Logística agrícola: alternativas para minimização do custo de transporte para escoamento de soja na região da grande Dourados/MS
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3691 |
Resumo: | A pesquisa aborda a falta de planejamento e estratégia logística, a necessidade de focar em atender todas as necessidades e expectativas dos clientes. A demonstração do domínio do modal rodoviário na matriz de transporte do Brasil e a falta de alternativas de modais eficientes ocasionam em muita perda da produção e produtividade no processo de transporte, pois há muitos problemas encontrados na infraestrutura de estradas, dos caminhões, da falta de investimento no melhoramento do transporte, a má condição das carretas graneleiras e riscos de acidentes nos percursos. A produção de commodities na região da Grande Dourados/MS destaca se devido à região ser rica em terra disponível para o plantio, desenvolvimento e investimento em inovação para o plantio. No entanto, a estrutura do transporte, que é a chave deste trabalho, esta fora dos padrões necessários e a região apresenta grande dificuldade para escoamento da produção e ainda a situação agrava se quando chega o momento de contratar frete para escoamento da produção, pois os valores dos fretes são sazonais e acompanham os picos de demanda e no período de escoamento o frete é alto, isto acarreta no encarecimento do produto brasileiro a ponto de perder mercado externo. Razões estas que motivaram este estudo na região da Grande Dourados, a fim de mostrar aos produtores que há alternativas de escoamento minimização das perdas e custo de transporte, e assim obter menor custo logístico possível com a implantação da estrada de Ferro Paraná Oeste que levará a produção das commodities regional até o porto de Paranaguá no Paraná, e ainda terá no percurso de volta serão transportados insumos necessários para o plantio. Para melhor entendimento do trabalho foi realizado uma pesquisa de campo onde foram mostrados os principais percursos atualmente utilizados para escoamento do grão de soja e sistemas de transporte como, por exemplo, o escoamento realizado de forma única com o uso do modal rodoviário, com o uso do sistema intermodal com trecho realizado por rodovia e ferrovia e a alternativa futura e já em processo de estudo de viabilidade, o transporte integralmente por modal ferroviário. |
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A demonstração do domínio do modal rodoviário na matriz de transporte do Brasil e a falta de alternativas de modais eficientes ocasionam em muita perda da produção e produtividade no processo de transporte, pois há muitos problemas encontrados na infraestrutura de estradas, dos caminhões, da falta de investimento no melhoramento do transporte, a má condição das carretas graneleiras e riscos de acidentes nos percursos. A produção de commodities na região da Grande Dourados/MS destaca se devido à região ser rica em terra disponível para o plantio, desenvolvimento e investimento em inovação para o plantio. No entanto, a estrutura do transporte, que é a chave deste trabalho, esta fora dos padrões necessários e a região apresenta grande dificuldade para escoamento da produção e ainda a situação agrava se quando chega o momento de contratar frete para escoamento da produção, pois os valores dos fretes são sazonais e acompanham os picos de demanda e no período de escoamento o frete é alto, isto acarreta no encarecimento do produto brasileiro a ponto de perder mercado externo. Razões estas que motivaram este estudo na região da Grande Dourados, a fim de mostrar aos produtores que há alternativas de escoamento minimização das perdas e custo de transporte, e assim obter menor custo logístico possível com a implantação da estrada de Ferro Paraná Oeste que levará a produção das commodities regional até o porto de Paranaguá no Paraná, e ainda terá no percurso de volta serão transportados insumos necessários para o plantio. Para melhor entendimento do trabalho foi realizado uma pesquisa de campo onde foram mostrados os principais percursos atualmente utilizados para escoamento do grão de soja e sistemas de transporte como, por exemplo, o escoamento realizado de forma única com o uso do modal rodoviário, com o uso do sistema intermodal com trecho realizado por rodovia e ferrovia e a alternativa futura e já em processo de estudo de viabilidade, o transporte integralmente por modal ferroviário.This research addresses the lack of planning and logistics strategy, the need to focus on meeting the needs and expectations of customers. The predominance of road transport in Brazil and the lack of efficient alternative modals result in a great production and productivity loss in the transportation process, as there are many problems on the infrastructure of the roads, the trucks, lack of investment in transport improvement, the poor condition of grain trucks and the risk of accidents on the roads. The commodity production in Grande Dourados/MS stands out due to the abundance of land available for plantation, development and investment in agricultural innovation. However, the transport structure, which is the key of this study, is out of the required standards and this area has great problems with production flow, and the situation gets worse with the freight payment, because the prices are seasonal and follow the market demand so the prices of freight hiring is high. These factors result in higher prices for Brazilian products, which can lead to foreign market loss. These reasons motivated this research in the Grande Dourados area, in order to prove to the farmers that there are better alternatives for production flow, and also for loss minimization and transportation costs, so they can get the lowest prices after the construction of the railroad Paraná Oeste, which will carry the commodity production to the Paranagua Port in the state of Paraná, and the agricultural inputs for production will be transported on the way back. For better understanding of this study, a field research was conducted, showing the main routes for soy beans transportation and the transportation systems, such as the production outflow using only roads, and the intermodal system using roads and railroads, and also the future alternative in viability study, the transportation by railroads only.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-28T13:08:45Z No. of bitstreams: 1 AmandadeSouzaTabox.pdf: 2485868 bytes, checksum: d2f14ba3c37b0bf2bad562d3fea8c767 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-28T13:08:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AmandadeSouzaTabox.pdf: 2485868 bytes, checksum: d2f14ba3c37b0bf2bad562d3fea8c767 (MD5) Previous issue date: 2012porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOLogísticaAgroindústriaSojaLogisticAgroindustrySoybeansLogística agrícola: alternativas para minimização do custo de transporte para escoamento de soja na região da grande Dourados/MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTAmandadeSouzaTabox.pdf.txtAmandadeSouzaTabox.pdf.txtExtracted texttext/plain179662https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3691/3/AmandadeSouzaTabox.pdf.txt537da15fdf54f69eb42eb60b39b94451MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3691/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALAmandadeSouzaTabox.pdfAmandadeSouzaTabox.pdfapplication/pdf2485868https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3691/1/AmandadeSouzaTabox.pdfd2f14ba3c37b0bf2bad562d3fea8c767MD51prefix/36912023-09-14 02:29:51.133oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:29:51Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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