Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Suzani Angela de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3803
Resumo: Ao longo das últimas décadas o varejo vem passando por diversas transformações e assumindo um papel importante na economia brasileira. Dentre os vários formatos de varejo, um que se destaca é o varejo alimentício, em especial o setor supermercadista que em sua maioria, se assemelham na forma de atender o consumidor, nos produtos oferecidos, nos preços, no layout da loja, dentre outros aspectos. Essa característica do setor supermercadista faz com que os consumidores possam escolher o local para realizar suas compras de acordo com os atributos oferecidos por cada supermercado. O objetivo deste trabalho é identificar quais atributos são valorizados e influenciam os consumidores no processo de decisão de escolha de um supermercado como local de compras. A presente pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório de caráter quantitativo, sendo desenvolvida em duas etapas: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada na cidade de Fátima do Sul – MS. O tipo de amostra utilizada foi a amostra não probabilística por conveniência. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, aos quais 300 pessoas responderam. Além de identificar o perfil dos consumidores, assim como o perfil de compras, o estudo mostrou que o preço é o atributo de maior relevância na escolha de um supermercado como local de compras. Mas o preço por si só não atrai ou mantem o cliente, pois além de preço baixo o consumidor deseja ser bem atendido e estar em um ambiente limpo e agradável para realizar suas compras.
id UFGD-2_6264ea57644476eee74dc828b8f8e995
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3803
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Galão, Fabiano Palhareshttp://lattes.cnpq.br/7717775646024629Casarotto, Eduardo Luishttp://lattes.cnpq.br/4633102509901694Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Souza, Suzani Angela de2020-08-11T13:05:57Z2020-08-11T13:05:57Z2014-12-12SOUZA, Suzani Angela de. Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3803Ao longo das últimas décadas o varejo vem passando por diversas transformações e assumindo um papel importante na economia brasileira. Dentre os vários formatos de varejo, um que se destaca é o varejo alimentício, em especial o setor supermercadista que em sua maioria, se assemelham na forma de atender o consumidor, nos produtos oferecidos, nos preços, no layout da loja, dentre outros aspectos. Essa característica do setor supermercadista faz com que os consumidores possam escolher o local para realizar suas compras de acordo com os atributos oferecidos por cada supermercado. O objetivo deste trabalho é identificar quais atributos são valorizados e influenciam os consumidores no processo de decisão de escolha de um supermercado como local de compras. A presente pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório de caráter quantitativo, sendo desenvolvida em duas etapas: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada na cidade de Fátima do Sul – MS. O tipo de amostra utilizada foi a amostra não probabilística por conveniência. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, aos quais 300 pessoas responderam. Além de identificar o perfil dos consumidores, assim como o perfil de compras, o estudo mostrou que o preço é o atributo de maior relevância na escolha de um supermercado como local de compras. Mas o preço por si só não atrai ou mantem o cliente, pois além de preço baixo o consumidor deseja ser bem atendido e estar em um ambiente limpo e agradável para realizar suas compras.Over the last decades retailing has undergone several transformations and assuming an important role in the Brazilian economy. Among the various retail formats, one that stands out is the food retail, particularly supermarket sector that mostly resemble in shape to meet the consumer, the products offered, the prices in the store layout, among other aspects . This characteristic makes the supermarket industry that consumers can choose where to shop for according to the attributes offered by each supermarket. The objective of this study is to identify which attributes are valued and influence consumers in decision making for choosing a supermarket and shopping venue. This research is characterized by an exploratory study of quantitative character, being developed in two stages: a literature review and field research. The survey was conducted in the town of Fatima South MS. The type of sample used was non-probability convenience sample. The data collection instrument used was a questionnaire, to which 300 people responded. Besides identifying the consumers as well as the purchasing profile, the study showed that the price is the most important attribute in choosing a supermarket and shopping venue. But price alone does not attract or keep customers, as well as the consumer wants to be treated well and be in a clean and pleasant environment to shop for low price.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-11T13:05:57Z No. of bitstreams: 1 SuzaniAngeladeSouza.pdf: 1031894 bytes, checksum: d1855302b6a1a0cd651ea101c7d98b41 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-11T13:05:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SuzaniAngeladeSouza.pdf: 1031894 bytes, checksum: d1855302b6a1a0cd651ea101c7d98b41 (MD5) Previous issue date: 2014-12-12porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOComércio varejistaConsumidorRetail tradeConsumersAtributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTSuzaniAngeladeSouza.pdf.txtSuzaniAngeladeSouza.pdf.txtExtracted texttext/plain66756https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3803/3/SuzaniAngeladeSouza.pdf.txt79440c597eee608ff60c48a9967208aeMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3803/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALSuzaniAngeladeSouza.pdfSuzaniAngeladeSouza.pdfapplication/pdf1031894https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3803/1/SuzaniAngeladeSouza.pdfd1855302b6a1a0cd651ea101c7d98b41MD51prefix/38032023-09-14 02:30:33.108oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:30:33Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado
title Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado
spellingShingle Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado
Souza, Suzani Angela de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Comércio varejista
Consumidor
Retail trade
Consumers
title_short Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado
title_full Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado
title_fullStr Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado
title_full_unstemmed Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado
title_sort Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado
author Souza, Suzani Angela de
author_facet Souza, Suzani Angela de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galão, Fabiano Palhares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7717775646024629
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Casarotto, Eduardo Luis
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4633102509901694
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Viana, José Jair Soares
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727031233026272
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Suzani Angela de
contributor_str_mv Galão, Fabiano Palhares
Casarotto, Eduardo Luis
Viana, José Jair Soares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Comércio varejista
Consumidor
Retail trade
Consumers
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio varejista
Consumidor
dc.subject.eng.fl_str_mv Retail trade
Consumers
description Ao longo das últimas décadas o varejo vem passando por diversas transformações e assumindo um papel importante na economia brasileira. Dentre os vários formatos de varejo, um que se destaca é o varejo alimentício, em especial o setor supermercadista que em sua maioria, se assemelham na forma de atender o consumidor, nos produtos oferecidos, nos preços, no layout da loja, dentre outros aspectos. Essa característica do setor supermercadista faz com que os consumidores possam escolher o local para realizar suas compras de acordo com os atributos oferecidos por cada supermercado. O objetivo deste trabalho é identificar quais atributos são valorizados e influenciam os consumidores no processo de decisão de escolha de um supermercado como local de compras. A presente pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório de caráter quantitativo, sendo desenvolvida em duas etapas: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada na cidade de Fátima do Sul – MS. O tipo de amostra utilizada foi a amostra não probabilística por conveniência. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, aos quais 300 pessoas responderam. Além de identificar o perfil dos consumidores, assim como o perfil de compras, o estudo mostrou que o preço é o atributo de maior relevância na escolha de um supermercado como local de compras. Mas o preço por si só não atrai ou mantem o cliente, pois além de preço baixo o consumidor deseja ser bem atendido e estar em um ambiente limpo e agradável para realizar suas compras.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-11T13:05:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-11T13:05:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Suzani Angela de. Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3803
identifier_str_mv SOUZA, Suzani Angela de. Atributos valorizados pelos consumidores na escolha de um supermercado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3803/3/SuzaniAngeladeSouza.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3803/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3803/1/SuzaniAngeladeSouza.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 79440c597eee608ff60c48a9967208ae
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
d1855302b6a1a0cd651ea101c7d98b41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042085638537216