Teoria de Resposta ao Item – TRI: análise de algumas questões do ENEM: habilidades 24 a 30

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Edvair Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1258
Resumo: Este estudo objetivou analisar questões aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio ENEM, referente as áreas de competência seis e sete que contemplam as habilidades de vinte e quatro a trinta, (a avaliação de matemática é dividida em sete competências que são subdivididas em trinta habilidades) comparando o resultado de um teste aplicado com sete itens a alunos de algumas escolas de Mato Grosso do Sul, com os resultados obtidos de examinados que responderam esses mesmos itens no ENEM em anos anteriores, com o intuito de verificar como se desenvolveu a leitura e análise de representações estatísticas. As análises foram realizadas utilizando as teorias clássicas dos testes - TCT e a teoria de resposta ao item - TRI. Foi aplicado o teste a 206 (duzentos e seis) alunos de escolas públicas das cidades de Campo Grande - MS, Bonito - MS e Dourados - MS e comparados com o resultado de 12.347 (doze mil trezentos e quarenta e sete) examinados retirados do relatório microdados do ENEM. Com a teoria clássica do teste foi computada a proporção dos acertos no teste e com a teoria de resposta ao item, modelo logístico unidimensional de três parâmetros, estimativa bayesiana e estimativa a priori calcularam-se os parâmetros de discriminação, dificuldade e acerto casual, correlação bisserial e os gráficos curva característica do item e curva de informação do item. O teste da amostra aplicada apresentou valores aceitáveis enquanto que os do ENEM não. O teste mostrou que os alunos da amostra aplicada nas escolas tiveram melhores resultados do que aqueles obtidos no ENEM, porém revelou que é necessário um ajuste importante no ensino de probabilidade e estatística para que os alunos das escolas públicas tenham um bom letramento e raciocínio estatístico e probabilístico.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1258Este estudo objetivou analisar questões aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio ENEM, referente as áreas de competência seis e sete que contemplam as habilidades de vinte e quatro a trinta, (a avaliação de matemática é dividida em sete competências que são subdivididas em trinta habilidades) comparando o resultado de um teste aplicado com sete itens a alunos de algumas escolas de Mato Grosso do Sul, com os resultados obtidos de examinados que responderam esses mesmos itens no ENEM em anos anteriores, com o intuito de verificar como se desenvolveu a leitura e análise de representações estatísticas. As análises foram realizadas utilizando as teorias clássicas dos testes - TCT e a teoria de resposta ao item - TRI. Foi aplicado o teste a 206 (duzentos e seis) alunos de escolas públicas das cidades de Campo Grande - MS, Bonito - MS e Dourados - MS e comparados com o resultado de 12.347 (doze mil trezentos e quarenta e sete) examinados retirados do relatório microdados do ENEM. Com a teoria clássica do teste foi computada a proporção dos acertos no teste e com a teoria de resposta ao item, modelo logístico unidimensional de três parâmetros, estimativa bayesiana e estimativa a priori calcularam-se os parâmetros de discriminação, dificuldade e acerto casual, correlação bisserial e os gráficos curva característica do item e curva de informação do item. O teste da amostra aplicada apresentou valores aceitáveis enquanto que os do ENEM não. O teste mostrou que os alunos da amostra aplicada nas escolas tiveram melhores resultados do que aqueles obtidos no ENEM, porém revelou que é necessário um ajuste importante no ensino de probabilidade e estatística para que os alunos das escolas públicas tenham um bom letramento e raciocínio estatístico e probabilístico.This study aimed to analise the items from the Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, that belong to the number six and seven areas and involve the skills from twenty-four to thirty (the Mathematics Exam is organized into seven habilities that are subdivided into thirty), comparing the result of a seven-item test applied in some schools in Mato Grosso do Sul to the results obtained in previous ENEM exams, with the objective of verifying how the reading and the analisys of the statistics representations were developed. The analyses were done using the classical test theory – CTT and the item response theory – IRT. The test was applied to 206 (two hundred and six) students of public schools in the cities of Campo Grande – MS, Bonito – MS and Dourados – MS and compared to the result of 12.347 (twelve thousand three hundred and forty-seven) ENEM participants obtained from the Exam microdata. By the classical test theory, the proportions of right answers in the test were computed. By the item response theory, the three parameter logistic model, the Bayesian estimate and the a-priori estimate, the discrimination paremeters, the difficulty, the casual right anwers, bisserial correlatio, and the item characteristic curve and item information curve graphycs were calculated. The test of the applied sample presented the acceptable values whereas the ones from ENEM didn’t. The test showed that the students from the applied samplle in schools obtained better results than the students in ENEM, but it revealed that an important change is necessary in the teaching of probablility and statisics so that the public school students can have good literacy and statistics and probablility thinking.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-10T20:39:53Z No. of bitstreams: 1 EdvairAlvesFerreira.pdf: 1818219 bytes, checksum: bcab7d6a302009db130fbcf5345d5c8b (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-10T20:39:53Z (GMT). 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