O Papel da escola na (re)afirmação da geografia do povo Terena em Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Francieli de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5324
Resumo: Esta tese teve como principal objetivo analisar, a partir de ações desenvolvidas em escolas de Aldeias Terena nos municípios de Anastácio, Aquidauana e Nioaque, no estado de Mato Grosso do Sul, como se constitui uma Geografia do povo Terena na relação entre a escola e os conhecimentos tradicionais. Destacamos a luta travada pelos Terena para construir uma educação escolar desvinculada de práticas coloniais de assimilação e de descaracterização desse povo e que promova diálogos interculturais entre os conhecimentos de diferentes culturas e concepções de mundo. Procuramos apresentar e analisar ações desenvolvidas por estudantes e professores no cotidiano das escolas indígenas das Aldeias Aldeinha, Bananal e Brejão, com o propósito de compreender como se constitui uma Geografia Terena, que se manifesta nos espaços escolares das Aldeias, por meio dos significados dos elementos culturais, das narrativas tradicionais, da temporalidade, da organização espacial das Aldeias, das territorialidades, da religiosidade e da resistência frente às imposições do Estado. No que concerne à metodologia da pesquisa, procuramos conhecer, aprender e acompanhar o cotidiano e a realidade das três escolas e dos eventos promovidos pelo povo Terena em contextos socioespaciais distintos, nos quais constatamos elementos de uma Geografia Terena nas escolas: Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva, Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Professor Domingos Verissimo Marcos - Mihin e Escola Municipal Indígena Professor Eugênio de Souza; realizamos aplicação de formulários a estudantes, professores e lideranças das Aldeias, além das pesquisas em sites oficiais e bibliografias específicas para levantamento de dados e informações qualitativas e quantitativas sobre os povos indígenas do Mato Grosso do Sul e, em específico, sobre o povo Terena. Nessa perspectiva, atribuímos à Geografia Terena e ao Jeito de Ser Terena a forma diferente desse povo de ver, compreender e dar significado ao mundo, que se contrapõe ao pensamento hegemônico ocidental. Concluímos que, nas relações entre a escola e o Jeito de Ser Terena, reafirma-se uma Geografia Terena, presente nas ações e nas temporalidades dessa instituição.
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Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5324Esta tese teve como principal objetivo analisar, a partir de ações desenvolvidas em escolas de Aldeias Terena nos municípios de Anastácio, Aquidauana e Nioaque, no estado de Mato Grosso do Sul, como se constitui uma Geografia do povo Terena na relação entre a escola e os conhecimentos tradicionais. Destacamos a luta travada pelos Terena para construir uma educação escolar desvinculada de práticas coloniais de assimilação e de descaracterização desse povo e que promova diálogos interculturais entre os conhecimentos de diferentes culturas e concepções de mundo. Procuramos apresentar e analisar ações desenvolvidas por estudantes e professores no cotidiano das escolas indígenas das Aldeias Aldeinha, Bananal e Brejão, com o propósito de compreender como se constitui uma Geografia Terena, que se manifesta nos espaços escolares das Aldeias, por meio dos significados dos elementos culturais, das narrativas tradicionais, da temporalidade, da organização espacial das Aldeias, das territorialidades, da religiosidade e da resistência frente às imposições do Estado. No que concerne à metodologia da pesquisa, procuramos conhecer, aprender e acompanhar o cotidiano e a realidade das três escolas e dos eventos promovidos pelo povo Terena em contextos socioespaciais distintos, nos quais constatamos elementos de uma Geografia Terena nas escolas: Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva, Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Professor Domingos Verissimo Marcos - Mihin e Escola Municipal Indígena Professor Eugênio de Souza; realizamos aplicação de formulários a estudantes, professores e lideranças das Aldeias, além das pesquisas em sites oficiais e bibliografias específicas para levantamento de dados e informações qualitativas e quantitativas sobre os povos indígenas do Mato Grosso do Sul e, em específico, sobre o povo Terena. Nessa perspectiva, atribuímos à Geografia Terena e ao Jeito de Ser Terena a forma diferente desse povo de ver, compreender e dar significado ao mundo, que se contrapõe ao pensamento hegemônico ocidental. Concluímos que, nas relações entre a escola e o Jeito de Ser Terena, reafirma-se uma Geografia Terena, presente nas ações e nas temporalidades dessa instituição.The main objective of this thesis was to analyze how the geography of the Terena people is constituted in the relation between school and traditional knowledge, through interventions developed in schools in Terena villages in the municipalities of Anastácio, Aquidauana and Nioaque, in the state of Mato Grosso do Sul. We highlight the struggle of the Terena people for a schooling that breaks away from the colonial practices of assimilation and mischaracterization of this people and promotes intercultural dialogue between the knowledge of different cultures and worldviews. We seek to present and analyze the actions developed by students and teachers in the daily life of the indigenous schools in the villages of Aldeinha, Bananal and Brejão, in order to understand how Terena geography is constituted, manifested in the schoolrooms of the villages through the meanings of cultural elements, traditional narratives, temporality, spatial organization of the villages, territorialities, religiosity and resistance to the impositions of the state. Regarding the research methodology, we have tried to know, learn and follow the daily life and reality of the three schools and the events promoted by the Terena people in different social and spatial contexts, finding elements of a Terena geography in the schools: Guilhermina da Silva Indigenous State School, Professor Domingos Verissimo Marcos Indigenous State High School - Mihin and Professor Eugênio de Souza Indigenous Municipal School; we filled out forms with students, teachers and leaders of the villages, in addition to researching official websites and specific bibliographies to collect data and qualitative and quantitative information about the indigenous peoples of Mato Grosso do Sul and, in particular, the Terena people. From this perspective, we attribute to the geography and Way of life of the Terena that this people see, understand, and give meaning to the world in a different way that is contrary to hegemonic Western thinking. We conclude that in the relation between the school and the Terena Way of life, there is a Terena geography in the actions and temporalities of this institution.Esta tesis tuvo como principal objetivo analizar, a partir de acciones desarrolladas en las escuelas de aldeas Terena en los municipios de Anastácio, Aquidauana y Nioaque, en el estado de Mato Grosso do Sul, cómo se constituye una geografía del pueblo Terena en la relación entre la escuela y los conocimientos tradicionales. Destacamos la lucha librada por los Terena para construir una educación escolar desvinculada de las prácticas coloniales de asimilación y descaracterización de este pueblo y que promueva diálogos interculturales entre los conocimientos de diferentes culturas y concepciones del mundo. Buscamos presentar y analizar acciones desarrolladas por estudiantes y profesores en el cotidiano de las escuelas indígenas de las aldeas Aldeinha, Bananal y Brejão, con el propósito de comprender cómo se constituye una geografía Terena, que se manifiesta en los espacios escolares de las aldeas, a través de los significados de los elementos culturales, las narrativas tradicionales, la temporalidad, la organización espacial de las aldeas, territorialidad, religiosidad y resistencia a las imposiciones del Estado. Con respecto a metodología de la investigación se buscó conocer, aprender y acompañar la cotidianidad y realidad de las tres escuelas y los eventos promovidos por el pueblo Terena en diferentes contextos socioespaciales, donde encontramos elementos de una geografía Terena en las escuelas: Escuela Estadual Indígena Guilhermina da Silva, Escuela Estadual Secundaria Indígena Profesor Domingos Verissimo Marcos - MIHIN y Escuela Municipal Indígena Profesor Eugênio de Souza; aplicamos formularios a estudiantes, profesores y líderes de aldeas, además de investigaciones en sitios web oficiales y bibliografías específicas para levantamiento de datos e informaciones cualitativas y cuantitativas sobre los pueblos indígenas de Mato Grosso do Sul y, en específico, el pueblo Terena. En esta perspectiva, atribuimos a la geografía Terena y al modo de ser Terena, la forma diferente de este pueblo mirar, comprender y dar sentido al mundo, que se opone al pensamiento hegemónico occidental. Concluimos que en las relaciones entre la escuela y el modo de ser Terena, se reafirma una geografía Terena, presente en las acciones y temporalidades de esta institución.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-02-15T19:05:08Z No. of bitstreams: 1 FrancielideOliveiraMeira.pdf: 11281853 bytes, checksum: d5352322c584a4c19dad585eb1d1acf7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-15T19:05:08Z (GMT). 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