Análise da viabilidade técnica e econômica da implantação do gerador à diesel em horário de ponta no Hospital Universitário da cidade de Dourados
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
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Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo reduzir o custo com Energia Elétrica (EE) no órgão público hospitalar, Hospital Universitário (HU), localizado no bairro altos do Indaiá na cidade de Dourados – MS. Uma vez que a EE fornecida para o hospital é proveniente da concessionária local Energisa, este estudo apresenta uma alternativa da geração própria de EE no Horário de Ponta (HP) por meio de um Grupo Moto-Gerador (GMG) movido a diesel, sendo apresentados estudos de viabilidade técnica e econômica da implantação do GMG que comprovam a viabilidade desse sistema, onde o investimento inicial se paga em apenas 2,5 anos. Os resultados apresentam uma redução significativa de 15 % em relação ao custo da fatura total da EE contratada, já que esse sistema de geração própria se destaca quando comparado com a fonte atual de energia em HP. |
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Uma vez que a EE fornecida para o hospital é proveniente da concessionária local Energisa, este estudo apresenta uma alternativa da geração própria de EE no Horário de Ponta (HP) por meio de um Grupo Moto-Gerador (GMG) movido a diesel, sendo apresentados estudos de viabilidade técnica e econômica da implantação do GMG que comprovam a viabilidade desse sistema, onde o investimento inicial se paga em apenas 2,5 anos. Os resultados apresentam uma redução significativa de 15 % em relação ao custo da fatura total da EE contratada, já que esse sistema de geração própria se destaca quando comparado com a fonte atual de energia em HP.The present study aims to reduce the cost of Electric Energy (EE) in the public hospital, Universitary Hospital (HU), located in the upper district of Indaiá in the city of Dourados - MS. Since the EE supplied to the hospital comes from the local utility Energisa, this study will present an alternative of the own generation of EE at the End Rush Hour (RH) a diesel-powered Motor-Generator Set (MGS), being presented technical and economic feasibility studies of the implementation of GMG that prove the feasibility of this system, where the initial investment is paid in only 2.5 years. The results of a significant reduction of 15% in relation to the cost of the total EE contracted, since this system of generation of possession is compared with the current source of energy in RH.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-04-14T12:38:31Z No. of bitstreams: 1 FranciscadePaulaRodriguesdaSilva.pdf: 1384802 bytes, checksum: dfbe1cbbbc7201d406bc798c9e41a02f (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-14T12:38:31Z (GMT). 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