Características agronômicas do sorgo forrageiro em função de sistemas de preparo do solo e velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento.

Bibliographic Details
Main Author: Nagahama, Hideo de Jesus
Publication Date: 2017
Other Authors: Cortez, Jorge Wilson, Honorato, Alan da Cunha, Araújo, Victos Fonseca de
Format: Article
Language: por
Source: Agrarian (Dourados. Online)
Download full: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2607
Summary: O sorgo por constitui-se em uma múltipla alternativa de alimentação por apresentar elevado potencial produtivo tanto na alimentação animal quanto humana. Tomou-se como objetivo avaliar as características agronômicas do sorgo forrageiro submetido a cinco sistemas de preparo do solo e quatro velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento. O experimento foi conduzido no Campus de Ciências Agrárias – UNIVASF, Petrolina-PE em parcelas subdivididas com quatro repetições (blocos); constituído por cinco sistemas de preparo do solo aplicados nas parcelas: sem preparo primário, grade tandem mais arado de aiveca, grade off-set de discos de 0,56 m, grade off-set de discos de 0,61 m e grade tandem mais escarificador, enquanto que nas subparcelas aplicou-se as velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento: 2,45 km h‑1; 3,88 km h-1; 5,72 km h-1 e 6,50 km h-1; com posterior semeadura de sorgo forrageiro BRS 610, híbrido simples. Avaliaram-se os parâmetros: número de dias para emergência, estande final e inicial, porcentagem de sobreviventes, diâmetro de colmo, altura de plantas, e biomassa verde e seca do sorgo forrageiro. Os dados foram analisados pela análise de variância e teste de Tukey a 5% de probabilidade para comparação de médias (fatores qualitativos) e análise de regressão (fatores quantitativos). A altura de plantas, biomassa verde e seca, e o diâmetro de colmo foram influenciados pelos sistemas de preparo do solo enquanto que as velocidades de deslocamento não influenciaram a emergência de plântulas, o estande inicial e final, e o diâmetro de colmo. Altura de plantas e produtividade estabilizam-se a partir dos 90 dias após emergência.
id UFGD-10_c9e090c8fb5d0e89ac96940870635333
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2607
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Características agronômicas do sorgo forrageiro em função de sistemas de preparo do solo e velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento.Argissolo amarelomecanização agrícolasorghum bicolor. O sorgo por constitui-se em uma múltipla alternativa de alimentação por apresentar elevado potencial produtivo tanto na alimentação animal quanto humana. Tomou-se como objetivo avaliar as características agronômicas do sorgo forrageiro submetido a cinco sistemas de preparo do solo e quatro velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento. O experimento foi conduzido no Campus de Ciências Agrárias – UNIVASF, Petrolina-PE em parcelas subdivididas com quatro repetições (blocos); constituído por cinco sistemas de preparo do solo aplicados nas parcelas: sem preparo primário, grade tandem mais arado de aiveca, grade off-set de discos de 0,56 m, grade off-set de discos de 0,61 m e grade tandem mais escarificador, enquanto que nas subparcelas aplicou-se as velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento: 2,45 km h‑1; 3,88 km h-1; 5,72 km h-1 e 6,50 km h-1; com posterior semeadura de sorgo forrageiro BRS 610, híbrido simples. Avaliaram-se os parâmetros: número de dias para emergência, estande final e inicial, porcentagem de sobreviventes, diâmetro de colmo, altura de plantas, e biomassa verde e seca do sorgo forrageiro. Os dados foram analisados pela análise de variância e teste de Tukey a 5% de probabilidade para comparação de médias (fatores qualitativos) e análise de regressão (fatores quantitativos). A altura de plantas, biomassa verde e seca, e o diâmetro de colmo foram influenciados pelos sistemas de preparo do solo enquanto que as velocidades de deslocamento não influenciaram a emergência de plântulas, o estande inicial e final, e o diâmetro de colmo. Altura de plantas e produtividade estabilizam-se a partir dos 90 dias após emergência. Editora UFGD2017-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2607Agrarian; v. 9 n. 32 (2016); 118-127Agrarian Journal; Vol. 9 No. 32 (2016); 118-1271984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2607/3644Copyright (c) 2017 Agrarianinfo:eu-repo/semantics/openAccessNagahama, Hideo de JesusNagahama, Hideo de JesusCortez, Jorge WilsonHonorato, Alan da CunhaAraújo, Victos Fonseca de2018-06-11T09:27:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2607Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2018-06-11T09:27:20Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Características agronômicas do sorgo forrageiro em função de sistemas de preparo do solo e velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento.
title Características agronômicas do sorgo forrageiro em função de sistemas de preparo do solo e velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento.
spellingShingle Características agronômicas do sorgo forrageiro em função de sistemas de preparo do solo e velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento.
Nagahama, Hideo de Jesus
Argissolo amarelo
mecanização agrícola
sorghum bicolor.
title_short Características agronômicas do sorgo forrageiro em função de sistemas de preparo do solo e velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento.
title_full Características agronômicas do sorgo forrageiro em função de sistemas de preparo do solo e velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento.
title_fullStr Características agronômicas do sorgo forrageiro em função de sistemas de preparo do solo e velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento.
title_full_unstemmed Características agronômicas do sorgo forrageiro em função de sistemas de preparo do solo e velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento.
title_sort Características agronômicas do sorgo forrageiro em função de sistemas de preparo do solo e velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento.
author Nagahama, Hideo de Jesus
author_facet Nagahama, Hideo de Jesus
Cortez, Jorge Wilson
Honorato, Alan da Cunha
Araújo, Victos Fonseca de
author_role author
author2 Cortez, Jorge Wilson
Honorato, Alan da Cunha
Araújo, Victos Fonseca de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagahama, Hideo de Jesus
Nagahama, Hideo de Jesus
Cortez, Jorge Wilson
Honorato, Alan da Cunha
Araújo, Victos Fonseca de
dc.subject.por.fl_str_mv Argissolo amarelo
mecanização agrícola
sorghum bicolor.
topic Argissolo amarelo
mecanização agrícola
sorghum bicolor.
description O sorgo por constitui-se em uma múltipla alternativa de alimentação por apresentar elevado potencial produtivo tanto na alimentação animal quanto humana. Tomou-se como objetivo avaliar as características agronômicas do sorgo forrageiro submetido a cinco sistemas de preparo do solo e quatro velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento. O experimento foi conduzido no Campus de Ciências Agrárias – UNIVASF, Petrolina-PE em parcelas subdivididas com quatro repetições (blocos); constituído por cinco sistemas de preparo do solo aplicados nas parcelas: sem preparo primário, grade tandem mais arado de aiveca, grade off-set de discos de 0,56 m, grade off-set de discos de 0,61 m e grade tandem mais escarificador, enquanto que nas subparcelas aplicou-se as velocidades de deslocamento do conjunto trator-equipamento: 2,45 km h‑1; 3,88 km h-1; 5,72 km h-1 e 6,50 km h-1; com posterior semeadura de sorgo forrageiro BRS 610, híbrido simples. Avaliaram-se os parâmetros: número de dias para emergência, estande final e inicial, porcentagem de sobreviventes, diâmetro de colmo, altura de plantas, e biomassa verde e seca do sorgo forrageiro. Os dados foram analisados pela análise de variância e teste de Tukey a 5% de probabilidade para comparação de médias (fatores qualitativos) e análise de regressão (fatores quantitativos). A altura de plantas, biomassa verde e seca, e o diâmetro de colmo foram influenciados pelos sistemas de preparo do solo enquanto que as velocidades de deslocamento não influenciaram a emergência de plântulas, o estande inicial e final, e o diâmetro de colmo. Altura de plantas e produtividade estabilizam-se a partir dos 90 dias após emergência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2607
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2607/3644
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Agrarian
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Agrarian
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 9 n. 32 (2016); 118-127
Agrarian Journal; Vol. 9 No. 32 (2016); 118-127
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205857112457216