Equinos utilizados para tração de carroças em Aquidauana (MS) estão aptos para tal finalidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Marcos Paulo Gonçalves de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ramires, Geovane Gonçalves, Souza, Julio Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2293
Resumo: Um dos fatores que contribuem para o desgaste físico dos equinos de tração [carroça] é a utilização de animais com perfil corporal não compatível com tal finalidade. Nesse ínterim, objetivou avaliar se os equinos utilizados para tração no município de Aquidauana (MS), possuem aptidões ou não para tal atividade, utilizando-se de índices de conformação e da correlação de Pearson. Foram mensurados com o auxílio de hipômetro e fita métrica as características altura de cernelha, altura de garupa, comprimento corporal, perímetro torácico, largura do peito e perímetro de canela em 32 animais (13 machos e 19 fêmeas) sem padrão racial definido. Através dos resultados das medidas, calculou-se 10 índices de conformação. As avaliações estatísticas foram realizadas utilizando um modelo estatístico contendo os efeitos fixos de idade do animal e sexo. Estimou-se também a correlação de Pearson entre os índices de conformação. A idade influenciou o perímetro torácico e índice de compacidade 2. O efeito de sexo foi significativo sobre altura de garupa, comprimento corporal, índice corporal e relação cernelha/garupa. O peso demonstrou associação com a capacidade de suporte de carga sobre o dorso; e na classificação do tipo de tração em que o animal está apto. Os índices de conformação classificaram os equinos como animais de médio porte, possuindo suporte de peso sobre o dorso de 107,77 Kg trabalhando a galope ou trote; e 184.19 Kg trabalhando a passo. Isso indica que os mesmos possuem aptidões apenas para tração leve.
id UFGD-10_b74742ede5991b3e21e90e75f8c05522
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2293
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Equinos utilizados para tração de carroças em Aquidauana (MS) estão aptos para tal finalidade?Atividades equestrescavalosconformaçãomensurações Um dos fatores que contribuem para o desgaste físico dos equinos de tração [carroça] é a utilização de animais com perfil corporal não compatível com tal finalidade. Nesse ínterim, objetivou avaliar se os equinos utilizados para tração no município de Aquidauana (MS), possuem aptidões ou não para tal atividade, utilizando-se de índices de conformação e da correlação de Pearson. Foram mensurados com o auxílio de hipômetro e fita métrica as características altura de cernelha, altura de garupa, comprimento corporal, perímetro torácico, largura do peito e perímetro de canela em 32 animais (13 machos e 19 fêmeas) sem padrão racial definido. Através dos resultados das medidas, calculou-se 10 índices de conformação. As avaliações estatísticas foram realizadas utilizando um modelo estatístico contendo os efeitos fixos de idade do animal e sexo. Estimou-se também a correlação de Pearson entre os índices de conformação. A idade influenciou o perímetro torácico e índice de compacidade 2. O efeito de sexo foi significativo sobre altura de garupa, comprimento corporal, índice corporal e relação cernelha/garupa. O peso demonstrou associação com a capacidade de suporte de carga sobre o dorso; e na classificação do tipo de tração em que o animal está apto. Os índices de conformação classificaram os equinos como animais de médio porte, possuindo suporte de peso sobre o dorso de 107,77 Kg trabalhando a galope ou trote; e 184.19 Kg trabalhando a passo. Isso indica que os mesmos possuem aptidões apenas para tração leve. Editora UFGD2013-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2293Agrarian; v. 6 n. 22 (2013); 505-513Agrarian Journal; Vol. 6 No. 22 (2013); 505-5131984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2293/1602Rezende, Marcos Paulo Gonçalves deRamires, Geovane GonçalvesSouza, Julio Cesarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T09:24:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2293Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2018-06-11T09:24:10Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Equinos utilizados para tração de carroças em Aquidauana (MS) estão aptos para tal finalidade?
title Equinos utilizados para tração de carroças em Aquidauana (MS) estão aptos para tal finalidade?
spellingShingle Equinos utilizados para tração de carroças em Aquidauana (MS) estão aptos para tal finalidade?
Rezende, Marcos Paulo Gonçalves de
Atividades equestres
cavalos
conformação
mensurações
title_short Equinos utilizados para tração de carroças em Aquidauana (MS) estão aptos para tal finalidade?
title_full Equinos utilizados para tração de carroças em Aquidauana (MS) estão aptos para tal finalidade?
title_fullStr Equinos utilizados para tração de carroças em Aquidauana (MS) estão aptos para tal finalidade?
title_full_unstemmed Equinos utilizados para tração de carroças em Aquidauana (MS) estão aptos para tal finalidade?
title_sort Equinos utilizados para tração de carroças em Aquidauana (MS) estão aptos para tal finalidade?
author Rezende, Marcos Paulo Gonçalves de
author_facet Rezende, Marcos Paulo Gonçalves de
Ramires, Geovane Gonçalves
Souza, Julio Cesar
author_role author
author2 Ramires, Geovane Gonçalves
Souza, Julio Cesar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Marcos Paulo Gonçalves de
Ramires, Geovane Gonçalves
Souza, Julio Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades equestres
cavalos
conformação
mensurações
topic Atividades equestres
cavalos
conformação
mensurações
description Um dos fatores que contribuem para o desgaste físico dos equinos de tração [carroça] é a utilização de animais com perfil corporal não compatível com tal finalidade. Nesse ínterim, objetivou avaliar se os equinos utilizados para tração no município de Aquidauana (MS), possuem aptidões ou não para tal atividade, utilizando-se de índices de conformação e da correlação de Pearson. Foram mensurados com o auxílio de hipômetro e fita métrica as características altura de cernelha, altura de garupa, comprimento corporal, perímetro torácico, largura do peito e perímetro de canela em 32 animais (13 machos e 19 fêmeas) sem padrão racial definido. Através dos resultados das medidas, calculou-se 10 índices de conformação. As avaliações estatísticas foram realizadas utilizando um modelo estatístico contendo os efeitos fixos de idade do animal e sexo. Estimou-se também a correlação de Pearson entre os índices de conformação. A idade influenciou o perímetro torácico e índice de compacidade 2. O efeito de sexo foi significativo sobre altura de garupa, comprimento corporal, índice corporal e relação cernelha/garupa. O peso demonstrou associação com a capacidade de suporte de carga sobre o dorso; e na classificação do tipo de tração em que o animal está apto. Os índices de conformação classificaram os equinos como animais de médio porte, possuindo suporte de peso sobre o dorso de 107,77 Kg trabalhando a galope ou trote; e 184.19 Kg trabalhando a passo. Isso indica que os mesmos possuem aptidões apenas para tração leve.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2293
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2293/1602
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 6 n. 22 (2013); 505-513
Agrarian Journal; Vol. 6 No. 22 (2013); 505-513
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205857057931264