Políticas para a alfabetização: a implementação em escolas com baixos índices educacionais (Campo Grande, 2009-2011)
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/645 |
Resumo: | A pesquisa ora apresentada surgiu de nossa inquietação frente aos resultados não satisfatórios dos processos de alfabetização nas escolas municipais de Campo Grande – MS. Diante disso buscamos responder a seguinte questão: como se caracteriza e com quais problemas se defronta a implementação da política de alfabetização no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS e de escolas municipais com baixos índices educacionais? Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa foi o de analisar as políticas públicas de alfabetização implementadas no período 2009-2011 na Rede Municipal de Educação de Campo Grande – MS, com especial atenção a fatores condicionantes e problemas no âmbito escolar e da atuação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), para compreender como podem ser mais adequadas e efetivas. Para tanto, definimos uma amostra composta por cinco escolas que de 2009 a 2011 apresentaram baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da REME-CG (IDER), que é o indicador de qualidade utilizado pela administração municipal de Campo Grande. Estruturamos a tessitura da pesquisa com uma abordagem quanti-qualitaviva. Para o equacionamento do problema realizamos estudos bibliográficos, análise de documentos oficiais (nacionais e municipais) e análise de dados de campo, por meio de grupos focais. Observamos que não existe propriamente uma inadequação das políticas e ações, sejam elas nacionais ou municipais, mas sim, um problema no foco das mesmas, ou no raio de sua ação e atendimento, bem como em certa descontinuidade de políticas no município como se essas se esgotassem em si mesmas e não fizessem parte de um processo e de um problema. Por fim salientamos três pontos que são a nosso ver impeditivos da efetividade dos processos de alfabetização na REME: a) a inexistência de um diálogo entre os formuladores das políticas e os agentes dos processos educacionais – os professores e os gestores, já que as políticas são formuladas pela SEMED a partir dos indicadores da REME; b) a não compreensão das políticas por parte de professores e gestores – pois esperam soluções pontuais para seus problemas específicos; c) a falta de parâmetros e objetivos para o processo de alfabetização que de a conhecer, claramente, cada etapa de tão complexo processo. |
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Diante disso buscamos responder a seguinte questão: como se caracteriza e com quais problemas se defronta a implementação da política de alfabetização no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS e de escolas municipais com baixos índices educacionais? Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa foi o de analisar as políticas públicas de alfabetização implementadas no período 2009-2011 na Rede Municipal de Educação de Campo Grande – MS, com especial atenção a fatores condicionantes e problemas no âmbito escolar e da atuação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), para compreender como podem ser mais adequadas e efetivas. Para tanto, definimos uma amostra composta por cinco escolas que de 2009 a 2011 apresentaram baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da REME-CG (IDER), que é o indicador de qualidade utilizado pela administração municipal de Campo Grande. Estruturamos a tessitura da pesquisa com uma abordagem quanti-qualitaviva. Para o equacionamento do problema realizamos estudos bibliográficos, análise de documentos oficiais (nacionais e municipais) e análise de dados de campo, por meio de grupos focais. Observamos que não existe propriamente uma inadequação das políticas e ações, sejam elas nacionais ou municipais, mas sim, um problema no foco das mesmas, ou no raio de sua ação e atendimento, bem como em certa descontinuidade de políticas no município como se essas se esgotassem em si mesmas e não fizessem parte de um processo e de um problema. Por fim salientamos três pontos que são a nosso ver impeditivos da efetividade dos processos de alfabetização na REME: a) a inexistência de um diálogo entre os formuladores das políticas e os agentes dos processos educacionais – os professores e os gestores, já que as políticas são formuladas pela SEMED a partir dos indicadores da REME; b) a não compreensão das políticas por parte de professores e gestores – pois esperam soluções pontuais para seus problemas específicos; c) a falta de parâmetros e objetivos para o processo de alfabetização que de a conhecer, claramente, cada etapa de tão complexo processo.La investigación que aquí se presenta surge de nuestra preocupación frente a los resultados insatisfactorios de los procesos de alfabetización en las escuelas públicas en Campo Grande - MS. Teniendo en cuenta que tratamos de responder a la siguiente pregunta: ¿Cómo se caracteriza y cuáles son los problemas que enfrenta la implementación de las políticas de alfabetización en la Red Municipal de Educación de Campo Grande - MS y las escuelas municipales con bajo nivel educativo? En este contexto, el objetivo de esta investigación fue analizar las políticas públicas de la alfabetización implementadas en el período 2009-2011 en la Red Municipal de Educación de Campo Grande - MS, con especial atención a los factores condicionantes y problemas en el ámbito de la escuela y el desempeño de la Secretaría Municipal de Educación (SEMED), para comprender la forma en que puede ser más conveniente y eficaz. Con esto intento, definimos una muestra de cinco escuelas de 2009 a 2011 que mostraban bajo desempeño en los resultados del Índice de Desarrollo de la Educación Básica REME-CG (IDER), que es el indicador de calidad utilizado por la municipalidad de Campo Grande. Estructuramos la organización de la investigación con un enfoque cuanti-cualitativo. Para resolver el problema, llevamos a cabo estudios bibliográficos, análisis de documentos oficiales (nacionales y locales) y el análisis de datos de campo a través de grupos focales. Tomamos nota de que no existe una insuficiencia real de las políticas y acciones, ya sea nacional o local, más si, un problema en el foco de las políticas, o el radio de su acción y de atendimiento, así como cierta discontinuidad de las políticas en la ciudad como si ellas no fuesen parte de un proceso y un problema. Por último podemos destacar tres puntos que creemos que están impidiendo la eficacia de los procesos de alfabetización en REME: a) la falta de diálogo entre los responsables por las políticas y los agentes del proceso educativo - profesores y directivos, ya que las políticas son hecha por la SEMED partiendo de los indicadores de REME b) la falta de comprensión de las políticas de parte de los maestros y administradores - que esperan soluciones puntuales a sus problemas específicos, c) la falta de parámetros y objetivos para el proceso de alfabetización que permita conocer claramente, cada paso de este proceso complejo.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-18T14:23:39Z No. of bitstreams: 1 LuizCarlosTramujasdeAzevedo.pdf: 1868034 bytes, checksum: 7aa329e3334f46a9784f865a56ae523a (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-18T14:23:39Z (GMT). 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