(In)Disciplina e normalização: modos de ser e de agir como objeto de registros em livros de ocorrências de escolas de Dourados-MS (2011-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adrielly Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5481
Resumo: O tema da pesquisa desenvolvida foi a (in)disciplina escolar. O objetivo foi o de analisar os registros de ocorrências e quais/como determinados modos de ser e agir de alunos de turmas do Ensino Fundamental II (EF II), de duas escolas públicas do município de Dourados-MS, foram considerados (in)disciplinados e objeto de registros. Como referencial teórico a pesquisa dialogou com Michel Foucault e outros autores dessa perspectiva teórica que problematizam as práticas e o cotidiano escolar. Trata-se de pesquisa qualitativa, documental, que tomou 110 registros de ocorrências do EF II como fonte principal e como recorte temporal foi utilizado o período de 2011-2019. Apesar do que apontam os documentos oficiais analisados, preconizando o diálogo na escola, os registros evidenciam a preponderância dos posicionamentos de professores e gestores da escola, em detrimento dos alunos, que se limitam a assinar as ocorrências que enquadram seus comportamentos. Os resultados da pesquisa apontam para uma reflexão sobre o uso dos LOs em quase cem anos de história, levando-nos a problematizar sua utilização e utilidade para enfrentar os “problemas” escolares. Com apoio da perspectiva foucaultiana, os registros foram analisados pelo procedimento externo do discurso, o que permitiu observar que as escolas, locus da pesquisa, interpretam de modo semelhante dois dos enunciados pedagógicos em circulação: “Lugar de criança, é na escola” (o “indisciplinado” é transferido, mas quase nunca expulso) e o outro “A criança como centro do processo educativo” (como nem todos se comportam de forma “desejável”, é preciso normalizá-los). Embora os LOs das escolas apresentem diferenças, percebemos que o valor para ambas é o mesmo: um instrumento disciplinar que captura, subjetiva-objetiva e normaliza em especial os alunos que não se se adequam às normas. Concluímos que, apesar de as escolas utilizarem este artefato inquisitorial e punitivo como instrumento de disciplinamento e controle dos corpos, inserido em forças que não cessam de se atualizar, os modos de ser e agir de alunos que não se ajustam às normas/regras estabelecidas, enquanto resistências por eles empreendidas, igualmente repetem e/ou inventam formas de enfrentar essas e outras tecnologias de poder que se efetivam nos espaços-tempos escolares.
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O objetivo foi o de analisar os registros de ocorrências e quais/como determinados modos de ser e agir de alunos de turmas do Ensino Fundamental II (EF II), de duas escolas públicas do município de Dourados-MS, foram considerados (in)disciplinados e objeto de registros. Como referencial teórico a pesquisa dialogou com Michel Foucault e outros autores dessa perspectiva teórica que problematizam as práticas e o cotidiano escolar. Trata-se de pesquisa qualitativa, documental, que tomou 110 registros de ocorrências do EF II como fonte principal e como recorte temporal foi utilizado o período de 2011-2019. Apesar do que apontam os documentos oficiais analisados, preconizando o diálogo na escola, os registros evidenciam a preponderância dos posicionamentos de professores e gestores da escola, em detrimento dos alunos, que se limitam a assinar as ocorrências que enquadram seus comportamentos. Os resultados da pesquisa apontam para uma reflexão sobre o uso dos LOs em quase cem anos de história, levando-nos a problematizar sua utilização e utilidade para enfrentar os “problemas” escolares. Com apoio da perspectiva foucaultiana, os registros foram analisados pelo procedimento externo do discurso, o que permitiu observar que as escolas, locus da pesquisa, interpretam de modo semelhante dois dos enunciados pedagógicos em circulação: “Lugar de criança, é na escola” (o “indisciplinado” é transferido, mas quase nunca expulso) e o outro “A criança como centro do processo educativo” (como nem todos se comportam de forma “desejável”, é preciso normalizá-los). Embora os LOs das escolas apresentem diferenças, percebemos que o valor para ambas é o mesmo: um instrumento disciplinar que captura, subjetiva-objetiva e normaliza em especial os alunos que não se se adequam às normas. Concluímos que, apesar de as escolas utilizarem este artefato inquisitorial e punitivo como instrumento de disciplinamento e controle dos corpos, inserido em forças que não cessam de se atualizar, os modos de ser e agir de alunos que não se ajustam às normas/regras estabelecidas, enquanto resistências por eles empreendidas, igualmente repetem e/ou inventam formas de enfrentar essas e outras tecnologias de poder que se efetivam nos espaços-tempos escolares.The theme of the research developed was school (in)discipline. The aim was to analyze the occurrences records and which and how certain ways of being and acting of students, from Elementary School classes of two public schools in the city of Dourados-MS, were considered (un)disciplined and objects of registration. As a theoretical reference, the research dialogued with Michel Foucault and other authors of this theoretical perspective that problematize the practices and the school routine. This is a qualitative, documentary research, which took 110 records of EF II occurrences as the main source and the period 2011-2019 was used as a time frame. Despite what the official documents analyzed indicate, which profess dialogue in the school, the occurrences show the prevalence of the teachers and school managers' standpoints, regardless of the students, whose role are signing the occurrences that frame their behavior. The results indicate a reflection on the use of occurrence books in almost one hundred years of history, leading us to question their use and usefulness to face school “problems”. With the support of the Foucauldian perspective, the occurrences were analyzed by the external form of the discourse, which allowed us to observe that the schools, the locus of the research, understand, in a similar way, two of the pedagogical statements in course: “The place of a child is in the school” (the “undisciplined” is transferred, but almost never expelled); and the other “The child as the center of the educational process” (as not everyone behaves in a “desirable” manner, it is necessary to normalize them). Although the school occurrence books present differences, we perceive that the value underneath both is the same: a disciplinary instrument that captures, subjectivizes-objectifies and normalizes, in particular, students who do not conform to the standards. We conclude that, although schools use this inquisitorial and punitive artifact as an instrument for bodies discipline and control, inserted in forces that do not cease to be updated, the ways of being and acting of students that do not conform to established norms/rules, while resistances undertaken by them, they also repeat and/or invent ways to face these and other technologies of power that are actualized in school spaces-times.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-05-02T12:59:18Z No. of bitstreams: 1 AdriellySoaresSilva.pdf: 2415125 bytes, checksum: 0926f5b338a26b5a99fa8853f523e77d (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-02T12:59:18Z (GMT). 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