O Território etnoeducacional Povos do Pantanal e sua relação com a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Angelina Vicente na Aldeia Brejão, Nioaque/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Daniele Lourenço
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2277
Resumo: Esta pesquisa buscou apontar as relações que estão se dando na produção da escola indígena e do etnoterritório Povos do Pantanal, e como se fortalecem mutuamente no processo de construção da educação escolar indígena no Estado e no país, a partir das escolas indígenas e em particular, da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Angelina, localizada na aldeia Brejão no Município de Nioaque - MS. Observei que o modelo educacional que o estado brasileiro ofertou aos povos indígenas até a criação das categorias Escola e Professores Indígenas, a partir da conquista dos direitos na Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/1996 era de natureza assimilacionista. A concepção de integração e homogeneização cultural remarcada pela instituição escolar vai se alterando com a postura de protagonistas dos novos sujeitos educacionais indígenas e não indígenas, que vem construindo outro modelo de educação sustentada na autodeterminação dos povos indígenas. A etnografia realizada de dentro da Escola por uma professora da etnia Terena pretende evidenciar que a política educacional dos Territórios Etnoeducacionais vem fortalecer a EEI na Escola Angelina, no município de Nioaque, bem como no Estado do MS através da formação inicial e continuada dos/as professores/as indígenas. Um novo marco legal e educacional no processo de implementação da educação específica e intercultural, que se constrói nas relações estabelecidas entre os sujeitos educacionais em negociação, mas também em conflito no campo educacional do MS. A hipótese é de que todas as políticas educacionais em desenvolvimento apontam um novo currículo, que vai ressignificando as escolas indígenas e configurando a EEI no estado do MS e no Brasil.
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Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2277Esta pesquisa buscou apontar as relações que estão se dando na produção da escola indígena e do etnoterritório Povos do Pantanal, e como se fortalecem mutuamente no processo de construção da educação escolar indígena no Estado e no país, a partir das escolas indígenas e em particular, da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Angelina, localizada na aldeia Brejão no Município de Nioaque - MS. Observei que o modelo educacional que o estado brasileiro ofertou aos povos indígenas até a criação das categorias Escola e Professores Indígenas, a partir da conquista dos direitos na Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/1996 era de natureza assimilacionista. A concepção de integração e homogeneização cultural remarcada pela instituição escolar vai se alterando com a postura de protagonistas dos novos sujeitos educacionais indígenas e não indígenas, que vem construindo outro modelo de educação sustentada na autodeterminação dos povos indígenas. A etnografia realizada de dentro da Escola por uma professora da etnia Terena pretende evidenciar que a política educacional dos Territórios Etnoeducacionais vem fortalecer a EEI na Escola Angelina, no município de Nioaque, bem como no Estado do MS através da formação inicial e continuada dos/as professores/as indígenas. Um novo marco legal e educacional no processo de implementação da educação específica e intercultural, que se constrói nas relações estabelecidas entre os sujeitos educacionais em negociação, mas também em conflito no campo educacional do MS. A hipótese é de que todas as políticas educacionais em desenvolvimento apontam um novo currículo, que vai ressignificando as escolas indígenas e configurando a EEI no estado do MS e no Brasil.This research sought to develop a work on the 6.861/2009 Decree of the Etnoeducacionais territories of Mato Grosso do Sul (MS), focusing on the peoples of the Pantanal, describing it and analyzing the changes and its implications in indigenous school education ( EEI) state and the indigenous state School of high School Angelina Vicente, located in the village Brejão in the municipality of Nioaque-MS. I observed that the educational model that the Brazilian State offered to indigenous peoples to the creation of the categories School and Professor/The indigenous, from the conquest of the rights in the Federal Constitution of 1988 and the Law of guidelines and Bases No. 9394/1996 was of assimilationist nature. The conception of cultural integration and Homogenization remarked by the school institution is changing with the posture of protagonists of the new indigenous and non-indigenous educational subjects, which has been building another model of sustained education in Self-determination of indigenous peoples. The ethnography carried out from within the school by a teacher of the ethnic Terena intends to show that the educational policy of the Etnoeducacionais territories comes to strengthen the era in the school Angelina, in the municipality of Nioaque, as well as in the state of MS through the Initial and continuing training of the teachers/the indigenous. A new legal and educational milestone in the process of implementing specific and intercultural education, which builds on the relationships established between educational subjects in negotiation, but also in conflict in the educational field of MS. The hypothesis is that all developing educational policies form a new curriculum, which will remeaning the indigenous schools and configuring the era in the state of MS and Brazil.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-01-17T18:15:40Z No. of bitstreams: 1 DanieleLourencoGoncalves.pdf: 2209784 bytes, checksum: 7976a27cf6e4a128b1a15c169f3269e7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-17T18:15:40Z (GMT). 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