A Organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria do Carmo da Encarnação Costa de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/649
Resumo: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é pauta de vários documentos e debates sobre as Salas de Recursos Multifuncionais. Este estudo problematiza a prática do AEE no contexto da Educação Indígena, buscando compreender como funciona e se organiza esse serviço. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral: Analisar a oferta do Atendimento Educacional Especializado para surdos nas Salas de Recursos Multifuncionais no contexto das escolas indígenas do Município de Dourados/MS. Os objetivos específicos foram: a) Levantar dados sobre o Atendimento Educacional Especializado dos alunos surdos nas comunidades indígenas; b) Avaliar os limites e as possibilidades das Salas de Recursos Multifuncionais como sistema de apoio à escolarização de alunos com surdez; c) Identificar aspectos que possam potencializar o Atendimento Educacional Especializado oferecido em Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas indígenas. Trata-se de pesquisa qualitativa, na perspectiva dos Estudos Culturais que discute a identidade surda, o direito linguístico e o processo de inclusão/exclusão dos educandos surdos. Adotam-se como procedimentos de coleta de dados o estudo documental, a revisão bibliográfica, a observação de campo e a entrevista semi-estruturada com professores e coordenadores das escolas indígenas. Os resultados da pesquisa revelaram que, apesar dos professores demonstrarem grande interesse para que os alunos com deficiência sejam atendidos de forma adequada nas SRMs, ainda encontram-se muitos obstáculos para que isso aconteça, pois o desconhecimento dos familiares e de muitos profissionais da educação para lidar com a questão da deficiência, ainda é muito grande. Os professores demonstraram necessidade de formação específica para lidar com os alunos indígenas deficientes, ainda que algumas formações sejam oferecidas por órgãos educacionais da região. Somado a isso, observou-se o espaço inadequado, onde funcionam as SRMs, com precariedade de iluminação, ventilação e materiais didáticos específicos para desenvolver o trabalho de qualidade com os alunos, estimulando, assim, as suas habilidades. Ainda, contatou-se, nesta pesquisa, a necessidade de que as SRMs estejam se adequando a realidade indígena, demonstrando, dessa forma, o respeito e a valorização pela língua e pela cultura do povo.
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Este estudo problematiza a prática do AEE no contexto da Educação Indígena, buscando compreender como funciona e se organiza esse serviço. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral: Analisar a oferta do Atendimento Educacional Especializado para surdos nas Salas de Recursos Multifuncionais no contexto das escolas indígenas do Município de Dourados/MS. Os objetivos específicos foram: a) Levantar dados sobre o Atendimento Educacional Especializado dos alunos surdos nas comunidades indígenas; b) Avaliar os limites e as possibilidades das Salas de Recursos Multifuncionais como sistema de apoio à escolarização de alunos com surdez; c) Identificar aspectos que possam potencializar o Atendimento Educacional Especializado oferecido em Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas indígenas. Trata-se de pesquisa qualitativa, na perspectiva dos Estudos Culturais que discute a identidade surda, o direito linguístico e o processo de inclusão/exclusão dos educandos surdos. Adotam-se como procedimentos de coleta de dados o estudo documental, a revisão bibliográfica, a observação de campo e a entrevista semi-estruturada com professores e coordenadores das escolas indígenas. Os resultados da pesquisa revelaram que, apesar dos professores demonstrarem grande interesse para que os alunos com deficiência sejam atendidos de forma adequada nas SRMs, ainda encontram-se muitos obstáculos para que isso aconteça, pois o desconhecimento dos familiares e de muitos profissionais da educação para lidar com a questão da deficiência, ainda é muito grande. Os professores demonstraram necessidade de formação específica para lidar com os alunos indígenas deficientes, ainda que algumas formações sejam oferecidas por órgãos educacionais da região. Somado a isso, observou-se o espaço inadequado, onde funcionam as SRMs, com precariedade de iluminação, ventilação e materiais didáticos específicos para desenvolver o trabalho de qualidade com os alunos, estimulando, assim, as suas habilidades. Ainda, contatou-se, nesta pesquisa, a necessidade de que as SRMs estejam se adequando a realidade indígena, demonstrando, dessa forma, o respeito e a valorização pela língua e pela cultura do povo.Specialised Education Support Services (ESA) is the agenda of various documents and debates about the rooms of multifunctional resource. This study discusses the practice of ESA in the context of indigenous education, trying to understand how it works and organizes this service. Thus, this research aims: Analyse the supply of Specialized Care for Deaf Education in multifunction capabilities rooms in the context of indigenous schools of Dourados - MS. The specific objectives were: a) To obtain data about the specialized educational services for deaf students in indigenous communities, b) Evaluate the limits and possibilities of resource rooms as multifunctional system to support the education of students with deafness c) Identify which aspects can potentiate the specialized educational services offered in rooms multifunction capabilities in indigenous schools. This is qualitative research, from the perspective of cultural studies that discusses the deaf identity, the right language and the process of inclusion / exclusion of deaf students. Procedures used as data collection were documentary study, the literature review, field observations and semi-structured interviews with teachers and coordinators of indigenous schools. The survey results revealed that although the teachers show great interest to students with disabilities are met appropriately in SRMs, yet there are many obstacles to make it happen, because the lack of family and many education professionals to deal with the issue of disability, is still very large. Teachers demonstrated need for specific training to deal with indigenous students with disabilities, although some courses are offered by educational agencies in the region. Added to this, there was inadequate space where Work Resource rooms multifunctional with precarious lighting, ventilation and materials to develop specific quality work with students, thus stimulating their skills. Still, was contacted in this research, the need for Resource rooms multifunctional are being adapted indigenous reality, demonstrating thereby the respect and appreciation of the language and culture of the people.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-18T14:43:27Z No. of bitstreams: 1 MariadoCarmodaEncarnacaoCostadeSousa.pdf: 1530460 bytes, checksum: 0c3e5319318016d133f482c9c840fc1a (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-18T14:43:27Z (GMT). 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