O Mercado da formação continuada de professores no Brasil: a presença do empresariamento social privado
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1597 |
Resumo: | O objetivo desta tese é identificar e analisar as ações de formação continuada de professores ofertadas nas redes municipais públicas brasileiras por instituições privadas. Apresenta-se como opção metodológica baseada na abordagem qualitativa de característica documental, a investigação sobre dados e informações de bases oficiais públicas e privadas que fornecessem evidências sobre o objeto de pesquisa a partir da sistemática da unidade de conteúdo. Parte-se, portanto, de uma base analítica que direciona o olhar para a compreensão do quanto as mutações político-econômicas e ideológicas têm influenciado a formação continuada docente. A análise aqui delineada parte da premissa que o caminho para compreensão das razões de constituição do atual cenário de fomento das relações público-privadas, não estão localizadas a princípio na política, mas sim na troca de mercadorias. Portanto, apreende-se em uma composição mais ampla, que a política educacional se realiza no espaço de disputas entre classes que compõem a sociedade civil sob a regulação do Estado e, que são marcadas por diferentes momentos e posições, em que se oculta ou se revela o predomínio de argumentos econômicos na definição e direcionamento de suas questões. Os resultados revelam o encadeamento de investidas do controle mercantil ladeado pelo empresariamento social privado (organizações empresariais), por meio da convergência de mecanismos gerenciais de estruturação da gestão educacional dos municípios brasileiros, regulada por processos múltiplos de composição de normas e medidas indutivas construídas por setores fora da esfera da gestão pública, mas que fortalece-se pela modelagens dos “consensos”, sendo estes reafirmados e promovidos por entidades de representação como a UNDIME e o CONSED, que têm servido para consolidação de expectativas quanto a gestão educacional, como se fosse a própria instância local que estivesse conduzindo-a como protagonista em processos não conflituais. Nessa relação, a formação continuada de professores é assumida como um dos feixes de regulação, que serve junto aos processos avaliativos como medida de fortalecimento do controle político-ideológico, ao mesmo tempo que é campo propício de promoção e crescimento dos itens que compõem o pacote da gestão não-estatal no espaço público. Contexto que contribui para potencializar o processo de controle do trabalho docente, em favor de um tipo de qualidade, uma qualidade que seja total. Circunstância que ocorre por meio de uma demanda “fabricada” pelo mercado, a do “dever de aprender” atrelada à culpabilização pelos “resultados insatisfatórios” de desempenho. Logo, as propostas políticas para educação têm como categorias centrais a definição da tarefa educativa sob uma análise econômica, enquanto critérios definidores de prioridades e de concepção de qualidade, baseadas na relação custo-benefício. Percebe-se assim, os caminhos da regulação no processamento da formação continuada docente, de maneira que seja planejada, executada e avaliada com vistas à concretização das políticas formuladas para a educação conforme os moldes empresariais, voltadas para garantir um tipo de educação considerada como mais apropriada para o mercado. |
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Apresenta-se como opção metodológica baseada na abordagem qualitativa de característica documental, a investigação sobre dados e informações de bases oficiais públicas e privadas que fornecessem evidências sobre o objeto de pesquisa a partir da sistemática da unidade de conteúdo. Parte-se, portanto, de uma base analítica que direciona o olhar para a compreensão do quanto as mutações político-econômicas e ideológicas têm influenciado a formação continuada docente. A análise aqui delineada parte da premissa que o caminho para compreensão das razões de constituição do atual cenário de fomento das relações público-privadas, não estão localizadas a princípio na política, mas sim na troca de mercadorias. 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Nessa relação, a formação continuada de professores é assumida como um dos feixes de regulação, que serve junto aos processos avaliativos como medida de fortalecimento do controle político-ideológico, ao mesmo tempo que é campo propício de promoção e crescimento dos itens que compõem o pacote da gestão não-estatal no espaço público. Contexto que contribui para potencializar o processo de controle do trabalho docente, em favor de um tipo de qualidade, uma qualidade que seja total. Circunstância que ocorre por meio de uma demanda “fabricada” pelo mercado, a do “dever de aprender” atrelada à culpabilização pelos “resultados insatisfatórios” de desempenho. Logo, as propostas políticas para educação têm como categorias centrais a definição da tarefa educativa sob uma análise econômica, enquanto critérios definidores de prioridades e de concepção de qualidade, baseadas na relação custo-benefício. Percebe-se assim, os caminhos da regulação no processamento da formação continuada docente, de maneira que seja planejada, executada e avaliada com vistas à concretização das políticas formuladas para a educação conforme os moldes empresariais, voltadas para garantir um tipo de educação considerada como mais apropriada para o mercado.The objective of this thesis is to identify and analyze the actions of continuous formation of teachers offered in Brazilian public municipal networks by private institutions. It is presented as a methodological option based on the qualitative approach of documentary characteristic, the investigation of data and information of public and private official bases that provide evidence on the object of research from the systematics of the unit of content. It starts, therefore, from an analytical base that directs the look to the understanding of how much the political-economic and ideological mutations have influenced the continuous formation teacher. The analysis outlined here starts from the premise that the way to understand the reasons for the constitution of the current scenario of fostering public-private relations is not located primarily in politics, but rather in the exchange of goods. Therefore, it is understood in a broader composition that educational policy is carried out in the space of disputes between classes that compose civil society under the regulation of the State and which are marked by different moments and positions, in which it is hidden or reveals the predominance of economic arguments in the definition and direction of its issues. The results reveal the linkage of mercantile control invested by private social entrepreneurship (business organizations), through the convergence of managerial mechanisms for structuring the educational management of brazilian municipalities, regulated by multiple processes of composition of rules and inductive measures built by sectors outside the sphere of public management, but strengthened by the modeling of “consensus”, which are reaffirmed and promoted by entities such as UNDIME and CONSED, which have served to consolidate expectations regarding educational management, as if it were the local instance itself that was leading it as protagonist in non-conflictual processes. In this relation, the continued formation of teachers is assumed as one of the regulatory bundles, which serves as a means of strengthening political-ideological control, while at the same time it is a propitious field of promotion and growth of the items that make up the package of non-state management in the public space. Context that contributes to enhance the process of control of teaching work, in favor of a type of quality, a quality that is total. Circumstance that occurs through a demand “manufactured” by the market, that of the “duty to learn” tied to blame for the “unsatisfactory results” of performance. Therefore, the policy proposals for education have as central categories the definition of the educational task under an economic analysis, as criteria defining priorities and designing quality, based on the cost-benefit ratio. It is thus possible to perceive the ways of regulation in the processing of continuing teacher formation, in a way that is planned, executed and evaluated with a view to the implementation of policies formulated for education according to the business model, aimed at guaranteeing a type of education considered as more appropriate for the market.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-03T17:51:24Z No. of bitstreams: 1 ElisReginadosSantosViegas.pdf: 3252802 bytes, checksum: 87395f94330f868b48b2c2b1d05d1e7c (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-03T17:51:24Z (GMT). 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