A Questão agroambiental no eixo temático TVT: estudo de caso na Escola Estadual Nova Itamarati, Assentamento Itamarati II – Ponta Porã, MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cristina Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4807
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo refletir sobre as contribuições da educação do e no campo na construção das práticas socioambientais e de que forma estas questões são inseridas no currículo da Escola Estadual Nova Itamarati, localizada no Assentamento Itamarati II, município de Ponta Porã, MS. Neste sentido, a pesquisa buscou analisar como o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola aborda a temática agroambiental nos projetos inseridos no eixo temático Terra-Vida e Trabalho, concretizando o espaço da escola do campo como de fundamental importância para o debate e tomada de consciência sobre as questões agroambientais. Trata-se de um estudo no qual foi aplicado um questionário à Direção, professores atuantes no eixo temático, bem como aos estudantes, cuja percepção sobre o papel da Escola e a importância da abordagem às questões temáticas inseridas no componente curricular da Escola foram a base central da referida pesquisa. A Escola, reconhecidamente compreendida como um espaço de compartilhamento de informações e da disseminação de conhecimentos tem um importante papel na formação dos futuros produtores rurais e na perpetuação dos ensinamentos sobre o trabalhar a terra, considerando a história do Assentamento e toda a luta travada em torno da aquisição da terra. Deve, portanto, possibilitar que os jovens sejam enriquecidos com conhecimentos que vão influenciar a sua permanência no campo, porém, considerando agregar ações que irão contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente.
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Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4807Esta pesquisa teve por objetivo refletir sobre as contribuições da educação do e no campo na construção das práticas socioambientais e de que forma estas questões são inseridas no currículo da Escola Estadual Nova Itamarati, localizada no Assentamento Itamarati II, município de Ponta Porã, MS. Neste sentido, a pesquisa buscou analisar como o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola aborda a temática agroambiental nos projetos inseridos no eixo temático Terra-Vida e Trabalho, concretizando o espaço da escola do campo como de fundamental importância para o debate e tomada de consciência sobre as questões agroambientais. Trata-se de um estudo no qual foi aplicado um questionário à Direção, professores atuantes no eixo temático, bem como aos estudantes, cuja percepção sobre o papel da Escola e a importância da abordagem às questões temáticas inseridas no componente curricular da Escola foram a base central da referida pesquisa. A Escola, reconhecidamente compreendida como um espaço de compartilhamento de informações e da disseminação de conhecimentos tem um importante papel na formação dos futuros produtores rurais e na perpetuação dos ensinamentos sobre o trabalhar a terra, considerando a história do Assentamento e toda a luta travada em torno da aquisição da terra. Deve, portanto, possibilitar que os jovens sejam enriquecidos com conhecimentos que vão influenciar a sua permanência no campo, porém, considerando agregar ações que irão contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente.This research aimed to reflect on the contributions of education in and in the field in the construction of socio-environmental practices and how these issues are inserted in the curriculum of the Nova Itamarati State School, located in the Itamarati II Settlement, municipality of Ponta Porã, MS. In this sense, the research sought to analyse how the School's Political Pedagogical Project (PPP) addresses the agro-environmental theme in projects included in the Earth-Life and Work thematic axis, making the rural school space of fundamental importance for the debate and decision-making. awareness of agri-environmental issues. This is a study in which a questionnaire was applied to the Direction, teachers working in the thematic axis, as well as to students, whose perception of the role of the School and the importance of addressing the thematic issues included in the School's curricular component were the basis of center of that research. The School, recognized as a space for sharing information and disseminating knowledge has an important role in the formation of future rural producers and in the perpetuation of teachings about working the land, considering the history of the Settlement and the entire struggle waged in around land acquisition. It should, therefore, enable young people to be enriched with knowledge that will influence their permanence in the countryside, however, considering adding actions that will contribute to the preservation and conservation of the environment.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-03-11T21:57:49Z No. of bitstreams: 1 CristinaOliveiraFerreira.pdf: 3345919 bytes, checksum: 633242e5a507876e1e83e40aced11a0b (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-11T21:57:49Z (GMT). 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