O Projeto escola da autoria como política de educação em tempo integral: o caso da Escola Estadual de Taquarussu – MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Éberson Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4530
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado está inserida na Linha de Pesquisa de Políticas e Gestão da Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados. As propostas de educação integral não são novas no cenário histórico da educação brasileira, com aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) estabeleceram-se novas perspectivas para as políticas públicas da área, uma vez que a meta é atingir o mínimo de 25% das matrículas em tempo integral. Para o enfrentamento deste desafio o governo federal instaurou o Programa “Mais Educação” que induziu a participação dos munícipios, no ensino fundamental. No ano de 2012 a Escola Estadual do município de Taquarusu/MS implanta o Programa Mais Educação, com vistas a atender as propostas e metas do Governo Federal, adere em 2016 o ProEMI e em 2017 o Ensino em Tempo Integral “Escola da Autoria”. O objetivo geral é analisar a organização do trabalho pedagógico na escola para a implementação de políticas de Ensino em Tempo Integral tendo como campo empírico a Escola Estadual do Município de Taquarussu/MS, com foco no período de 2016 a 2018 referente à implementação do Programa Escola da Autoria. Para atingir os objetivos pretendidos, a metodologia utilizada é de cunho qualitativo, tendo como ponto de partida a pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa consiste na realização de questionários com sujeitos responsáveis pela materialização desse projeto no âmbito da escola (diretora professores (as) e coordenadores (as)). Contatou-se que a escola teve, em um curto período de tempo, três proposições distintas de ampliação da jornada escolar, programa mais educação, ensino médio inovador e escola da autoria que se propuseram a implementar um ensino em tempo integral. Por fim, este estudo de caso revelou a presença da esfera privada nas políticas de Educação em Tempo Integral do Estado de Mato Grosso do Sul uma vez que identificamos a presença do Instituto de Corresponsabilidade Educacional (ICE) nessa política. Constou - se ainda que a organização do trabalho pedagógico para o atendimento dessa política ocorre em um ambiente escolar que não foi adaptado a partir da proposta do projeto. Em suma, os participantes questionados entendem que a Educação em Tempo Integral que acontece na escola é importante porque oferece uma proteção social, revelando uma concepção assistencialista da política de Educação em Tempo Integral dentro da escola.
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As propostas de educação integral não são novas no cenário histórico da educação brasileira, com aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) estabeleceram-se novas perspectivas para as políticas públicas da área, uma vez que a meta é atingir o mínimo de 25% das matrículas em tempo integral. Para o enfrentamento deste desafio o governo federal instaurou o Programa “Mais Educação” que induziu a participação dos munícipios, no ensino fundamental. No ano de 2012 a Escola Estadual do município de Taquarusu/MS implanta o Programa Mais Educação, com vistas a atender as propostas e metas do Governo Federal, adere em 2016 o ProEMI e em 2017 o Ensino em Tempo Integral “Escola da Autoria”. O objetivo geral é analisar a organização do trabalho pedagógico na escola para a implementação de políticas de Ensino em Tempo Integral tendo como campo empírico a Escola Estadual do Município de Taquarussu/MS, com foco no período de 2016 a 2018 referente à implementação do Programa Escola da Autoria. Para atingir os objetivos pretendidos, a metodologia utilizada é de cunho qualitativo, tendo como ponto de partida a pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa consiste na realização de questionários com sujeitos responsáveis pela materialização desse projeto no âmbito da escola (diretora professores (as) e coordenadores (as)). Contatou-se que a escola teve, em um curto período de tempo, três proposições distintas de ampliação da jornada escolar, programa mais educação, ensino médio inovador e escola da autoria que se propuseram a implementar um ensino em tempo integral. Por fim, este estudo de caso revelou a presença da esfera privada nas políticas de Educação em Tempo Integral do Estado de Mato Grosso do Sul uma vez que identificamos a presença do Instituto de Corresponsabilidade Educacional (ICE) nessa política. Constou - se ainda que a organização do trabalho pedagógico para o atendimento dessa política ocorre em um ambiente escolar que não foi adaptado a partir da proposta do projeto. Em suma, os participantes questionados entendem que a Educação em Tempo Integral que acontece na escola é importante porque oferece uma proteção social, revelando uma concepção assistencialista da política de Educação em Tempo Integral dentro da escola.This Master's Dissertation is inserted in the Research Line of Policies and Management of Education, linked to the Postgraduate Program in Education, of the Federal University of Grande Dourados. The proposals for comprehensive education are not new in the historical scenario of Brazilian education, with the approval of the National Education Plan (PNE 2014-2024) new perspectives for public policies in the area were established, since the goal is to reach the minimum of 25% of full-time enrollments. In order to face this challenge, the federal government established the “More Education” Program, which induced the participation of municipalities in elementary education. In 2012, the State School of the municipality of Taquarusu / MS implements the Mais Educação Program, with a view to meeting the proposals and goals of the Federal Government, in 2016 ProEMI joins and in 2017 the Full-Time Teaching “Escola da Autoria”. The general objective is to analyze the organization of the pedagogical work in the school for the implementation of Full-Time Teaching policies having as an empirical field the State School of the Municipality of Taquarussu / MS, focusing on the period from 2016 to 2018 regarding the implementation of the School Program Authorship. In order to achieve the intended objectives, the methodology used is of a qualitative nature, starting with bibliographic and documentary research. The research consists of conducting questionnaires with subjects responsible for the materialization of this project within the school (director teachers and coordinators). It was found that the school had, in a short period of time, three different proposals for expanding the school day, a more education program, innovative high school and a school of authorship that proposed to implement full-time education. Finally, this case study revealed the presence of the private sphere in the policies of Full-Time Education in the State of Mato Grosso do Sul once we identified the presence of the Educational CoResponsibility Institute (ICE) in this policy. It was also found that the organization of pedagogical work to meet this policy occurs in a school environment that was not adapted from the project proposal. In short, the questioned participants understand that Full-Time Education that takes place at school is important because it offers social protection, revealing an assistentialist conception of Full-Time Education policy within the school.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-05-27T16:06:25Z No. of bitstreams: 1 ÉbersonTeixeiraRosa.pdf: 1213040 bytes, checksum: 92d7df7d0e652bb746c5490cad623f27 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-27T16:06:25Z (GMT). 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