Educação do corpo infantil no sul de Mato Grosso na Era Vargas (1930-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Shirley Ferreira Marinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1029
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar as representações sobre a educação do corpo infantil presentes na Revista Mensal Ilustrada Folha da Serra (RFS), impresso não pedagógico publicado em Campo Grande, sul de Mato Grosso, entre 1931 e 1940. A pesquisa trata da educação do corpo infantil no espaço privado (mãe, instituição família) e público (professores, instituição escolar). Como procedimento metodológico de análise foi adotado o conceito de estratégia (CERTEAU, 1990) e de representação (CHARTIER 1990) com base na Nova História Cultural. Nessa perspectiva, questiona-se sobre a presença e o conteúdo de discursos em torno da educação do corpo infantil nas páginas da Revista, na região sul de Mato Grosso, na década de 1930 e sua relação com o discurso governamental nacionalista, com o intuito de melhorar os índices físicos da nova geração de brasileiros, como parte do pensamento científico da época, que incentivava a educação de crianças brancas, robustas e saudáveis, fazendo jus ao movimento higienista do período. Nesse sentido, a disciplina de educação física é instituída como novo campo disciplinar, focado na educação do corpo. Em linhas gerais, por meio da análise dos dados apresentados percebe-se o grande esforço da Revista em contribuir no processo de transformação de uma cidade pequena, predominantemente rural, em uma capital moderna, mesmo que silenciando um cenário onde a alta taxa de mortalidade infantil, doenças e epidemias assolavam o país, ainda assim, é de considerar a intenção em reverter o quadro. Sobre a responsabilidade da educação do corpo infantil, verificou-se que recai sobre as mães, em especial, em conjunto com Estado e escolas, sob a centralidade da autoridade e dos discursos divulgados e impostos por Getúlio Vargas.
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A pesquisa trata da educação do corpo infantil no espaço privado (mãe, instituição família) e público (professores, instituição escolar). Como procedimento metodológico de análise foi adotado o conceito de estratégia (CERTEAU, 1990) e de representação (CHARTIER 1990) com base na Nova História Cultural. Nessa perspectiva, questiona-se sobre a presença e o conteúdo de discursos em torno da educação do corpo infantil nas páginas da Revista, na região sul de Mato Grosso, na década de 1930 e sua relação com o discurso governamental nacionalista, com o intuito de melhorar os índices físicos da nova geração de brasileiros, como parte do pensamento científico da época, que incentivava a educação de crianças brancas, robustas e saudáveis, fazendo jus ao movimento higienista do período. Nesse sentido, a disciplina de educação física é instituída como novo campo disciplinar, focado na educação do corpo. Em linhas gerais, por meio da análise dos dados apresentados percebe-se o grande esforço da Revista em contribuir no processo de transformação de uma cidade pequena, predominantemente rural, em uma capital moderna, mesmo que silenciando um cenário onde a alta taxa de mortalidade infantil, doenças e epidemias assolavam o país, ainda assim, é de considerar a intenção em reverter o quadro. Sobre a responsabilidade da educação do corpo infantil, verificou-se que recai sobre as mães, em especial, em conjunto com Estado e escolas, sob a centralidade da autoridade e dos discursos divulgados e impostos por Getúlio Vargas.This study aims to investigate the representations on the education of children in the Revista Mensal Ilustrada Folha da Serra (RFS), printed non-pedagogical published in Campo Grande, southern Mato Grosso, between 1931 and 1940. The research deals with education of the children's body in the private space (mother, family institution) and public (teachers, school institution). As a methodological method of analysis, the concept of strategy (CERTEAU, 1990) and of Chartier (1990) based on the New Cultural History were adopted. From this perspective, we question the presence and content of discourses around the education of the infantile body in the pages of the Revista, in the region south of Mato Grosso, in the decade of 1930 and its relation with the nationalist governmental discourse, with the intention of to improve the physical indices of the new generation of Brazilians, as part of the scientific thinking of the time, which encouraged the education of white, chubby and healthy children, living up to the hygienist movement of the period. In this sense, the discipline of physical education is instituted as a new discipline field, focused on the education of the body. In general terms, the analysis of the data presented shows the great effort of the Journal to contribute to the process of transforming a small, predominantly rural city into a modern capital, even if it silences a scenario where the high infant mortality rate, diseases and epidemics ravaged the country, it is still necessary to consider the intention to reverse the situation. Regarding the responsibility of the education of the infant body, it was found that it falls on the mothers, especially in conjunction with the State and schools, under the centrality of the authority and the speeches divulged and imposed by Getúlio Vargas.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-07T12:41:08Z No. of bitstreams: 1 ShirleyFerreiraMarinhoSilva.pdf: 2347911 bytes, checksum: 25c080f769b42a1ad94f672ffd5e8352 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-07T12:41:08Z (GMT). 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