A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1406 |
Resumo: | A ditadura militar, que vigorou no Brasil a partir de 1964, fez, em 2014, seu 50º aniversário. Recordar o passado ditatorial sem o parecer das manifestações artísticas, sobretudo, da canção popular, deixaria a memória e a história desses duros anos à beira da incompletude, afinal, a MPB, juntamente com as demais artes, desempenhou papel fundamental de oposição ao regime militar e à censura que lhe foi inerente. As manifestações artísticas se estabeleceram como inimigos da ditadura/censura que, com os anos, ascendeu sobremaneira a ponto de cercear as vozes do teatro, do cinema, do jornalismo, da literatura e, principalmente, da música popular, especialmente a partir de 1968, com a outorga do ato institucional nº 5 (AI5). Baseado nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é verificar em que medida a oposição à ditadura militar é representada por meio das dimensões poéticas e musicais de três canções da MPB, a saber: “Apesar de você” (1973), de Chico Buarque; “Pra não dizer que não falei das flores” (1968), de Geraldo Vandré; “Cálice” (1978), de Gilberto Gil e Chico Buarque. A nossa hipótese é a de que há nessas canções uma espécie de ação complementar entre letra e música e que esta última, assim como a letra, pode/deve ser analisada/interpretada, tendo em vista que ambas agem complementarmente na construção de sentido (FINNEGAN, 2008; PERRONE, 1988). A análise, portanto, partirá da relação entre letra e música, tentando, sempre que possível, não separá-las, a fim de que o estudo do referido objeto seja realizado na forma dentro da qual foi concebido, isto é, “cantado/tocado”. Esperamos, deste modo, contribuir para o avanço nas pesquisas que promovem a inter-relação entre arte literária e arte musical, com vistas a reforçar não só as afinidades entre poema e música, mas sobretudo a existência de uma ação complementar entre letra e música na construção do sentido. Esperamos contribuir, ainda, para reflexões acerca do significado da ditadura militar durante os anos que vigorou no país. |
id |
UFGD-2_24abddcc1f17e80ea1ca798e78875516 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/1406 |
network_acronym_str |
UFGD-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFGD |
repository_id_str |
2116 |
spelling |
Pereira, Rogério Silvahttp://lattes.cnpq.br/4508832592714301Galindo, Cláudia Sabbag Ozawahttp://lattes.cnpq.br/7483369293854522Santos, Rosana Cristina Zanelattohttp://lattes.cnpq.br/2002228440264598Bungart Neto, Paulohttp://lattes.cnpq.br/2444065863989507Oliveira, Paulo Custódio dehttp://lattes.cnpq.br/0359420143341199http://lattes.cnpq.br/3194588140759587Sobreira, José Alfredo Silva Melo2019-08-02T19:40:43Z2019-08-02T19:40:43Z2016-06-28SOBREIRA, José Alfredo Silva Melo. A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1406A ditadura militar, que vigorou no Brasil a partir de 1964, fez, em 2014, seu 50º aniversário. Recordar o passado ditatorial sem o parecer das manifestações artísticas, sobretudo, da canção popular, deixaria a memória e a história desses duros anos à beira da incompletude, afinal, a MPB, juntamente com as demais artes, desempenhou papel fundamental de oposição ao regime militar e à censura que lhe foi inerente. As manifestações artísticas se estabeleceram como inimigos da ditadura/censura que, com os anos, ascendeu sobremaneira a ponto de cercear as vozes do teatro, do cinema, do jornalismo, da literatura e, principalmente, da música popular, especialmente a partir de 1968, com a outorga do ato institucional nº 5 (AI5). Baseado nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é verificar em que medida a oposição à ditadura militar é representada por meio das dimensões poéticas e musicais de três canções da MPB, a saber: “Apesar de você” (1973), de Chico Buarque; “Pra não dizer que não falei das flores” (1968), de Geraldo Vandré; “Cálice” (1978), de Gilberto Gil e Chico Buarque. A nossa hipótese é a de que há nessas canções uma espécie de ação complementar entre letra e música e que esta última, assim como a letra, pode/deve ser analisada/interpretada, tendo em vista que ambas agem complementarmente na construção de sentido (FINNEGAN, 2008; PERRONE, 1988). A análise, portanto, partirá da relação entre letra e música, tentando, sempre que possível, não separá-las, a fim de que o estudo do referido objeto seja realizado na forma dentro da qual foi concebido, isto é, “cantado/tocado”. Esperamos, deste modo, contribuir para o avanço nas pesquisas que promovem a inter-relação entre arte literária e arte musical, com vistas a reforçar não só as afinidades entre poema e música, mas sobretudo a existência de uma ação complementar entre letra e música na construção do sentido. Esperamos contribuir, ainda, para reflexões acerca do significado da ditadura militar durante os anos que vigorou no país.The military dictatorship that ruled Brazil from 1964 complete, in 2014, its 50th anniversary. Remember in the dictatorial past without the opinion of the artistic manifestations, especially the popular song, let the memory and history of these hard years on the brink of incompleteness, after all, the MPB, along with the other arts, played a key role in opposition to the military regime and the censorship that was inherent. Artistic events have established themselves as true enemies of the dictatorship / censorship that, over the years, rose greatly as to curtail the voices of theater, literature, and especially popular music, especially from 1968, the act grants institutional number 5 (AI-5). Based on this context, the objective of this research is to verify to what extent the opposition to the military dictatorship is represented by the poetic and musical dimensions of three songs of MPB, namely: "Apesar de você" (1973), Chico Buarque, "Pra não dizer que não falei das flores "(1968), Geraldo Vandre and" Cálice "(1978), Gilberto Gil and Chico Buarque. Our hypothesis is that there are these songs a kind of complementary action between music and lyrics and the latter, as well as the letter, can / should be analyzed / interpreted, given that both act complementarily in the construction of meaning (FINNEGAN 2008; Perrone, 1988). The analysis therefore starts the relation in between music and lyrics, trying, wherever possible, not separate them, so that the study of said object is performed in the form in which it was designed, that is, "sung / played ". We hope thus to contribute to advances in research that promote the interrelationship between literary art and musical art, in order to enhance not only the similarities between poem and music, but above all the existence of a complementary action between words and music in construction of meaning. We hope to contribute also to reflections on the meaning of the military dictatorship during the years in force in the country.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-02T19:40:43Z No. of bitstreams: 1 JoseAlfredoSilvaMeloSobreira.pdf: 1102345 bytes, checksum: fe6a3e1024b32e26bfcb54732b79ec10 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-02T19:40:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoseAlfredoSilvaMeloSobreira.pdf: 1102345 bytes, checksum: fe6a3e1024b32e26bfcb54732b79ec10 (MD5) Previous issue date: 2016-06-28porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em LetrasUFGDBrasilFaculdade de Comunicação, Artes e LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESBrasil - História - Ditadura militar, 1964-1985Música Popular BrasileiraBrazil - History - Military dictatorship, 1964-1985Brazilian Popular MusicA Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTJoseAlfredoSilvaMeloSobreira.pdf.txtJoseAlfredoSilvaMeloSobreira.pdf.txtExtracted texttext/plain274980https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1406/3/JoseAlfredoSilvaMeloSobreira.pdf.txt05f3fcb51fcc47ef135a82982559b22fMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1406/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALJoseAlfredoSilvaMeloSobreira.pdfJoseAlfredoSilvaMeloSobreira.pdfapplication/pdf1102345https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1406/1/JoseAlfredoSilvaMeloSobreira.pdffe6a3e1024b32e26bfcb54732b79ec10MD51prefix/14062023-09-14 01:41:19.58oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T05:41:19Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música |
title |
A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música |
spellingShingle |
A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música Sobreira, José Alfredo Silva Melo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Brasil - História - Ditadura militar, 1964-1985 Música Popular Brasileira Brazil - History - Military dictatorship, 1964-1985 Brazilian Popular Music |
title_short |
A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música |
title_full |
A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música |
title_fullStr |
A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música |
title_full_unstemmed |
A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música |
title_sort |
A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música |
author |
Sobreira, José Alfredo Silva Melo |
author_facet |
Sobreira, José Alfredo Silva Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Rogério Silva |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4508832592714301 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Galindo, Cláudia Sabbag Ozawa |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7483369293854522 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Rosana Cristina Zanelatto |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2002228440264598 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bungart Neto, Paulo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2444065863989507 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo Custódio de |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0359420143341199 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3194588140759587 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobreira, José Alfredo Silva Melo |
contributor_str_mv |
Pereira, Rogério Silva Galindo, Cláudia Sabbag Ozawa Santos, Rosana Cristina Zanelatto Bungart Neto, Paulo Oliveira, Paulo Custódio de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Brasil - História - Ditadura militar, 1964-1985 Música Popular Brasileira Brazil - History - Military dictatorship, 1964-1985 Brazilian Popular Music |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil - História - Ditadura militar, 1964-1985 Música Popular Brasileira |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Brazil - History - Military dictatorship, 1964-1985 Brazilian Popular Music |
description |
A ditadura militar, que vigorou no Brasil a partir de 1964, fez, em 2014, seu 50º aniversário. Recordar o passado ditatorial sem o parecer das manifestações artísticas, sobretudo, da canção popular, deixaria a memória e a história desses duros anos à beira da incompletude, afinal, a MPB, juntamente com as demais artes, desempenhou papel fundamental de oposição ao regime militar e à censura que lhe foi inerente. As manifestações artísticas se estabeleceram como inimigos da ditadura/censura que, com os anos, ascendeu sobremaneira a ponto de cercear as vozes do teatro, do cinema, do jornalismo, da literatura e, principalmente, da música popular, especialmente a partir de 1968, com a outorga do ato institucional nº 5 (AI5). Baseado nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é verificar em que medida a oposição à ditadura militar é representada por meio das dimensões poéticas e musicais de três canções da MPB, a saber: “Apesar de você” (1973), de Chico Buarque; “Pra não dizer que não falei das flores” (1968), de Geraldo Vandré; “Cálice” (1978), de Gilberto Gil e Chico Buarque. A nossa hipótese é a de que há nessas canções uma espécie de ação complementar entre letra e música e que esta última, assim como a letra, pode/deve ser analisada/interpretada, tendo em vista que ambas agem complementarmente na construção de sentido (FINNEGAN, 2008; PERRONE, 1988). A análise, portanto, partirá da relação entre letra e música, tentando, sempre que possível, não separá-las, a fim de que o estudo do referido objeto seja realizado na forma dentro da qual foi concebido, isto é, “cantado/tocado”. Esperamos, deste modo, contribuir para o avanço nas pesquisas que promovem a inter-relação entre arte literária e arte musical, com vistas a reforçar não só as afinidades entre poema e música, mas sobretudo a existência de uma ação complementar entre letra e música na construção do sentido. Esperamos contribuir, ainda, para reflexões acerca do significado da ditadura militar durante os anos que vigorou no país. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-02T19:40:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-02T19:40:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOBREIRA, José Alfredo Silva Melo. A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1406 |
identifier_str_mv |
SOBREIRA, José Alfredo Silva Melo. A Oposição à ditadura militar em canções da MPB: uma análise da interação entre letra e música. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016. |
url |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de pós-graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFGD |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação, Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFGD instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFGD |
collection |
Repositório Institucional da UFGD |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1406/3/JoseAlfredoSilvaMeloSobreira.pdf.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1406/2/license.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1406/1/JoseAlfredoSilvaMeloSobreira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
05f3fcb51fcc47ef135a82982559b22f 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b fe6a3e1024b32e26bfcb54732b79ec10 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823225142367485952 |