Neplanteros em Borderlands: a narrativa chicana de Gloria Anzaldúa
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Data de Publicação: | 2015 |
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Resumo: | Como reconhecem as teorias e as críticas literária, cultural e comparada, na contemporaneidade, o mundo ocidental e em particular para a reflexão no subcontinente latino-americano, a abordagem epistêmica dá-se como matriz de expressões tais como: “outra orilha”, “fronteriza”, “borderlands”, mediante as quais obras e escritores demonstram que sua tarefa representa compromisso com o lugar, locus de enunciação, cuja leitura reverbera em crescente interesse pela relação entre conhecimento e compromisso. Desta perspectiva, esta dissertação visa à reflexão acerca da obra Borderlands / La frontera: the new mestiza (1987), da escritora Gloria Anzaldúa, representativo corpus da literatura chicana, cujo próprio título da narrativa, “borderlands”, constitui forte paradigma – teórico e crítico – para a nossa intervenção no discurso de literaturas originadas das margens e / ou periferias. Deste ângulo, ao circunscrever a narrativa de Borderlands entre as fronteiras MéxicoEstados Unidos, Gloria Anzaldúa propõe a via “fronteriza”, a outra margem, como condição de sua própria voz, identidade e pertencimento, numa “outra” orilha do conhecimento e provocativo de uma prática reflexiva fundada sobre o descentramento literário e em uma epistemologia adequada ao subcontinente latino- -americano, e às literaturas pós-coloniais. Daí que, os trabalhos críticos de Zulma Palermo, Walter Mignolo, Homi Bhabha, Boaventura de Sousa Santos, Edgar Nolasco, dentre outros, servem como referencial teórico para a análise. |
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Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1545Como reconhecem as teorias e as críticas literária, cultural e comparada, na contemporaneidade, o mundo ocidental e em particular para a reflexão no subcontinente latino-americano, a abordagem epistêmica dá-se como matriz de expressões tais como: “outra orilha”, “fronteriza”, “borderlands”, mediante as quais obras e escritores demonstram que sua tarefa representa compromisso com o lugar, locus de enunciação, cuja leitura reverbera em crescente interesse pela relação entre conhecimento e compromisso. Desta perspectiva, esta dissertação visa à reflexão acerca da obra Borderlands / La frontera: the new mestiza (1987), da escritora Gloria Anzaldúa, representativo corpus da literatura chicana, cujo próprio título da narrativa, “borderlands”, constitui forte paradigma – teórico e crítico – para a nossa intervenção no discurso de literaturas originadas das margens e / ou periferias. Deste ângulo, ao circunscrever a narrativa de Borderlands entre as fronteiras MéxicoEstados Unidos, Gloria Anzaldúa propõe a via “fronteriza”, a outra margem, como condição de sua própria voz, identidade e pertencimento, numa “outra” orilha do conhecimento e provocativo de uma prática reflexiva fundada sobre o descentramento literário e em uma epistemologia adequada ao subcontinente latino- -americano, e às literaturas pós-coloniais. Daí que, os trabalhos críticos de Zulma Palermo, Walter Mignolo, Homi Bhabha, Boaventura de Sousa Santos, Edgar Nolasco, dentre outros, servem como referencial teórico para a análise.As it is recognized by theories and literary, cultural and comparative critics, in the contemporaneity, the Western world and particularly for the reflection in Latin American subcontinent, the epistemic approach is given as a matrix of expressions such as: “another orilha”, “fronteriza”, “borderlands”, by which literary workers and writers demonstrate that their tasks represent a compromise to the place, locus of enunciation, whose reading reverberates in a growing interest by the relationship between knowledge and commitment. From this perspective, this theses aims to reflect on the title Borderlands / La Frontera: the new mestiza (1987), by the writer Gloria Anzaldúa, representative corpus of Chicano literature, whose the own title of the narrative, “Borderlands”, constitutes a strong paradigm – theoretical and critical – to our intervention in literary speeches originated from margins and / or peripheral places. From this angle, by circumscribing the Borderlands narrative between the borders of Mexico-United States, Gloria Anzaldúa proposes the “fronteriza” way, the other margin, as a condition of her own voice, identity and belonging, an “other” margin of knowledge and provocative of a reflexive practice based on the literary decentralization and a proper epistemology to Latin American subcontinent, and the postcolonial literatures. Hence, the critical works of Zulma Palermo, Walter Mignolo, Homi Bhabha, Boaventura de Sousa Santos, Edgar Nolasco, among others, serve as a theoretical referential for analysis.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-26T18:23:14Z No. of bitstreams: 1 HumbertoIgorKudo.pdf: 581586 bytes, checksum: 1e9bb85317a70480e977be025f61ebbb (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-26T18:23:14Z (GMT). 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