O Papel do MST no processo de formação continuada de educadores do campo: um estudo das intencionalidades formativas que emergem a partir dos encontros de educadores da reforma agrária no MT – Assentamento Antônio Conselheiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Angelica Gonçalves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5314
Resumo: A presente pesquisa aborda como temática o processo de formação dos encontros de educadores e educadoras da reforma agrária fomentada pelo Movimento dostrabalhadores Rurais de Sem Terra (MST), o locus da pesquisa é o Centro Municipal de Educação Ernesto Che Guevara no Assentamento Antonio Conselheiro Tangará da Serra, no estado de Mato Grosso. Com o objetivo geral de analisar a proposta formativa do MST, na formação de educadores e educadoras e nas ações que estes e estas protagonizam nas escolas do campo na região do médio norte de Mato Grosso. E tendo como específicos: Discutir a concepção de formação continuada de educadores e educadoras, e de sujeitos que o MST vem trabalhando, mediante os processos formativos presentes nos Encontros de Educadores da Reforma Agrária-MT; Identificar os princípios da proposta formativa dos Encontros dos Educadores da Reforma Agrária que estão sendo apreendidos pelos participantes e colocados em ação na comunidade local do Assentamento Antônio Conselheiro. E, por fim, identificar os desafios da escola docampo em agregar os princípios de formação humana e social sugeridos pelo MST e que intencionam a transformação humana e social na perspectiva da classe trabalhadora do campo. A partir dos dados levantados através da pesquisa bibliográfica integrada à pesquisa de campo (entrevistas), foi possível compreender com estes resultados, que as formações protagonizadas pelo MST se materializam nas práticas pedagógicas da referida escola. Dessa forma, entende-se que a transformação da forma escolar só é possível quando se tem um coletivo de profissionais da educação que ao vivenciarem por um período um processo formativo, desafiam a ressignificar seus planos de aula, mesmo sabendo que este processo é árduo, mas, porém, compensador. Ao término deste trabalho, espera-se que a presente pesquisa possa contribuir com reflexões sobre a formação de professores das escolas do campo, e sobre algumas das potencialidades e dificuldades no enfrentamento do desafio do Movimento da Educação do Campo.
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Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5314A presente pesquisa aborda como temática o processo de formação dos encontros de educadores e educadoras da reforma agrária fomentada pelo Movimento dostrabalhadores Rurais de Sem Terra (MST), o locus da pesquisa é o Centro Municipal de Educação Ernesto Che Guevara no Assentamento Antonio Conselheiro Tangará da Serra, no estado de Mato Grosso. Com o objetivo geral de analisar a proposta formativa do MST, na formação de educadores e educadoras e nas ações que estes e estas protagonizam nas escolas do campo na região do médio norte de Mato Grosso. E tendo como específicos: Discutir a concepção de formação continuada de educadores e educadoras, e de sujeitos que o MST vem trabalhando, mediante os processos formativos presentes nos Encontros de Educadores da Reforma Agrária-MT; Identificar os princípios da proposta formativa dos Encontros dos Educadores da Reforma Agrária que estão sendo apreendidos pelos participantes e colocados em ação na comunidade local do Assentamento Antônio Conselheiro. E, por fim, identificar os desafios da escola docampo em agregar os princípios de formação humana e social sugeridos pelo MST e que intencionam a transformação humana e social na perspectiva da classe trabalhadora do campo. A partir dos dados levantados através da pesquisa bibliográfica integrada à pesquisa de campo (entrevistas), foi possível compreender com estes resultados, que as formações protagonizadas pelo MST se materializam nas práticas pedagógicas da referida escola. Dessa forma, entende-se que a transformação da forma escolar só é possível quando se tem um coletivo de profissionais da educação que ao vivenciarem por um período um processo formativo, desafiam a ressignificar seus planos de aula, mesmo sabendo que este processo é árduo, mas, porém, compensador. Ao término deste trabalho, espera-se que a presente pesquisa possa contribuir com reflexões sobre a formação de professores das escolas do campo, e sobre algumas das potencialidades e dificuldades no enfrentamento do desafio do Movimento da Educação do Campo.The present researchapproaches as a theme the formation process of the meetings of educators of the agrarian reform promoted by the Movement of Rural Workersof Sem Terra (MST), as locus of the research Centro Municipal de Educação Ernesto Che Guevara in the Settlement Antonio Conselheiro Tangará da Serra, in Mato Grosso. With the general objective of analyzing the training proposal of the MST, in the training of educators and in the actions that these and these carry out in ruralschools in the midnorth region of Mato Grosso. And having as specific: I Discussthe concept of continuing education of educators, and subjects that the MST hasbeen working, through the training processes present in the Meetings of Educators of Agrarian Reform – MT; II Identify the principles of the training proposal of the Agrarian Reform Educators Meetings that are being learned by the participants and put into action in the local community of the Antônio Conselheiro Settlement. III Identify the challenges of the rural school in aggregating the principles of human and social formation suggested by the MSTand that intend the human and social transformation in the perspective of the rural working class. From the data collected through the bibliographic research integrated to the field research (interviews) it was possible to understand with these results, that the formations carried out by the MST are materialized in the pedagogical practices of that school. In this way, we understand that the transformation of the school form is only possible when there is a collective of education professionals who, when experiencing a training process for a period,challenged to re-signify their lesson plans, even knowing that this process is arduous, but nevertheless , compensator. It is hoped that this research can contribute to reflections on the training of teachers in rural schools, and on someof the potential and difficulties in facing the challenge of the Rural Education Movement.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-01-12T17:22:10Z No. of bitstreams: 1 AngelicaGonçalvesdeSouza.pdf: 4204259 bytes, checksum: f07337f336038704f8ffe576956e3bf9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-12T17:22:10Z (GMT). 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