (Schinus terebinthifolia Raddi)
spellingShingle Efeito do volume do tubete, tipo e dosagem de adubo na produção de mudas de aroeira (Schinus terebinthifolia Raddi)
José, Anderson Cleiton
aroeira
fertilização
qualidade de mudas
MAP
Osmocote.
title_short Efeito do volume do tubete, tipo e dosagem de adubo na produção de mudas de aroeira (Schinus terebinthifolia Raddi)
title_full Efeito do volume do tubete, tipo e dosagem de adubo na produção de mudas de aroeira (Schinus terebinthifolia Raddi)
title_fullStr Efeito do volume do tubete, tipo e dosagem de adubo na produção de mudas de aroeira (Schinus terebinthifolia Raddi)
title_full_unstemmed Efeito do volume do tubete, tipo e dosagem de adubo na produção de mudas de aroeira (Schinus terebinthifolia Raddi)
title_sort Efeito do volume do tubete, tipo e dosagem de adubo na produção de mudas de aroeira (Schinus terebinthifolia Raddi)
author José, Anderson Cleiton
author_facet José, Anderson Cleiton
Davide, Antonio Cláudio
Oliveira, Sandro Longuinho de
author_role author
author2 Davide, Antonio Cláudio
Oliveira, Sandro Longuinho de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv José, Anderson Cleiton
Davide, Antonio Cláudio
Oliveira, Sandro Longuinho de
dc.subject.por.fl_str_mv aroeira
fertilização
qualidade de mudas
MAP
Osmocote.
topic aroeira
fertilização
qualidade de mudas
MAP
Osmocote.
description Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do volume do tubete, tipo e doses de fertilizantes na produção de mudas de aroeira (S. terebinthifolia). Foram testados tubetes de polietileno de 50 e 150 mL de volume e doses crescentes de MAP (fosfato monoamônico), aplicado em cobertura e Osmocote (fertilizante de liberação controlada), incorporado ao substrato antes do enchimento dos tubetes. Foram avaliadas as variáveis morfológicas: diâmetro do colo (D), altura da parte aérea (H), matéria seca da parte aérea (MSPA), matéria seca de raízes (MSR), matéria seca total (MST), além dos índices MSPA/MSR, H/D e índice de qualidade de Dickson (ID). Constatou-se efeito significativo do tipo de adubo, volume do tubete e doses no crescimento das mudas. Mudas padrão foram obtidas em tubetes de 50 e 150 mL, mediante a fertilização com MAP e Osmocote, entretanto, mudas com maiores dimensões foram obtidas em tubetes de 150 mL e adubadas com Osmocote o qual mostrou-se mais eficiente na produção de mudas da espécie estudada. Doses elevadas de fertilizantes ocasionaram aumento nos índices morfológicos (MSPA/MSR, H/D e ID), devendo-se utilizar 0,06 e 0,05 g L-1 de MAP em tubetes de 50 e 150 mL, respectivamente e 3,50 g L-1 de Osmocote em tubetes de 50 e 150 mL para a produção de mudas padrão de aroeira.  
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/420
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/420/311
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 2 n. 3 (2009); 73-86
Agrarian Journal; Vol. 2 No. 3 (2009); 73-86
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205855701073920