Adequação da metodologia do teste de condutividade elétrica para sementes de cubiu (Solanum sessiliflorum DUNAL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Márcio Dias
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martins Filho, Sebastião
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/707
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito do volume de água e do período de embebição no teste de condutividade elétrica para avaliar o vigor de quatro lotes de sementes de cubiu e relacionar esses resultados com os testes de germinação, primeira contagem, comprimento de plântula, emergência e índice de velocidade de emergência. O teste de condutividade elétrica foi realizado com 4 repetições de 50 sementes embebidas em 30 e 50 mL de água destilada, a 30º C, por  2, 4, 8,10, 12, 24 e 48 horas. O teste de condutividade elétrica foi eficiente para a avaliação do vigor de sementes de cubiu. Para se obter melhor estratificação dos lotes em níveis de vigor, recomenda-se utilizar amostras de 50 sementes, embebidas em 30 mL de água destilada e avaliar a condutividade elétrica após duas horas de embebição.
id UFGD-10_eb54cf045b44e711f8f000b2d3486fa6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/707
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Adequação da metodologia do teste de condutividade elétrica para sementes de cubiu (Solanum sessiliflorum DUNAL)Qualidade fisiológicaGerminaçãoVigorO presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito do volume de água e do período de embebição no teste de condutividade elétrica para avaliar o vigor de quatro lotes de sementes de cubiu e relacionar esses resultados com os testes de germinação, primeira contagem, comprimento de plântula, emergência e índice de velocidade de emergência. O teste de condutividade elétrica foi realizado com 4 repetições de 50 sementes embebidas em 30 e 50 mL de água destilada, a 30º C, por  2, 4, 8,10, 12, 24 e 48 horas. O teste de condutividade elétrica foi eficiente para a avaliação do vigor de sementes de cubiu. Para se obter melhor estratificação dos lotes em níveis de vigor, recomenda-se utilizar amostras de 50 sementes, embebidas em 30 mL de água destilada e avaliar a condutividade elétrica após duas horas de embebição.Editora UFGD2012-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/707Agrarian; v. 5 n. 16 (2012); 93-98Agrarian Journal; Vol. 5 No. 16 (2012); 93-981984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/707/1026Pereira, Márcio DiasMartins Filho, Sebastiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T09:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/707Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2018-06-11T09:22:55Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Adequação da metodologia do teste de condutividade elétrica para sementes de cubiu (Solanum sessiliflorum DUNAL)
title Adequação da metodologia do teste de condutividade elétrica para sementes de cubiu (Solanum sessiliflorum DUNAL)
spellingShingle Adequação da metodologia do teste de condutividade elétrica para sementes de cubiu (Solanum sessiliflorum DUNAL)
Pereira, Márcio Dias
Qualidade fisiológica
Germinação
Vigor
title_short Adequação da metodologia do teste de condutividade elétrica para sementes de cubiu (Solanum sessiliflorum DUNAL)
title_full Adequação da metodologia do teste de condutividade elétrica para sementes de cubiu (Solanum sessiliflorum DUNAL)
title_fullStr Adequação da metodologia do teste de condutividade elétrica para sementes de cubiu (Solanum sessiliflorum DUNAL)
title_full_unstemmed Adequação da metodologia do teste de condutividade elétrica para sementes de cubiu (Solanum sessiliflorum DUNAL)
title_sort Adequação da metodologia do teste de condutividade elétrica para sementes de cubiu (Solanum sessiliflorum DUNAL)
author Pereira, Márcio Dias
author_facet Pereira, Márcio Dias
Martins Filho, Sebastião
author_role author
author2 Martins Filho, Sebastião
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Márcio Dias
Martins Filho, Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade fisiológica
Germinação
Vigor
topic Qualidade fisiológica
Germinação
Vigor
description O presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito do volume de água e do período de embebição no teste de condutividade elétrica para avaliar o vigor de quatro lotes de sementes de cubiu e relacionar esses resultados com os testes de germinação, primeira contagem, comprimento de plântula, emergência e índice de velocidade de emergência. O teste de condutividade elétrica foi realizado com 4 repetições de 50 sementes embebidas em 30 e 50 mL de água destilada, a 30º C, por  2, 4, 8,10, 12, 24 e 48 horas. O teste de condutividade elétrica foi eficiente para a avaliação do vigor de sementes de cubiu. Para se obter melhor estratificação dos lotes em níveis de vigor, recomenda-se utilizar amostras de 50 sementes, embebidas em 30 mL de água destilada e avaliar a condutividade elétrica após duas horas de embebição.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/707
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/707/1026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 5 n. 16 (2012); 93-98
Agrarian Journal; Vol. 5 No. 16 (2012); 93-98
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205855751405568