Avaliação das condições de superfície do pavimento flexível de um trecho da Rua Rio Brilhante, Dourados, MS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1961 |
Resumo: | Apesar de ser um elemento fundamental para o desenvolvimento econômico dos espaços urbanos, grande parte da malha viária brasileira não apresenta condições adequadas de trafegabilidade. Neste artigo buscou-se avaliar as condições de superfície de um trecho do pavimento flexível da rua Rio Brilhante, localizada na cidade de Dourados-MS. Foram utilizados dois métodos de avaliação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para pavimentos rodoviários: Avaliação Objetiva de Superfície, para determinação do Índice de Gravidade Global (DNIT 006/2003-PRO) e a Avaliação Subjetiva de Superfície, para obtenção do Valor de Serventia Atual (DNIT 009/2003-PRO). O resultado deste trabalho evidencia a necessidade de um plano de gerenciamento de pavimentos com enfoque na manutenção e conservação das rodovias e vias urbanas brasileiras. |
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Foram utilizados dois métodos de avaliação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para pavimentos rodoviários: Avaliação Objetiva de Superfície, para determinação do Índice de Gravidade Global (DNIT 006/2003-PRO) e a Avaliação Subjetiva de Superfície, para obtenção do Valor de Serventia Atual (DNIT 009/2003-PRO). O resultado deste trabalho evidencia a necessidade de um plano de gerenciamento de pavimentos com enfoque na manutenção e conservação das rodovias e vias urbanas brasileiras.Despite being a fundamental element for the economic development of urban spaces, much of the Brazilian road network does not have appropriate conditions of trafficability. In this article, we tried to evaluate the surface conditions of a section of the flexible pavement of Rio Brilhante street, located in the city of Dourados-MS. Two methods of evaluation of the National Department of Transport Infrastructure (DNIT) for road pavements were used: Objective Surface Evaluation, to determine the Global Severity Index (DNIT 006/2003-PRO) and Subjective Surface Evaluation, to obtain the Current Service Value (DNIT 009/2003-PRO). The result of this work evidences the need of a pavement management plan with focus on the maintenance and conservation of Brazilian highways and urban roads.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-22T20:03:54Z No. of bitstreams: 1 NielyFernandesSilva.pdf: 1791317 bytes, checksum: 5a9658cc0bb33bc46925cf020bfb4a7b (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-22T20:03:54Z (GMT). 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