Associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e de núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dittmar, Éder
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: e Luna, Helder Silva, Filho, Ruy Alberto Corrêa Caetano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/798
Resumo: Com presente trabalho os pesquisadores buscaram avaliar a existência de associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus). As capturas ocorreram mensalmente no rio Aquidauana.  Para cada peixe foi realizada a análise de 3000 eritrócitos para a pesquisa de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados, utilizando-se esfregaço sanguíneo corado com giemsa. Foram analisados 50 machos e 23 fêmeas. Os sexos foram analisados separadamente. O teste de correlação não mostrou associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados. Nas condições do presente experimento, concluiu-se que o desenvolvimento gonadal em pacus não interferiu no incremento de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados. 
id UFGD-10_9b1c43106dba9a0449c9bd2e92eeedf8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/798
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e de núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus)eritrócitospeixespantanal.Com presente trabalho os pesquisadores buscaram avaliar a existência de associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus). As capturas ocorreram mensalmente no rio Aquidauana.  Para cada peixe foi realizada a análise de 3000 eritrócitos para a pesquisa de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados, utilizando-se esfregaço sanguíneo corado com giemsa. Foram analisados 50 machos e 23 fêmeas. Os sexos foram analisados separadamente. O teste de correlação não mostrou associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados. Nas condições do presente experimento, concluiu-se que o desenvolvimento gonadal em pacus não interferiu no incremento de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados.  Editora UFGD2011-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/798Agrarian; v. 3 n. 8 (2010); 152-161Agrarian Journal; Vol. 3 No. 8 (2010); 152-1611984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/798/641Dittmar, Édere Luna, Helder SilvaFilho, Ruy Alberto Corrêa Caetanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T09:14:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/798Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2018-06-11T09:14:38Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e de núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus)
title Associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e de núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus)
spellingShingle Associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e de núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus)
Dittmar, Éder
eritrócitos
peixes
pantanal.
title_short Associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e de núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus)
title_full Associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e de núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus)
title_fullStr Associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e de núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus)
title_full_unstemmed Associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e de núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus)
title_sort Associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e de núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus)
author Dittmar, Éder
author_facet Dittmar, Éder
e Luna, Helder Silva
Filho, Ruy Alberto Corrêa Caetano
author_role author
author2 e Luna, Helder Silva
Filho, Ruy Alberto Corrêa Caetano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dittmar, Éder
e Luna, Helder Silva
Filho, Ruy Alberto Corrêa Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv eritrócitos
peixes
pantanal.
topic eritrócitos
peixes
pantanal.
description Com presente trabalho os pesquisadores buscaram avaliar a existência de associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus). As capturas ocorreram mensalmente no rio Aquidauana.  Para cada peixe foi realizada a análise de 3000 eritrócitos para a pesquisa de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados, utilizando-se esfregaço sanguíneo corado com giemsa. Foram analisados 50 machos e 23 fêmeas. Os sexos foram analisados separadamente. O teste de correlação não mostrou associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados. Nas condições do presente experimento, concluiu-se que o desenvolvimento gonadal em pacus não interferiu no incremento de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/798
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/798/641
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 3 n. 8 (2010); 152-161
Agrarian Journal; Vol. 3 No. 8 (2010); 152-161
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205856114212864