Educação ambiental crítica em espaços formais: um estudo sobre o uso do cinema ambiental nas escolas públicas municipais de Dourados/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Juliana de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5439
Resumo: No presente estudo, buscou-se verificar a utilização, ou não, do cinema ambiental como instrumento para a promoção da educação ambiental crítica nas escolas públicas municipais de Dourados, Mato Grosso do Sul. A problemática da pesquisa situa-se nas seguintes questões: o cinema ambiental é utilizado como instrumento para a promoção da educação ambiental crítica? Como tem se desenvolvido a educação ambiental nas escolas municipais de Dourados? A partir da problemática da pesquisa direcionou-se a investigação através da delimitação dos seguintes objetivos: a) investigar a concepção/percepção dos diretores, coordenadores e professores sobre educação ambiental; b) investigar a inserção da educação ambiental com foco no viés crítico e c) investigar o uso do cinema ambiental na promoção da educação ambiental. A presente pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e foi desenvolvida nas 45 (quarenta e cinco) escolas municipais localizadas na cidade de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com o objetivo de verificar o uso do cinema como instrumento de educação ambiental crítica nas escolas. Ao final da coleta dos dados todas as informações foram analisadas usando com base em referenciais teóricos como Genebaldo Dias, Paulo Freire, Isabel Carvalho, Carlos Loureiro, Marcos Napolitano, Philippe Pomier Layrargues, Frijot Capra, Adriano Figueiro, Moacir Gadotti, Philippe Le Preste, Elisabeth Ramos e sistematizadas através de figuras. A pesquisa permitiu concluir que o cinema não é utilizado de maneira interdisciplinar, ou seja, empregando o enredo do filme como “tema gerador” para possíveis debates e problematização das situações expostas em tela, mas tão somente como um recurso secundário, foi possível concluir ainda que é necessário a implantação e promoção da educação ambiental sob a perspectiva crítica, emancipadora e transformadora nas escolas municipais de Dourados/MS, utilizando os filmes como fomentadores e geradores de debates que problematizem a atual situação ambiental.
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Dissertação (Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5439No presente estudo, buscou-se verificar a utilização, ou não, do cinema ambiental como instrumento para a promoção da educação ambiental crítica nas escolas públicas municipais de Dourados, Mato Grosso do Sul. A problemática da pesquisa situa-se nas seguintes questões: o cinema ambiental é utilizado como instrumento para a promoção da educação ambiental crítica? Como tem se desenvolvido a educação ambiental nas escolas municipais de Dourados? A partir da problemática da pesquisa direcionou-se a investigação através da delimitação dos seguintes objetivos: a) investigar a concepção/percepção dos diretores, coordenadores e professores sobre educação ambiental; b) investigar a inserção da educação ambiental com foco no viés crítico e c) investigar o uso do cinema ambiental na promoção da educação ambiental. A presente pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e foi desenvolvida nas 45 (quarenta e cinco) escolas municipais localizadas na cidade de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com o objetivo de verificar o uso do cinema como instrumento de educação ambiental crítica nas escolas. Ao final da coleta dos dados todas as informações foram analisadas usando com base em referenciais teóricos como Genebaldo Dias, Paulo Freire, Isabel Carvalho, Carlos Loureiro, Marcos Napolitano, Philippe Pomier Layrargues, Frijot Capra, Adriano Figueiro, Moacir Gadotti, Philippe Le Preste, Elisabeth Ramos e sistematizadas através de figuras. A pesquisa permitiu concluir que o cinema não é utilizado de maneira interdisciplinar, ou seja, empregando o enredo do filme como “tema gerador” para possíveis debates e problematização das situações expostas em tela, mas tão somente como um recurso secundário, foi possível concluir ainda que é necessário a implantação e promoção da educação ambiental sob a perspectiva crítica, emancipadora e transformadora nas escolas municipais de Dourados/MS, utilizando os filmes como fomentadores e geradores de debates que problematizem a atual situação ambiental.In the present study, we sought to verify the use, or not, of environmental cinema as an instrument for the promotion of critical environmental education in municipal public schools in Dourados, Mato Grosso do Sul. The research problem lies in the following questions: is environmental cinema used as a tool to promote critical environmental education? How has environmental education developed in municipal schools in Dourados? From the research problem, the investigation was directed through the delimitation of the following objectives: a) to investigate the conception/perception of directors, coordinators and teachers about environmental education; b) investigate the insertion of environmental education focusing on the critical bias and c) investigate the use of environmental cinema in the promotion of environmental education. This research used a qualitative approach and was developed in 45 (forty-five) municipal schools located in the city of Dourados, in the state of Mato Grosso do Sul, through semi-structured interviews with the objective of verifying the use of cinema as a instrument of critical environmental education in schools. At the end of data collection, all information was analyzed based on theoretical references such as Genebaldo Dias, Paulo Freire, Isabel Carvalho, Carlos Loureiro, Marcos Napolitano, Philippe Pomier Layrargues, Frijot Capra, Adriano Figueiro, Moacir Gadotti, Philippe Le Preste, Elisabeth Ramos and systematized through figures. The research allowed us to conclude that cinema is not used in an interdisciplinary way, that is, using the film's plot as a "generative theme" for possible debates and problematization of the situations exposed on screen, but only as a secondary resource, it was still possible to conclude that it is necessary to implement and promote environmental education from a critical, emancipatory and transforming perspective in municipal schools in Dourados/MS, using films as promoters and generators of debates that problematize the current environmental situation.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-04-19T15:42:14Z No. of bitstreams: 1 JulianadeOliveiraTeixeira.pdf: 1576089 bytes, checksum: 78120b9f85ea6d4060331a8b3f5556ef (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-19T15:42:14Z (GMT). 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