Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3803 |
Resumo: | Ao longo das últimas décadas o varejo vem passando por diversas transformações e assumindo um papel importante na economia brasileira. Dentre os vários formatos de varejo, um que se destaca é o varejo alimentício, em especial o setor supermercadista que em sua maioria, se assemelham na forma de atender o consumidor, nos produtos oferecidos, nos preços, no layout da loja, dentre outros aspectos. Essa característica do setor supermercadista faz com que os consumidores possam escolher o local para realizar suas compras de acordo com os atributos oferecidos por cada supermercado. O objetivo deste trabalho é identificar quais atributos são valorizados e influenciam os consumidores no processo de decisão de escolha de um supermercado como local de compras. A presente pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório de caráter quantitativo, sendo desenvolvida em duas etapas: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada na cidade de Fátima do Sul – MS. O tipo de amostra utilizada foi a amostra não probabilística por conveniência. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, aos quais 300 pessoas responderam. Além de identificar o perfil dos consumidores, assim como o perfil de compras, o estudo mostrou que o preço é o atributo de maior relevância na escolha de um supermercado como local de compras. Mas o preço por si só não atrai ou mantem o cliente, pois além de preço baixo o consumidor deseja ser bem atendido e estar em um ambiente limpo e agradável para realizar suas compras. |
id |
UFGD-2_6264ea57644476eee74dc828b8f8e995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3803 |
network_acronym_str |
UFGD-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFGD |
repository_id_str |
2116 |
spelling |
Galão, Fabiano Palhareshttp://lattes.cnpq.br/7717775646024629Casarotto, Eduardo Luishttp://lattes.cnpq.br/4633102509901694Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Souza, Suzani Angela de2020-08-11T13:05:57Z2020-08-11T13:05:57Z2014-12-12SOUZA, Suzani Angela de. Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3803Ao longo das últimas décadas o varejo vem passando por diversas transformações e assumindo um papel importante na economia brasileira. Dentre os vários formatos de varejo, um que se destaca é o varejo alimentício, em especial o setor supermercadista que em sua maioria, se assemelham na forma de atender o consumidor, nos produtos oferecidos, nos preços, no layout da loja, dentre outros aspectos. Essa característica do setor supermercadista faz com que os consumidores possam escolher o local para realizar suas compras de acordo com os atributos oferecidos por cada supermercado. O objetivo deste trabalho é identificar quais atributos são valorizados e influenciam os consumidores no processo de decisão de escolha de um supermercado como local de compras. A presente pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório de caráter quantitativo, sendo desenvolvida em duas etapas: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada na cidade de Fátima do Sul – MS. O tipo de amostra utilizada foi a amostra não probabilística por conveniência. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, aos quais 300 pessoas responderam. Além de identificar o perfil dos consumidores, assim como o perfil de compras, o estudo mostrou que o preço é o atributo de maior relevância na escolha de um supermercado como local de compras. Mas o preço por si só não atrai ou mantem o cliente, pois além de preço baixo o consumidor deseja ser bem atendido e estar em um ambiente limpo e agradável para realizar suas compras.Over the last decades retailing has undergone several transformations and assuming an important role in the Brazilian economy. Among the various retail formats, one that stands out is the food retail, particularly supermarket sector that mostly resemble in shape to meet the consumer, the products offered, the prices in the store layout, among other aspects . This characteristic makes the supermarket industry that consumers can choose where to shop for according to the attributes offered by each supermarket. The objective of this study is to identify which attributes are valued and influence consumers in decision making for choosing a supermarket and shopping venue. This research is characterized by an exploratory study of quantitative character, being developed in two stages: a literature review and field research. The survey was conducted in the town of Fatima South MS. The type of sample used was non-probability convenience sample. The data collection instrument used was a questionnaire, to which 300 people responded. Besides identifying the consumers as well as the purchasing profile, the study showed that the price is the most important attribute in choosing a supermarket and shopping venue. But price alone does not attract or keep customers, as well as the consumer wants to be treated well and be in a clean and pleasant environment to shop for low price.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-11T13:05:57Z No. of bitstreams: 1 SuzaniAngeladeSouza.pdf: 1031894 bytes, checksum: d1855302b6a1a0cd651ea101c7d98b41 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-11T13:05:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SuzaniAngeladeSouza.pdf: 1031894 bytes, checksum: d1855302b6a1a0cd651ea101c7d98b41 (MD5) Previous issue date: 2014-12-12porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOComércio varejistaConsumidorRetail tradeConsumersAtributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTSuzaniAngeladeSouza.pdf.txtSuzaniAngeladeSouza.pdf.txtExtracted texttext/plain66756https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3803/3/SuzaniAngeladeSouza.pdf.txt79440c597eee608ff60c48a9967208aeMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3803/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALSuzaniAngeladeSouza.pdfSuzaniAngeladeSouza.pdfapplication/pdf1031894https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3803/1/SuzaniAngeladeSouza.pdfd1855302b6a1a0cd651ea101c7d98b41MD51prefix/38032023-09-14 02:30:33.108oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:30:33Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado |
title |
Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado |
spellingShingle |
Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado Souza, Suzani Angela de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Comércio varejista Consumidor Retail trade Consumers |
title_short |
Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado |
title_full |
Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado |
title_fullStr |
Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado |
title_full_unstemmed |
Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado |
title_sort |
Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado |
author |
Souza, Suzani Angela de |
author_facet |
Souza, Suzani Angela de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Galão, Fabiano Palhares |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7717775646024629 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Casarotto, Eduardo Luis |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4633102509901694 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Viana, José Jair Soares |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5727031233026272 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Suzani Angela de |
contributor_str_mv |
Galão, Fabiano Palhares Casarotto, Eduardo Luis Viana, José Jair Soares |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Comércio varejista Consumidor Retail trade Consumers |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio varejista Consumidor |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Retail trade Consumers |
description |
Ao longo das últimas décadas o varejo vem passando por diversas transformações e assumindo um papel importante na economia brasileira. Dentre os vários formatos de varejo, um que se destaca é o varejo alimentício, em especial o setor supermercadista que em sua maioria, se assemelham na forma de atender o consumidor, nos produtos oferecidos, nos preços, no layout da loja, dentre outros aspectos. Essa característica do setor supermercadista faz com que os consumidores possam escolher o local para realizar suas compras de acordo com os atributos oferecidos por cada supermercado. O objetivo deste trabalho é identificar quais atributos são valorizados e influenciam os consumidores no processo de decisão de escolha de um supermercado como local de compras. A presente pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório de caráter quantitativo, sendo desenvolvida em duas etapas: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada na cidade de Fátima do Sul – MS. O tipo de amostra utilizada foi a amostra não probabilística por conveniência. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, aos quais 300 pessoas responderam. Além de identificar o perfil dos consumidores, assim como o perfil de compras, o estudo mostrou que o preço é o atributo de maior relevância na escolha de um supermercado como local de compras. Mas o preço por si só não atrai ou mantem o cliente, pois além de preço baixo o consumidor deseja ser bem atendido e estar em um ambiente limpo e agradável para realizar suas compras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-11T13:05:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-11T13:05:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Suzani Angela de. Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3803 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Suzani Angela de. Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. |
url |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFGD |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFGD instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFGD |
collection |
Repositório Institucional da UFGD |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3803/3/SuzaniAngeladeSouza.pdf.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3803/2/license.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3803/1/SuzaniAngeladeSouza.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79440c597eee608ff60c48a9967208ae 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b d1855302b6a1a0cd651ea101c7d98b41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798042085638537216 |